Licenciatura em Letras - Língua Espanhola e Literaturas - DCH5
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Letras - Língua Espanhola e Literaturas - DCH5 por Autor "Mariano, Luciana"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDesafios do ensino de espanhol no programa universidade para todos(Universidade do Estado da Bahia, 2024) Jesus, Aliane Silva de; Santana, Hosiele Cerqueira; Mariano, Luciana; Souza, Priscila MachadoO fator motivador dessa pesquisa foi a nossa experiência de observação nas aulas de língua espanhola propostas pelo componente curricular Estágio Curricular II. Dessa experiência, que nos proporcionou o contato com o Programa Universidade para Todos (UPT), surge a pergunta dessa pesquisa: Quais são os principais desafios relacionados ao ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE) do UPT? Dessa forma o objetivo geral dessa pesquisa consiste em compreender quais são os principais desafios relacionados às aulas de espanhol desse Programa, e, para tanto, foram desenvolvidos os seguintes objetivos específicos: 1. Discutir questões relacionados ao Programa Universidade para Todos e à língua espanhola nesse Programa e 2. Observar as aulas de língua espanhola de um polo desses cursos a fim de compreender que questões envolvem o seu ensino nesse contexto educacional. Os autores que fundamentaram esse estudo foram Freire (2007), Cantai (2011) e Teixeira (2022). A metodologia empregada foi a pesquisa bibliografia e a pesquisa de campo. A pesquisa de campo foi desenvolvida a partir de uma atividade de observação dessas aulas e de um questionário para o professor ministrante das aulas de espanhol no programa. Os resultados dessa pesquisa demonstraram que os principais desafios relacionados ao processo de ensino e aprendizagem de E/LE no Programa UPT são a falta de conhecimento da língua espanhola por parte dos alunos e a motivação para o aprendizado.