Licenciatura em Historia - DCHT18
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Historia - DCHT18 por Autor "Batista, Amanda Dias"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO ensino de História durante as aulas remotas e híbridas: uma análise a partir dos cadernos de apoio à aprendizagem das escolas públicas da Bahia entre os anos de 2020-2021(Universidade do Estado da Bahia, 2022) Batista, Amanda Dias; Ortiz, Ivanice Teixeira Silva; Silva, Célia Santana; Silva, Geovani de JesusA pesquisa analisa o que foi proposto no Ensino Remoto e Híbrido do componente de História a partir dos Cadernos de Apoio à Aprendizagem, com o intuito de observar através do currículo as sequências didáticas e os conteúdos destes cadernos criados na Bahia entre os anos 2020 e 2021. Frente aos percalços do quadro social, em que houve a suspensão total das aulas no Brasil, devido à pandemia mundial de coronavírus (Covid-19), viu-se a possibilidade de implementar o ensino virtual de forma remota e híbrida ao criar ferramentas como o Caderno de Apoio para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, o qual aguçou as inquietações para a elaboração desse trabalho centrado em explorar este material didático disponibilizado pela Secretaria Estadual de Educação. A primeira proposta deste estudo se dedicou à coleta das fontes, que foram os cadernos de apoio dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, os vídeos pedagógicos, a LDB de nº 9.394/96, BNCC de 2017 e PNE nº 13.005/14 para a discussão sobre as legislações que regulamentaram a criação desse material. No segundo momento, deu-se atenção ao plano de capítulo para melhor distribuição do que se pretendia discutir através dos objetivos geral, específicos e estruturação bibliográfica. No terceiro momento, efetuou-se a escolha bibliográfica partindo dos conceitos centrais que permearam a pesquisa. Com isso fez-se necessário discutir como os conteúdos contidos nesses Cadernos de Apoio foram abordados, ou seja, se seguiam uma linha eurocêntrica dada pela história oficial, ou propunham uma visão decolonial. Para a análise estruturou-se um caminho a partir dos seguintes elementos: sujeitos históricos, especificamente, os indígenas e suas representações; proposições temáticas; conteúdos e conceitos propostos; sequência didática; referencial teórico e bibliográfico.