Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Ensino de Física (PROFIFÍSICA - MNPEF)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Ensino de Física (PROFIFÍSICA - MNPEF) por Autor "Ferreira, Mário de Jesus"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemOs Três Momentos Pedagógicos na Problematização da Iluminação Pública da Cidade do Salvador: Um Caminho para a Inserção do Conceito de Fotocondutividade no Ensino Médio(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-05) Silva, Rogério Santos da; Hohenfeld, Dielson Pereira; Jesus, José Carlos Oliveira de; Pereira, Marildo Geraldête; Ferreira, Mário de JesusA inserção da Física Moderna e Contemporânea (FMC) no ensino médio deve ocorrer com o protagonismo efetivo dos professores de física da educação básica e mediada por intervenções didáticas que modifiquem a práxis em sala de aula. Nesta perspectiva, o objetivo geral desta pesquisa foi desenvolver uma proposta de ensino para o nível médio sobre o conceito de fotocondutividade suleada nos três momentos pedagógicos e na problematização da iluminação pública da cidade do Salvador, aplicar e relatar as suas contribuições. A questão que orientou o trabalho foi: Como os três momentos pedagógicos contribuem para o processo de ensino-aprendizagem e a inserção de conceitos da FMC na educação básica, a partir do estudo do conceito de fotocondutividade? O método de pesquisa adotado na investigação é o estudo de caso descritivo, no qual se busca, por meio da descrição, interpretação e análise dos dados coletados durante a aplicação, evidenciar as contribuições da intervenção suleada nos três momentos pedagógicos como estratégia didática potencialmente problematizadora na inserção, no ensino e na aprendizagem de conceitos da FMC. Os dados foram coletados de duas formas: anotações dos diálogos que ocorreram nas aulas no diário de bordo e as respostas das atividades e avaliações aplicadas. Com base na análise dos dados coletados e no relato da aplicação da proposta de ensino, concluiu-se que a proposta apresentou algumas contribuições: a dialogicidade em sala de aula que proporcionou o compartilhamento de significados em torno dos conceitos físicos estudados, a problematização inicial da proposta se caracterizou por apresentar uma situação-problema que mostrou-se significativa para os estudantes, as atividades, o texto de apoio e a aplicação do conhecimento evidenciaram como os estudantes se envolvem com o objeto de estudo, de modo que esses resultados elucidaram como a dinâmica dos três momentos pedagógicos contribui, enquanto uma práxis problematizadora, na inserção e no processo de ensino e aprendizagem de conceitos da FMC na educação básica.