Dissertações não defendidas na UNEB
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Dissertações não defendidas na UNEB por Autor "Bomfim, Luciano Sérgio Ventin"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemMenschliche und vermenschlichende Praxis: zur anthropologie von Marx im Hinblick auf ihre padagogischgen Konsequenzen(UNEB, 2000) Bomfim, Luciano Sérgio Ventin; Kowarzik, Wolfdietrich SchmiedDie Erforschung der Marxschen Theorie scheint für eine unmittelbare Annahme der letzten politisch-gesellschaftlichen Ereignisse ein Unsinn zu sein. Der von der bür- gerlichen Presse und den liberalen Ideologen annoncierte Tod der Marxschen Theorie will Marx aus der Philosophie bzw. der Akademie verbannen. Weit davon entfernt sein Ziel zu treffen, deckt jedoch dieses Verbot den Sieg des bestehenden kapitalistischen Systems als eine unüberwindbare Niederlage seiner theore- tischen bzw. ideologischen Basis auf. Sein dauerndes Versprechen der Lösungen des Elendes des Menschen ist heute sowohl ein ungerechtfertigter als auch entbehrlicher Diskurs für den Kapitalismus, denn das Elend besteht und wächst unaufhörlich. Es gibt keinen Feind mehr, der zur Verantwortung werden könnte. Das weitere Erforschen der Marxschen Theorie rechtfertigt sich nicht nur aus die- sem Grund, sondern auch aus dem akademischen Prinzip, das sagt, daß die vielfältigen gesellschaftlichen Konjunkturen nicht berechtigt sind, Verbot oder Ungültigkeit über eine Theorie bzw. einen Autor zu geben. Somit denke ich, daß die hier dargestellte Arbeit das akademische Prinzip re- spektiert und den philosophischen Beitrag der Marxschen Theorie in der heutigen Wirk- lichkeit bezüglich der Bildung des Menschen herausarbeitet.
- ItemTrabalho, alienação e estranhamento em marx: uma contribuição à educação.(UNEB, 1996) Bomfim, Luciano Sérgio Ventin; Moraes, Maria Célia Marcondes de; Duayer, Mário; Auras, Marli; Vieira, Pedro AntônioEste estudo tem por objetivo acompanhar alguns aspectos do pensamento do filósofo alemão Karl Marx, com a contribuição de intérpretes de sua obra, como Lukács, Mészáros, Rubin, Bedeschi e Duayer. Os aspectos aqui privilegiados são as categorias "trabalho", "alienação" e "estranhamento". Com este estudo temos o propósito de compreender o papel da educação formal na superação (Aufhebung) do estranhamento. Na primeira parte da pesquisa analisamos o conteúdo ontológico do trabalho, buscando apreender sua função para realizaçāo da especificidade do ser humano. Aqui descobrimos o estatuto de categoria fundante do ser social que Marx atribui ao trabalho, uma vez que seu caráter é de natureza teleológica. Na segunda parte analisamos o conteúdo do trabalho no modo de produção capitalista, tanto sob a ótica da divisão social do trabalho, como no processo de produção de mercadorias. Aqui, por ser alienado, o trabalho não promove a realização do humano, mas sim, o estranhamento do ser social. Na terceira parte analisamos o processo da alienação capitalista, buscando não só explicitar a sua gênese, mas também os pressupostos básicos para sua superação (Aufhebung), tais como a abolição do trabalho alienado e, assim, da propriedade privada e do salário; como também da construção de uma práxis social humanizante.