Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH4
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Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH4 por Autor "Alves, Cleuma Santos"
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- ItemA poesia na formação da subjetividade do leitor: um estudo nas classes do fundamental I(2018-03-01) Alves, Cleuma Santos; Mendes, Márcia Regina; Freitas, Crizeide Miranda; Santos, Girleide RibeiroO presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema A poesia na formação da subjetividade do leitor: Um estudo nas classes do fundamental I. A pesquisa aconteceu em uma rede particular de ensino, A Nossa Escola Ideal, situada em Jacobina BA, partiu da seguinte questão: de que forma o gênero poesia pode contribuir para no processo de formação de subjetividades leitoras? Para isso temos como objetivos, contribuir para o processo da revelação processo da revelação das subjetividades do leitor por meio da poesia; incentivar a leitura do gênero poesia, como “instrumento” de exteriorização de saberes; criar ambientes de leitura, mostrando as riquezas presentes para além do texto; estimular os alunos a atuarem com autonomia durante a leitura bem como na produção escrita. Os colaboradores desta pesquisa foram alunos da turma do 3° ano A do fundamental I da referida escola. Buscou-se dialogar com diversos autores, entre eles: Candido (1989); Costa (2007); Geraldi (2003); Gerbara (2012);Gonzáles Rey(2003);Kleiman (1999); Lajolo (1999); Marconi e Lakatos (2003); Marcuschi (2002); Micheletti (2002); Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa Terceiro e Quarto ciclos do fundamental I (1998); Soares (2004); Solé (1998). Para alcançar os objetivos da pesquisa, optou-se pela pesquisa qualitativa, sua abordagem seguiu dupla perspectiva: a pesquisa-ação e a etnográfica. Foram realizadas oficinas na sala de aula da própria pesquisadora, totalizando seis oficinas. Utilizou-se como instrumento de geração de dados o questionário, a observação participante e registros escritos. Diante deste estudo e a partir da análise dos dados gerados ficou perceptível que a utilização do texto poético em sala de aula, contribui positivamente para o desenvolvimento da autonomia e olhar crítico, uma vez que estimula a imaginação dos colaboradores, criando proximidades entre texto e leitor, despertando a subjetividades desses sujeitos.