Navegando por Autor "Oliveira, Maria Olívia Matos"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDo caderno de receitas da vovó ao site do curso de cozinha: a construção do conhecimento e a inovação tecnológica na EJA(2015) Gonçalves, Yone Carneiro de Santana; Oliveira, Maria Olívia MatosO presente trabalho de investigação emergiu da implicação da pesquisadora com o campo de pesquisa, como decorrência de outras atividades anteriormente desenvolvida com o público da Educação de Jovens e Adultos. Trata-se de uma pesquisa participante de abordagem qualitativa e com orientações da multirreferencialidade, cujo objetivo foi o de analisar, à luz da participação dos estudantes no desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem, os princípios da educação digital de jovens e adultos, com princípios emancipatórios. O campo de pesquisa é o Instituto Federal Baiano e os seus sujeitos são os estudantes do Curso Técnico em Cozinha na modalidade Proeja, que participaram da atividade de construção de um ambiente virtual, denominado Nutrieja. Foi adotada a abordagem multirreferencial pela visão ampliada de cultura e pesquisa que cultiva, possibilitando mergulhar no universo sociocultural dos seus sujeitos, e se enxergando como tal, buscando compreender a diversidade, as similaridades, as diferenças e as interdependências nas relações que iam se apresentando no campo de investigação. A pesquisa permitiu compreender a atividade realizada pelos sujeitos da pesquisa como uma prática multirreferencial, que também decorreu na constituição de um espaço multirreferencial de aprendizagem. Também possibilitou o exercício do olhar ampliado para a denominada sociedade da informação, assim como para as implicações, de valores e interesses nela disseminados, na vida do cidadão-trabalhador. Ainda, colaborou para a elucidação do processo de apropriação das tecnologias digitais por este público, apontando quais as barreiras que estes estudantes encontraram, quais desafios conseguiram, ou não, enfrentar e como esta apropriação desencadeou, por parte de alguns, em produção de conhecimento. Além disso, permitiu a percepção de algumas limitações e possibilidades da atividade na perspectiva de uma educação digital com princípios emancipatórios, apontando-a como profícuo objeto para estudos futuros, onde se vislumbra a possibilidade de ampliação dos olhares para a prática docente e para a gestão na educação de jovens e adultos.
- ItemA escuta do saber-fazer do coordenador pedagógico pelo professor: um estudo em representação social(2011-10-21) Magalhães, Poliana Marina Mascarenhas de Santana; Ornellas, Maria de Lourdes Soares; Souza, Clarilza Prado de; Oliveira, Maria Olívia MatosA escuta do saber-fazer do coordenador pedagógico pelo professor: um estudo em representação social é uma pesquisa que buscou apreender as representações sociais do professores sobre o saber-fazer do coordenador pedagógico, com vistas a compreender a relação estabelecida entre estes dois profissionais, e perceber como a relação tecida entre eles pode interferir no ato educativo. Nesta perspectiva, a questão norteadora gira em torno dos seguintes questionamentos: Quais as representações sociais que o professor tem do coordenador pedagógico e do seu saber-fazer? Qual a relação estabelecida através dessas representações? De que maneira essa relação pode influenciar no ato educativo? Quais são os processos mentais nos quais essas representações se assentam? Quais os comportamentos susceptíveis de promover? O marco teórico se funda na teoria das representações sociais, tomando como referência a abordagem processual defendida por Moscovici (1978); e, nos autores que discutem sobre o coordenador pedagógico e a supervisão educacional, bem como alguns construtos sobre psicanálise e educação. O método trilha pelos caminhos da abordagem qualitativa, os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: a observação, a entrevista semi-estruturada e o desenho. O lócus deu-se numa escola da rede estadual de ensino do município de Feira de Santana, os sujeitos foram oito professores do Ensino Fundamental - anos finais – e Ensino Médio, de ambos os sexos, com idade entre 23 e 50 anos. Após a coleta de dados, o material foi analisado à luz da análise do discurso de vertente francesa, tendo como resultado as representações sociais sobre o saber-fazer do coordenador pedagógico, que se ancoram em: mediação, forma-ação, escuta, co-ordena e (im)possibilidade. Assim, pretendeu-se não apenas apreender as representações sociais do professor sobre o saber-fazer do coordenador pedagógico, mas perceber em que lugar e posição estas representações estão ancoradas, de que modo são comunicadas, e consequentemente, como mediam à implicação escrita e inscrita no saber-fazer do coordenador pedagógico, sujeito que ao mesmo tempo se distancia e se aproxima do seu savoir-faire.
- ItemA formação continuada do professor da EJA: modelagem do software auxilix para práticas inovadoras(2015-11-30) Lago, Luciana Oliveira; Oliveira, Maria Olívia Matos; Santos, José Jackson Reis dos; Aquino, Maria Sacramento; Santos, José Jackson Reis dosNesta dissertação, intitulada A formação continuada do professor da EJA: modelagem do software Auxilix para práticas inovadoras, procurou-se analisar e intervir na formação continuada do professor da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas escolas públicas de rede estadual de Conceição do Coité, Território do Sisal – Bahia. Pela abrangência do estudo, foram escolhidos o Colégio Antonio Bahia (CEAB), situado na sede, e o Colégio Rio Branco (CERB), situado no Distrito de Juazeirinho, uma das áreas campesinas do município. A justificativa da intervenção partiu da implicação desta pesquisadora com a EJA, ao perceber a lacuna no processo formativo do professor da EJA, principalmente com o uso das tecnologias digitais. As questões de pesquisa foram as seguintes: como assegurar aos professores da rede pública estadual em Conceição do Coité uma formação continuada com e para o uso das TIC em EJA? Quais as possibilidades de um processo formativo contínuo, utilizando-se de tecnologias digitais, para o desenvolvimento de práticas inovadoras em classes de EJA? O Software Auxilix, de caráter multidisciplinar, tem potencial para funcionar como sistema inovador na formação docente nas escolas investigadas? Para tanto, ficou estabelecido como objetivo geral analisar as possibilidades de um processo formativo contínuo, utilizando-se de tecnologias digitais, para o desenvolvimento de práticas inovadoras em classes de EJA. Os objetivos específicos foram: (1) identificar como ocorre e de que maneira é sistematizada a formação continuada do professor da EJA com o uso das TIC no município; (2) examinar se existem políticas públicas que garantam aos professores uma formação continuada com o uso das TIC na EJA e quais as lacunas e fragilidades encontradas; (3) propor, aos docentes e gestores dos colégios, momentos de formações sobre a docência em EJA com ênfase no uso das TIC; (4) descrever a modelagem do protótipo do Software Auxilix a partir das contribuições dos partícipes da pesquisa; (5) criar o protótipo do Software Auxilix; (6) experimentar o potencial formativo do referido sistema com professores da EJA no campo empírico da pesquisa. O caminho metodológico selecionado foi a Pesquisa Participante, com base nos estudos de Brandão (1999; 2007), com abordagem quantitativa e qualitativa. O grupo participante foi formado por vinte e cinco professores, duas coordenadoras e um analista de sistemas. Os procedimentos realizados, ao longo da pesquisa, incluíram a observação participante; encontros dialógicos; entrevista aberta; utilização de questionário aberto, com registros em diários de campo. Para sistematizar e analisar os dados exercitou-se a técnica de análise de conteúdo, baseando-se em estudos de Amado (2009). A pesquisa teve como fundamento princípios como tomada de consciência; emancipação humana; autonomia e colaboração para valorização e visibilidade dos sujeitos da EJA. A pesquisa revelou a ausência de formação continuada do professor da EJA com o uso das TIC e a necessidade de alternativas que preencham tal lacuna. Os resultados e conclusões da pesquisa evidenciaram que o software livre Auxilix tem relevante potencial para o exercício formativo in loco, auxiliando os docentes nas práticas pedagógicas na EJA com o uso da TIC. Recomenda-se que o sistema Auxilix seja implementado nos colégios da rede pública estadual de Conceição do Coité, em outros espaços formativos do Território do Sisal/BA e para além dele.
- ItemO papel do docente na mediação on-line e em ambientes virtuais de aprendizagem(2015) Mendes, Paulo Cezar Silva; Oliveira, Maria Olívia Matos; Silva, Marco Antônio da; Hetkowski, Tânia Maria; Alves, Érica ValériaNo estudo sobre a prática docente nos cursos on-line, acreditamos em transformações significativas da mediação docente. Essa dissertação se propôs a discutir o papel do docente nos processos formativos on-line, a importância da mediação docente nos fóruns de interação e a formação do professor para docência on-line. Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC e à Linha de Pesquisa “Educação, Práxis Pedagógica e Formação do Educador”, esse trabalho teve como objetivos: 1- Discutir o papel do docente e a importância da mediação nos processos formativos on-line; 2 - Identificar se a formação do professor interfere, ilumina ou potencializa a prática dos sujeitos nas interfaces de discussões dos cursos on-line; 3 - Compreender os desafios da mediação docente nos processos da cibercultura e da docência on-line. Destacamos os principais parceiros teóricos: Vygotsky (2007) Freire (2006), Silva (2001), Matos Oliveira (2011), Santaella (2012), Mill (2013), Schön (2000), Contreras (2002), Saviani (2008), Harbermas (1997), Giroux (1997), Bakhtin, (1988), Moran (2000), Mattar (2012), Hetkowski (2006), Schaff (2007), Hall (2003), Carrano (2001), Paraskeva (2006), Freitas (2003), Oliveira (1997) Macedo (2004), Amado (2000), Burnham (2013) dentre outros. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa de cunho sócio-histórico. Optamos em realizar um estudo de caso que teve como foco os docentes on-line do curso de graduação de uma Instituição Particular de Ensino. Participaram da pesquisa duas professoras e nove alunos. Priorizamos como instrumentos de coleta de dados a observação no AVA, a entrevista não-estruturada e aplicação de questionário. Os dados foram organizados e categorizados pela técnica da análise de conteúdo e analisados em cinco eixos: percepção sobre o papel do docente na educação on-line; percepção crítica da mediação docente nos fóruns; percepção dos desafios da mediação docente na cibercultura; percepção do desenho didático educacional e percepção da participação discentes nos fóruns do curso. Os dados obtidos revelaram: a importância da mediação pedagógica nos processos formativos on-line; a importância da interface fórum para que seja oportunizada aprendizagem colaborativa; a formação do professor pode interferir, iluminar e criar condições dialógicas, onde a comunicação bidirecional reforça a necessidade de formação permanente na docência on-line. Por fim, essa pesquisa possibilitou compreender que a mediação docente competente pode promover a participação colaborativa nos fóruns dos cursos on-line.
- ItemPrograma TOPA/UNEB: Formação de Alfabetizadores e Perspectiva para a Inclusão Sócio-Digital dos Jovens e Adultos da Bahia(2009) Lima, Adriana dos Santos Marmori; Oliveira, Maria Olívia Matos; Silva, Edméa; Barreto, RonaldaEsta pesquisa é resultado de uma investigação sobre o programa TOPA - Política Pública de Alfabetização de Jovens e Adultos do Estado da Bahia, uma parceria entre Secretaria Estadual de Educação e instituições formadoras/Universidades. Por meio dele buscou-se compreender o processo de formação de professores alfabetizadores e a contribuição do trabalho destes para a diminuição do alto índice de analfabetismo no Estado. Para cumprir nossos objetivos, utilizamos enquanto método de pesquisa o estudo de caso que culminou numa abordagem qualitativa. Para tanto procuramos entender o programa em dois momentos: inicialmente, através do aprofundamento bibliográfico inserindo-o em um quadro geral das políticas públicas para educação de jovens e adultos no Brasil e na Bahia e relacionando-o com as discussões acerca da alfabetização no mundo contemporâneo. Posteriormente, a partir da análise documental, levantou-se as principais características de sua organização enquanto estruturante para a formação dos professores alfabetizadores no âmbito da UNEB, evidenciando as funções dos sujeitos envolvidos, o currículo do curso – que é de 60 horas, bem como o posicionamento desses sujeitos professores formadores e professores alfabetizadores sobre o Programa. Nos estudos sobre os dois momentos, foram utilizados como instrumentos: os documentos oficiais, os relatórios dos cursos de formação de professores alfabetizadores disponíveis no Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEJA) como também foram aplicados e tabulados os questionários que apontaram resultados sobre o perfil dos alfabetizadores nas cidades de atuação da UNEB (Universidade do Estado da Bahia). Os principais fatores relevantes destacados na pesquisa foram a forma de organização do programa, considerando sua abrangência geográfica e quantitativa, possibilitados pela peculiaridade multicampi da instituição formadora pesquisada, os critérios utilizados para acompanhar as atividades realizadas nos núcleos de formação do interior do Estado e finalmente, a avaliação do processo de formação de professores alfabetizadores que poderá se reestruturar enquanto política pública para considerar as contribuições dos estudos sobre a inserção das tecnologias de informação e comunicação na educação, na perspectiva de que o programa também avance para a inclusão sociodigital dos alfabetizandos.