Licenciatura em Letras - Língua Espanhola e Literaturas - DCH5
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Navegando Licenciatura em Letras - Língua Espanhola e Literaturas - DCH5 por Autor "Reis , Maria Clara D’el Rey dos"
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- ItemAs discussões sobre gênero e sexualidade na formação de professores de letras, língua epanhola e literaturas do Departamento de Ciências Humanas – Campus V da UNEB(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-24) Reis , Maria Clara D’el Rey dos; Mariano, Luciana Vieira; Neto, João Evangelista do Nascimento; Paim, Maria AvaniA pesquisa foi estimulada pela minha participação no grupo de pesquisa MasculinidaDIS, onde pude expandir minha visão sobre a diversidade de gênero e sexualidade e perceber como a falta desses assuntos no ambiente escolar pode afetar a continuidade dos alunos LGBTQIAPN+ na escola. Desta forma, o foco principal deste estudo é investigar a maneira como os debates sobre diversidade de gênero e sexualidade são integrados no curso de Letras com ênfase em Língua Espanhola e Literaturas, vinculado ao Departamento de Ciências Humanas – Campus V da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), além de examinar as suas contribuições para a formação dos alunos. Os objetivos específicos incluem: (1) incentivar uma reflexão crítica sobre a diversidade de gênero e sexualidade no contexto da formação docente; (2) analisar a inclusão desses temas no currículo do curso mencionado; e (3) medir de que maneira essas discussões impactam tanto a formação profissional quanto o desenvolvimento pessoal dos futuros professores. A abordagem utilizada foi a investigação qualitativa, empregando métodos como a pesquisa em literatura e a consulta a documentos. A fundamentação teórica foi elaborada com base nas obras de Louro (1997), Hooks (2013), Silva (2001) e Freire (1996), autores que abordam a educação como um espaço de política, cultura e transformação. Os achados indicam que as questões relacionadas à diversidade de gênero e sexualidade estão incorporadas em certos componentes curriculares obrigatórios do curso, embora de maneira limitada. Conclui-se que existem progressos significativos, mas é necessário aprofundar e integrar essas discussões na formação dos professores, para que a escola realmente se transforme em um ambiente de liberdade, reconhecimento e equidade social.