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Navegando Graduação por Autor "ALMEIDA, Cínthia Nolácio de"
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- ItemEducação inclusiva e o currículo de história: questões de inclusão no currículo da UNEB campus IV(UNEB, 2018-03-01) CERQUEIRA, Ivanusa de Assis; ALMEIDA, Cínthia Nolácio deEsta pesquisa trata das questões relacionadas à Educação Inclusiva no Currículo de História, onde pretendeu-se analisar como o Currículo de História da UNEB Campus IV trata as questões relacionadas a Educação Inclusiva, pensando na formação do professor para atuar com a diversidade do contexto da inclusão, dentro do processo das diferenças culturais, sociais e individuais que configuram a diversidade de cada individuo e devem ser tratadas com maior importância nos conteúdos curriculares dos cursos de formação de professor. O trabalho de conclusão do curso trata de uma pesquisa qualitativa a qual foi desenvolvida através de observações, análise do currículo e entrevistas. Através da pesquisa realizada e análise das fontes podemos concluir que o currículo de História da UNEB Campus IV trabalha de maneira insatisfatória com as questões relacionadas à inclusão. O que acontece, são esforços por partes de alguns professores que buscam discutir esporadicamente questões relacionadas e esse tema. Além disso, a instituição não atende de maneira satisfatória a inclusão de alunos com deficiências. Palavras- chave: Educação Inclusiva. Currículo. Currículo de História.
- ItemO ensino de história para surdos na educação bilíngue: um estudo de caso no Centro Educacional Sons do Silêncio (CESS) em Salvador/BA(UNEB, 2018-03-01) SANTOS, Naiara da Silva Dias dos; ALMEIDA, Cínthia Nolácio deEsta monografia é o resultado de uma pesquisa desenvolvida que teve como objetivo geral buscar compreender como são desenvolvidas as práticas pedagógicas e avaliativas no componente curricular de História na perspectiva da educação bilíngue para estudantes surdos no Centro Educacional Sons do Silêncio (CESS) em Salvador/BA. Trata-se de uma pesquisa de enfoque qualitativo, cujo percurso metodológico desenvolvido inspirou-se nos pressupostos teóricos e metodológicos do estudo de caso (YIN, 2001). Esta pesquisa foi desenvolvida tendo como orientação os princípios teóricos propostos por Guimarães (2012), Bittencourt (2017), Campello (2008), Fernandes (2007), Lodi (2013), Lacerda (2014), Almeida (2015), dentre outros. Como instrumentos de construção de dados, utilizou-se o protocolo de observação participante com registros em diário de campo, no qual foram observadas cinco (05) aulas de Histórias em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º e 3º ano do Ensino Médio, além da aplicação da entrevista semiestruturada e de questionário com os dois professores de História desta instituição e da pesquisa documental (Projeto Político Pedagógico, Planos de Curso de História e Ementas dessa matéria). Como técnica de análise, utilizei a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2009), na qual foram analisadas as categorias emergentes em campo. Como resultados desta pesquisa, o processo de investigação possibilitou constatar que o ensino de História para surdos na educação bilíngue confere centralidade à mediação direta por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras), língua usada pelos surdos brasileiros como primeira língua para se comunicar e interagir com o mundo. Constatei a importância da pedagogia visual para o ensino de História, bem como a relevância de um currículo bilíngue que atenda as especificidades dos estudantes surdos, possibilitando-os se perceberem como autores de sua própria história, empoderando-os para assumirem espaços de poder. Por fim constatei a importância de haver uma equidade entre as línguas (Libras e Língua Portuguesa) nos processos avaliativos envolvendo os surdos de modo lhes possibilitar que evidenciem adequadamente seus saberes e suas aprendizagens construídas no percurso acadêmico.
- ItemLEI 10.639/2003: prática docente no trato á diversidade racial na Escola Municipal Flor De Liz na cidade de Jacobina-Bahia.(UNEB, 2018-06-15) SANTOS, Milena Silva Rios; ALMEIDA, Cínthia Nolácio deO objetivo principal deste trabalho foi analisar como os professores do ensino fundamental II da Escola Flor de Liz, situada na cidade de Jacobina-Bahia, trabalham a História e Cultura Africana e Afro-brasileira de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais da educação, observando as práticas pedagógicas realizadas pelos docentes. Dessa forma, foi utilizado o método qualitativo, com a realização de pesquisa ação, diário de bordo, questionários, entrevistas, revisão bibliográfica, o Projeto Político Pedagógico, o livro didático, conversas formais e informais com os (professores, gestores, coordenadores e alunos) da escola pesquisada, para análise de dados coletados com o auxilio teórico e a redação final. Foram utilizados diversos autores dentre eles temos: Eliane Cavaleiro (2000), Petrônio Domingues (2006), Denise Carreira (2013), Nilma Lino Gomes (1995), Kabengele Munanga (2005), Marcelo Paixão (2003), Delcele Mascarenhas Queiroz (2001), Ana Célia da Silva (2003), Celso S. Vasconcellos (1995). Com base nessa investigação realizada na escola já citada foi possível identificar o quanto precisa melhorar esse cotidiano escolar, para efetivamente está proposto pela Lei de Diretrizes e Base da Educação. Desse modo, fica evidente a necessidade de promover debates e ações para que a temática apresentada na Lei em foco seja executada de modo interdisciplinar, mas com ênfase em história, artes e literatura.
- ItemMemórias Quilombolas: a luta pelo auto reconhecimento Quilombola de Alto Do Capim – Quixabeira/Ba, 2000-2012(UNEB, 2018-06-15) BARBOSA, Jiomarques Moreira; ALMEIDA, Cínthia Nolácio deEsta pesquisa fez parte do trabalho de conclusão de curso em Licenciatura em História da Universidade do Estado da Bahia – UNEB/Campus IV. A referida pesquisa teve como foco o auto reconhecimento quilombola de Alto do Capim, Quixabeira-Ba, 2000-2012. Os objetivos foram analisar o reconhecimento quilombola de Alto do Capim, descrevendo as estratégias usadas pela população, assim como as leis que beneficiou os resultados. Este estudo foi possível graças aos depoimentos dos moradores e alguns documentos escritos como: termo de compra e venda da Fazenda Passagem, título de certificação de comunidade quilombola e atas da associação dos moradores. Para a realização dos resultados durante os estudos, utilizei o Método da História Oral, fiz uso de bibliografias como: Memórias e Sociedade, as lembranças dos mais velhos de Ecléia Bossi; Tentando aprender um pouquinho, algumas reflexões sobre a ética na história oral de Alessandro Portelli. Para o esboço teórico, consultei a obra Memórias Coletivas, de Maurício Halbawchs. A monografia divide-se em três capítulos, tendo o primeiro capítulo o enfoque teórico trazendo as teorias que trabalhamos durante a pesquisa, no segundo capítulo localizei o espaço da comunidade, relacionando as memórias, o processo de titulação e metodologia e, no terceiro capítulo apresento a vivência da comunidade pós reconhecimento. Dessa forma, a pesquisa fez-nos entender o processo de titulação através das narrativas dos moradores além de conhecer a realidade desta comunidade.
- ItemMudanças e permanências no trato das diversidades racias nas práticas pedagógicas dos docentes diante da implantação da Lei 10.639/2003(UNEB, 2017-12-15) LIMA, Reinalúcia da Silva; ALMEIDA, Cínthia Nolácio deEsta pesquisa tem como objetivo analisar as mudanças e permanências ligadas às diversidades raciais nas práticas pedagógicas dos docentes do Colégio Ernesto Alves (nome fictício), a partir da implantação da lei 10.639\2003; discutir a construção histórico-social da raça e suas implicações na escola especificada, além de Investigar as práticas docentes da mesma instituição educacional. Como referencial teórico, o estudo apresenta reflexões a respeito dos conceitos sobre Racismo, Preconceito, Discriminação e Estereótipo, bem como, sobre Metodologia e Tabulação de Dados. A pesquisa foi desenvolvida a partir da abordagem qualitativa. Os instrumentos utilizados envolveram questionários aplicados a alunos e professores das diferentes disciplinas e entrevista feita aos docentes. Os resultados foram tabulados e interpretados. Buscou perceber se houve mudanças significativas em relação às práticas pedagógicas dos docentes no tocante à questão afro-brasileira – à aplicabilidade da lei nos variados componentes curriculares. Conclui-se que as principais dificuldades para implementação da lei é a falta de planejamento que envolve todas as disciplinas, no tocante a essa lei, com atividades que trabalhe durante o ano inteiro essa temática.
- ItemRacismo e escola: reflexões sobre manifestação do racismo no espaço escolar(UNEB, 2018-03-01) SANTOS, Fabrícia Santana dos; ALMEIDA, Cínthia Nolácio deEsta pesquisa buscou analisar a manifestação do racismo no espaço escolar, especificamente dentro da realidade do colégio Municipal Luís Alberto Dourado de Carvalho, situado nesta cidade de Jacobina, levando em consideração manifestações de racismo presentes no espaço escolar. Buscamos identificar a presença de situações racistas, preconceituosas e discriminatórias direcionadas aos negros do colégio investigado, tendo em vista, a diversidade racial presente no colégio, além de indagar sobre a percepção dos professores sobre a temática em estudo. Este trabalho de conclusão de curso se deu a partir de uma abordagem qualitativa, cujos instrumentos utilizados foram: a aplicação de questionários, entrevistas, observações e diário de bordo. A pesquisa foi dividida em algumas fases como a definição do tema, delimitação do problema, revisão bibliográfica, elaboração dos instrumentos da coleta de dados, conversas formais e informais com os participantes da pesquisa (gestor, alunos e professores), análise dos dados coletados com o aporte teórico e a redação final. Por fim, a pesquisa conclui com base nos dados coletados, que a relação dos alunos do Colégio Municipal Luís Alberto Dourado de Carvalho é permeada por atitudes racistas, preconceituosas e ainda, que o espaço físico do colégio, através de silenciamentos fomentam o racismo, ao silenciarem as culturas e histórias africanas e afro-brasileiras. Esta mesma omissão está presente nos currículos e livros didáticos, que tratam de maneira superficial e/ou de maneira folclorizada e negativa as questões raciais. A falta de etnoformação dos professores também contribuem para fomentar o racismo, pois muitas vezes eles, por não saberem lidar com tais questões ( por falta de informação adequada, mesmo com a implementação da Lei 10.639/2003) se omitem diante de conflitos raciais. Sendo assim, é necessário o desenvolvimento de ações pedagógicas que possam combater as praticas racistas presentes nesse ambiente de modo, que as atividades educacionais propaguem o respeito mútuo entre as pessoas de diferentes origens raciais existentes neste espaço escolar.