Bacharelado em Sistemas de Informação - DCET1
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Sistemas de Informação - DCET1 por Autor "Alves, Lynn Rosalina Gama"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemGamebook guardiões da floresta: Identificação de perfis de usuário através de mineração de dados(UNEB, 2018-07-06) Lima, Tarsis Nascimento; Restovic, Maria Ines Valderrama; Alves, Lynn Rosalina Gama; Correia, Leandro CoelhoEsta monografia relata a aplicação de mineração de dados através de um algoritmo de agrupamento a fim identificar a existência de perfis de usuário no Gamebook Guardiões da Floresta relacionados com funções executivas. Para tanto foi desenvolvido um sistema para coleta de informações das interações no Gamebook, utilizando medidas inspiradas em testes que verificam o controle inibitório, passando pela modelagem de um banco de dados e aplicação do processo de Knowledge Discovery in Databases para mineração.
- ItemGAMIFAPP: Arquitetura de framework para Gamificação de aplicativos móveis.(Universidade do Estado da Bahia, 2016-06-06) Factum, Rafael Oliveira; Alves, Lynn Rosalina Gama; Jorge, Eduardo Manuel de Freitas; Lenz, Alexandre RafaelCom o crescente número de aplicativos móveis nas lojas do Android (Google), Windows Store (Microsoft) e iOS (Apple) gera-se um aumento considerável na concorrência entre empresas, startups e desenvolvedores autônomos. A partir desse aumento de concorrência surge a necessidade de definir um fator diferencial nos aplicativos que possa manter os usuários motivados a continuarem usando-os além de aumentar a fidelização deles. Uma discussão emergente nos últimos anos é o de gamificação, uma técnica de aumento de motivação de usuários a partir do uso de técnicas de design de games. Esse novo domínio de conhecimento abre novos horizontes para formas de aumentar a fidelização de usuários de aplicativos móveis e gerar novos diferenciais importantes entre aplicativos. A partir de revisão da literatura percebeu-se a necessidade de criação de artefatos reutilizáveis para implementação de gamificação em aplicativos móveis. Desta forma propõe-se neste trabalho a modelagem de um framework para produção de aplicativos gamificados voltados para a plataforma Android, criando assim uma ferramenta de reuso de código capaz de dar suporte ao desenvolvimento de aplicativos gamificados de forma mais robusta. Somado a isso, se faz também um estudo de como aplicar a gamificação no design do aplicativo. Para validar esse modelo de framework apresenta-se a implementação de componentes centrais do modelo e a utilização destes na refatoração de duas aplicações, Click me! e Movie List
- ItemGuardiões da floresta: criação de métricas com fins educacionais(Universidade do Estado da Bahia, 2014-07-08) Santos, Lucas Lisboa dos; Alves, Lynn Rosalina GamaA presente pesquisa objetiva investigar como desenvolver métricas que possam contribuir para o percurso do jogador em jogos voltados para espaços de aprendizagem formais. Assim, nosso objetivo é criar métricas que atuem como indicadores nos cenários pedagógicos para fazer devidas inferências e conclusões com os dados obtidos. Para tanto foi realizado um estudo da ferramenta computacional Ludens, entrevista com pedagogos que atuam no Grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais, criação, implementação e testagem dos indicadores criados mediante a interação com o jogo Guardiões da Floresta. A validação das métricas foi realizada com um grupo de crianças na faixa etária de 8 a 11 anos de uma escola privada, no bairro do Imbuí na cidade de Salvador. O resultado da pesquisa aponta que: os jogadores não apresentaram muitas dificuldades no que se refere à coordenação viso-motora e orientação espacial. Esses dados poderiam subsidiar o processo desenvolvimento nos seguintes aspectos: modificações relacionadas ao gameplay, na interface, no nível de dificuldade do jogo e na reestruturação das consignas do jogo. Desta forma o objetivo proposto de avaliar a interação do jogador e as dificuldades em avançar no jogo foram alcançadas. As habilidades cognitivas como: coordenação viso-motora e orientação espacial foram investigadas em cada métrica, registrando onde os jogadores apresentavam maior dificuldade. A pesquisa irá contribuir para a criação de métricas relacionadas com jogos com fins educacionais e seu desenvolvimento.