Navegando por Autor "Barros, Edonilce da Rocha"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAgroecologia em nós(UNEB, ) Bomfim, Luciano Sérgio Ventin; Barros, Edonilce da Rocha; Loiola, Marcos Victor do CarmoPensar a Agroecologia é sempre nutrir-se de ideias, sentimentos, expectativas, projetos e emoções emancipatórias. “Agroecologizar-se” é pôr-se resilientemente em um contexto ecológico mergulhado em profundos desequilíbrios, orientados por uma utopia eficiente que demarca a convicção da possibilidade objetiva da superação, pois ela está ancorada na sobriedade e na convicção de que a essência do ser humano não é a alienação imposta pelo Capital, mas sim que ele próprio é uma produção do ser humano e, sendo assim, a superação de sua lógica reificante está posta objetivamente na premissa inelutável de que a vida é uma produção humana. Dessa forma, o ser humano é o único sujeito, enquanto coletivo, capaz de transformar não só a natureza/sociedade, mas também a si mesmo. Agroecologia em nós é uma expressão que explicita o processo que cada um dos autores deste livro vem passando ao longo de suas vidas. Um processo esculpido com lutas sem fim contra a reprodução da lógica reificante do Capital em suas práxis sociais, as quais foram desenvolvidas por uma oposição intransigente contra as diversas formas de alienação do ser humano impostas pela forma capitalista de produção da vida em sociedade, bem como contra sua auloalienação. Não temos a pretensão de, com nossas ações, revolucionar o mundo, mas sim de participar intransigentemente de sua revolução para atendimento das demandas de autorrealização do ser humano. Nesse sentido, esta obra revela-se como mais uma de nossas iniciativas de não aceitar o falso imperativo do determinismo da inevitabilidade do desequilíbrio ambiental, bem como da tragédia ecológica que se abate sobre nosso planeta. Gaia não foi criada para negar a vida, mas sim para gerar vida, criá-la, reproduzi-la, embelezá-la e emancipá-la continuamente. Gaia é nossa destinação, não só nossa criação. Gaia é nosso sentido, esperança e fé raciocinada e intuída de que o mundo há de ser melhor – enfim, de que ele será o espelho de nossa imagem autorrealizada, de uma espécie que se humanizou, que de si mesma se apropriou, revolucionando o mundo. Nesse sentido o diálogo com a Carta Encíclica Laudato Si’ é a participação em rede em um movimento emancipatório no mundo, de construção consciente da transição ecológica em curso no planeta que, seguindo a força em ação do paradigma emergente da complexidade, tem gerado movimentos sociais diversos, responsáveis por mudanças favoráveis ao planeta nos mais diversos setores da vida em sociedade, da normatização legal à conscientização, cada vez maior, da imprescindível necessidade de cuidar de Gaia, porque ela é vida, vida que gera nossa vida e é por esta gerada. Esperamos enormemente que nossos textos tenham a potencialidade de provocar reflexões salutares no campo da vida, da natureza, da sociedade – enfim, do meio ambiente que criamos.
- ItemOrganização pedagógica da educação profissional e tecnológica da EFA de Sobradinho-BA e do CETEP de Juazeiro-BA(UNEB, 2024-06-17) Lima, Cleiton de Oliveira; Barros, Edonilce da Rocha; Sena, Ivania Paula Freitas de Souza; Oliveira, Adelson Dias deEsta pesquisa tematiza a educação profissional e tecnológica enquanto espaço-tempo de formação humana. Tem como objetivo geral compreender a organização do currículo do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio da EFA de Sobradinho-BA e do CETEP de Juazeiro-BA, sendo essas escolas a base empírica da pesquisa. É uma pesquisa do tipo qualitativa, de cunho exploratório, que utiliza o estudo multicaso como método de pesquisa de campo. As bases teóricas da pesquisa fundamentam-se em autores que abordam a Educação Profissional, o trabalho como princípio educativo, a Pedagogia Tecnicista e da Alternância, além das normas e leis sobre a Educação Profissional e Tecnológica. A pesquisa revela que as duas escolas, embora ofertando o mesmo curso, o modo de organização curricular se diferencia em vários aspectos, principalmente no que tange à formação dos sujeitos aprendizes. A EFAS fomenta uma educação com foco em uma sociedade solidária, coletiva e ambientalmente sustentável, enquanto o CETEP fomenta uma educação na perspectiva do modelo do antigo desenvolvimentismo a serviço do capitalismo globalizado. As Especialidades Curriculares das duas unidades de ensino, tomando como parâmetro os enfoques no DCRB, apresentam distanciamentos muito sensíveis. Fica evidente que, embora a base curricular dos dois cursos siga as diretrizes do DCRB, as práticas e as metodologias de ensino são diferenciadas; enquanto uma escola qualifica a mão de obra juvenil para atender ao mercado de trabalho (CETEP), a outra se atenta para uma formação omnilateral vislumbrando uma juventude que se engaje, criticamente, na sociedade, numa nova visão de educação profissional e tecnológica.
- ItemProtagonismo das mulheres de Massaroca a partir dos processos educativos do Comitê das Associações Agropastoris(UNEB, 2023-03-31) Santos, Ana Paula Silva dos; Barros, Edonilce da Rocha; Reis, Edmerson dos Santos; Rios, Pedro Paulo SouzaA participação da mulher rural na produção agrícola é um fato incontestável, mas quase sempre invisibilizado, restrito ao espaço doméstico e privado. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o protagonismo e a participação social de mulheres rurais vinculadas ao Comitê das Associações Agropastoris de Massaroca (CAAM), com enfoque nos processos educativos. A base empírica da pesquisa foi o distrito de Massaroca, Juazeiro, Bahia, sede do CAAM. É um estudo de caso de abordagem qualitativa. Utiliza diferentes técnicas de coleta de dados como a observação direta, visitas, entrevistas semiestruturadas e entrevistas com grupos focais. Os resultados demonstram que as mulheres rurais de Massaroca vêm exercendo um protagonismo nos espaços de poder e decisões, como presidentes das associações rurais e do CAAM; coordenadoras de projetos produtivos, dentre outras atividades que em passado recente eram atribuídas somente aos homens. A pesquisa evidencia também o papel das mulheres rurais como provedoras do lar, no exercício de atividades geradoras de renda familiar que tem sido fundamental para sua autonomia. Esses aspectos também implicam na sua condição de liberdade e de visibilidade perante a sociedade. O estudo demonstra ainda que a condição das mulheres no espaço rural pesquisado tem passado por uma transformação social significativa, que segundo elas próprias tem a ver com os processos formativos que elas vêm participando dentro e fora do CAAM. Os espaços públicos que elas frequentam têm lhes permitido sair da invisibilidade e as colocando como protagonistas de suas histórias de vida, como também têm permitido que elas adquiram mais autonomia e liberdade, o que as diferenciam do lugar comum da mulher rural historicamente subalternizada.
- ItemSérie Extensão universitária & sociedade - Série PROEX - Vol.2 - Ciência, tecnologias sociais e desenvolvimento humano(2021-10) Lima, Adriana dos Santos Marmori; Barros, Edonilce da Rocha; Sobreira, Gerusa CruzA coletânea intitulada “Ciência, Tecnologias Sociais e Desenvolvimento Humano” é a segunda publicação da série “Extensão Universitária e Sociedade”, organizada pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A obra reflete a relação dialógica da universidade pública com a sociedade, aborda temáticas multidisciplinares desenhadas como fruto dos fazeres extensionistas da comunidade acadêmica e, traduzidas em produções científicas, evidenciam autores(as), protagonistas, cidadãos(ãs), engajados(as) em ações políticas frente às demandas apresentadas pelo contexto sociopolítico brasileiro. Em conjunto, os textos aprovados nos convidam à compreensão das tecnologias sociais enquanto Ciências que visam promover o Desenvolvimento Humano de forma integral.