Campus XIV - Departamento de Educação (DEDC) - Conceição do Coité
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Navegando Campus XIV - Departamento de Educação (DEDC) - Conceição do Coité por Autor "Anecleto, Úrsula Cunha"
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- ItemEducação física escolar e cultura digital: seguindo rastros de estudantes na construção colaborativa de exergames(2020-06-03) Silva, Everton Renan da Cunha Moreira; Anecleto, Úrsula Cunha; Xavier, Raimundo Cláudio Silva; Santos, Matheus Araújo dos; Storto, Letícia JovelinaCom o desenvolvimento das Tecnologias Digitais, surgem novas experiências interativas, como os exergames (EXG), possibilitando o movimento corporal e ampliando o desafio para o ensino da Educação Física. Ao considerar que a sociedade se transforma em virtude dessas tecnologias, investigar e refletir sobre as ações que acontecem na rede no momento em que os estudantes constroem os EXG foi o caminho que escolhemos percorrer. Desse modo, tem-se como objetivo geral cartografar as associações realizadas pelos estudantes na construção colaborativa dos EXG, através da análise dos movimentos realizados na rede, apoiando-se nos fundamentos conceituais e metodológicos da Teoria Ator-Rede (TAR). Como enfoque para o estudo, baseamo-nos em fundamentos conceituais e metodológicos da TAR, que busca identificar as associações entre os atores na rede e desenhar suas ações. Como locus da pesquisa, elegemos o Colégio Estadual Wilson Lins, sendo os sujeitos 10 alunos do 1º e 3º anos do Ensino Médio. O estudo analisou as informações construídas por meio das oficinas de produção de games, o que reverberou no mapa das associações do percurso de navegação dos estudantes no ciberespaço. As atividades foram realizadas em grupo, incentivando a aprendizagem colaborativa entre os estudantes. Para o registro dessas ações e construção de informações, utilizamos como dispositivos o diário de campo, o programa Camtasia Studio de captura de tela das ações executadas no computador e o questionário online, respondido pelos estudantes ao final das intervenções. Como produto, elaboramos um Projeto Pedagógico com a finalidade de subsidiar, na escola locus, a implementação de um laboratório de produção de games, ampliando, assim, as itinerâncias dos sujeitos no ciberespaço. Enquanto resultados da pesquisa, percebemos que os estudantes conseguiram relacionar a experiência de construção dos EXG ao se-movimentarem no ciberespaço, dando sentido ao movimento corporal, objeto de ensino da Educação Física enquanto componente curricular, emergindo, assim, cartografias das associações consideradas complexas. Nesse sentido, os estudantes, sujeitos da (in)formação, ao consumirem as informações disponibilizadas no ciberespaço se fizeram como mediadores ao refletirem criticamente sobre elas e transformá-las, colaborativamente, em conhecimento materializados pelos EXG.
- ItemFormação de leitores na cibercultura: o projeto estruturante EPA como mediação para práticas hipertextuais no ensino médio(2021-07-14) Oliveira, Novack Nueli Cunha; Anecleto, Úrsula Cunha; Ramos, Cleidiana Patricia Costa; Sacramento, ivana Carla OliveiraEsta pesquisa tem como temática a discussão sobre práticas leitoras na cibercultura por alunos do Ensino Médio. Tem como objeto de estudo a prática de leitura de hipertextos no espaço escolar, tendo como escopo para a investigação artefatos culturais que fazem parte da cibercultura, especificamente o acervo de Museu Virtual da Língua Portuguesa, considerando os sentidos multimodais e multissemióticos desses artefatos textuais. Dessa maneira, este trabalho apresenta a seguinte questão norteadora: como o trabalho em sala de aula com hipertextos, a partir do acervo do Museu Virtual de Língua Portuguesa, contribui para a formação do hiperleitor? Como objetivo geral, elegeu-se: compreender como o trabalho com a leitura na esfera digital, a partir de hipertextos presentes no Museu Virtual de Língua Portuguesa, pode ampliar a formação de leitores críticos e reflexivos. A escolha por esse objeto se deu devido à necessidade de trabalhar com estratégias e eventos de leitura que corroborem com uma maneira de perceber os textos em toda sua amplitude de materialização, pois esses se apresentam de forma múltipla e vão além da cultura grafocêntrica. Possuem características que produzem diversão, informação e construção de conhecimento, também de forma lúdica. Teoricamente, este estudo embasa-se nas abordagens que fundamentam os estudos sobre formação do hiperleitor, historização da leitura e leitura em contextos virtuais; concepção de hipertexto, cibercultura e aspectos dos textos digitais. Para o percurso metodológico, optou-se por uma abordagem qualitativa com método netnográfico, por esse caracterizar-se como uma metodologia que estuda fenômenos e relações advindas da cultura digital. Como dispositivos para a construção de informações, utilizou-se o questionário on-linee minicursos virtuais. Os participantes da pesquisa são doze estudantes da 2ª série do Ensino Médio, do Colégio Estadual Professora Olgarina Pitangueira Pinheiro, na cidade de Conceição do Coité (BA). O produto resultante do processo de intervenção constituiuse em uma fanpage, organizada pelos alunos, na rede social Facebook, que materializou pesquisas realizadas pelos participantes, por meio de espaços virtuais, a respeito dos patrimônios culturais da cidade de Conceição do Coité (BA). Os achados da investigação possibilitaram afirmar que discentes interpretaram criticamente textos que representam aspectos patrimoniais tanto da cultura local quanto global, a partir do trânsito na cibercultura, e, consequentemente, ampliaram a formação de hiperleitores críticos e reflexivos, levando em conta potencialidades socioculturais da cultura tecnológica e do projeto estruturante EPA, já pertencente à cultura escolar.
- ItemFormação do professor técnico na educação profissional: da racionalidade instrumental à racionalidade comunicativa(2019-05-02) Barreto, Maria Pastor da Silva; Anecleto, Úrsula Cunha; Boas, Fabíola Silva de Oliveira Vilas; Silva, Fabrício Oliveira da; Castro, Selma Barros Daltro deA pesquisa discute sobre o processo de formação continuada para o professor técnico, em um dos Centros Estaduais de Educação Profissional (CEEP), localizado no Território de Identidade do Sisal. Tem como objetivo geral compreender os processos formativos do professor técnico do CEEP possibilitados pela formação continuada na superação da racionalidade instrumental com vista à racionalidade comunicativa. Entende-se que o agir do professor técnico, a partir apenas de uma racionalidade instrumental, não possibilita o desenvolvimento de profissionais capazes de analisar sua prática de forma reflexiva, muito menos oportuniza que esses professores assumam posturas emancipatórias no seu fazer pedagógico. Assim, torna-se tema importante para esta pesquisa a compreensão desse professor técnico de se agir pela racionalidade comunicativa para refletir sobre sua profissionalidade docente. Desse modo, propomos a seguinte pergunta de investigação: Como os processos formativos possibilitados pela formação continuada no Centro Estadual de Educação Profissional do Semiárido contribuem para o desenvolvimento da profissionalidade do professor técnico? No processo metodológico, utiliza-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com pressupostos da pesquisa colaborativa (IBIAPINA, 2008), desenvolvida a partir de sessões reflexivas para dialogar e refletir coletivamente com o professor técnico sobre seu fazer docente. Teoricamente, este estudo baseia-se na concepção da Educação Profissional (FRIGOTTO 2006, 2010; PETEROSSI, 1994); Formação continuada e profissionalidade docente (NÓVOA, 1999, 2002, 2009, 2013); Racionalidade Comunicativa (HABERMAS, 1997, 2003, 2012); Professor Reflexivo (SCHÖN, 2000). Os resultados dessa investigação revelaram a ausência de oportunidades de formação continuada para os professores técnicos da Educação Profissional. Como desdobramento dessa pesquisa, construiuse um plano de formação continuada para os professores técnicos, que abarcasse, principalmente, procedimentos didático-pedagógicos, pela perspectiva da racionalidade comunicativa e da ação-reflexão-ação para ampliar a profissionalidade docente desses professores.
- ItemFormação permanente de professores e mediação pedagógica com o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC)(2021-07-17) Carneiro, Anderson dos Santos; Anecleto, Úrsula Cunha; Castro, Selma Barros Daltro de; Oliveira, Carloney Alves deEsta dissertação, tendo como objeto de estudo o curso “Uso Pedagógico de Tecnologias Educacionais (UPTE)” (BAHIA, 2017), discute sobre a formação permanente de professores para uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na mediação do ensino e da aprendizagem, em sala de aula. Tematiza, ainda, sobre a realização de processos formativos que tenham como base epistemológica a racionalidade comunicativa e a construção de inteligência coletiva. A pesquisa tem como geradora de reflexões a seguinte problemática: como as ações formativas desenvolvidas pelo UPTE contribuíram para a formação permanente do professor para a utilização das TIC na mediação pedagógica, fomentando a construção da inteligência coletiva, a partir da racionalidade comunicativa? Em face da necessidade de resposta para esse questionamento, foi traçado o seguinte objetivo geral: refletir sobre as contribuições advindas da formação realizada pelo curso “Uso Pedagógico de Tecnologias Educacionais (UPTE)”, a partir de reflexões fomentadas pelos professorescursistas, e suas imbricações na mediação pedagógica e no fomento à inteligência coletiva construída por uma racionalidade comunicativa. Com um caráter interventivo, o perfil metodológico é de um estudo qualitativo com enfoque colaborativo, realizado no Centro Estadual de Educação Profissional do Semiárido (CEEP SEMIÁRIDO), localizado na cidade de São Domingos/BA, com a colaboração de dezessete coconstrutores. Os dispositivos de pesquisa utilizados foram: questionário on-line; grupo de discussão; App-diário on-line de pesquisa; plataforma on-line de pesquisa e formação; software Nvivo. A análise e a interpretação das informações, construídas no processo de pesquisa, foram realizadas a partir da análise de conteúdo. As discussões e reflexões tiveram por alicerce as seguintes concepções teóricas: formação permanente de professores; TIC e mediação pedagógica; práxis pedagógica; inteligência coletiva; e racionalidade comunicativa. Como produto, concebeu-se uma matriz dialógico-reflexiva para a formação permanente de professores e o uso das TIC em sala de aula na escola locus. Com o estudo, inferimos que o UPTE pouco reverberou para a construção de uma prática de formação permanente dos professores em relação ao uso das TIC na mediação pedagógica, enquanto processo interativo e comunicativo de ensino e de aprendizagem. Percebeu-se, ainda, que os sujeitos participantes identificam o caráter eminentemente técnico-instrumental do curso, em detrimento da construção de ações pedagógicas interativo-dialógicas, a partir das TIC. As discussões e reflexões notabilizaram, também, os movimentos de práxis dos coconstrutores (professores) e o quanto os partícipes estão engajados em suas respectivas formações permanentes, objetivando possibilidades reais de acionamento das TIC, em sala de aula, para mediar o ensino e a aprendizagem.
- ItemLetramento digital crítico e multiletramentos: memes de internet como meios para formação do ciberleitor(2020-06-10) Silva, Maria Jeane Souza de Jesus; Anecleto, Úrsula Cunha; Eluf, Cristina Arcuri; Silva, Fabricio Oliveira daO presente estudo tematiza sobre a formação de leitores crítico-reflexivos na cultura digital. Tem como objetivo compreender como o trabalho com o gênero discursivo memes de internet na sala de aula do 8º ano do Ensino Fundamental oportuniza o letramento digital crítico e a formação do ciberleitor. Parte-se da seguinte questão problematizadora: como o trabalho com o gênero discursivo memes de internet oportuniza novas práticas leitoras no ciberespaço, visando à formação do letramento digital crítico de alunos da Educação Básica? Para atingir o objetivo e responder à questão central deste estudo, é proposta uma pesquisa de abordagem qualitativa e método análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Como aporte metodológico, também trilhamos pela Linguística de Corpus, doravante - LC. Ancorou-se, enquanto filiação epistemológica, nos novos estudos dos letramentos (STREET, 2014; LANKSHEAR; KNOBEL, 2006), com ênfase no letramento digital crítico (TAKAKI; MÓR, 2017) e na pedagogia dos multiletramentos (GNL, 1996; ELUF, 2010; ROJO, 2012). A construção das informações se deu a partir da utilização do dispositivo entrevista episódica (FLICK, 2009), que procurou orientar a atenção dos entrevistados para episódios por eles mesmos salientados durante o processo de pesquisa e intervenção, na sala de aula e na Tertúlia Dialógica Digital. Também, foram utilizadas Sequências Didáticas Interativas (SDI) como meios para a realização da ação docente. As discussões alicerçaram-se teoricamente nos estudos sobre letramentos sociais e letramento digital crítico (STREET, 2014; TAKAKI; MÓR, 2017; MENEZES DE SOUZA, 2011); multiletramentos (GNL, 1996; ROJO, 2012; 2013) ciberleitor (SANTAELLA, 2004; 2013); gênero discursivos (BAKHTIN, 2003); Memes de internet (DAWKINS, 1976; RECUERO, 2009; MACIEL; TAKAKI, 2011). Enquanto ação interventiva, foram propostas oficinas pedagógicas com estudantes do 8º ano dos anos finais do Ensino Fundamental da escola-campo, para a discussão sobre o gênero memes, bem como análise e produção desses textos. Como produto, elaborou-se um ebook didático-pedagógico sobre a temática discutida, a ser disponibilizado em espaços digitais. Como resultado, inferimos ser possível potencializar práticas multiletradas, mesmo no contexto de Escolas do espaço Rural, onde a conexão banda larga é ruim e o acesso aos equipamentos tecnológicos é precário. Cada fase da pesquisa foi fundante para lograr uma aprendizagem experiencial com práticas e saberes do ensino de leitura e de produção textual, em que os memes se figuraram como gêneros discursivos centrais para a ampliação do letramento digital crítico dos discentes.
- Item(Multi)letramentos críticos e práticas de redesigning em podcasts: vozes de hiperleitores em narrativas hipertextuais(2021-06-18) Dias, Geisa Araújo; Anecleto, Úrsula Cunha; Silva, Obdália Santana Ferraz; Barreiros, Patrício NunesEsta pesquisa tematiza a formação do hiperleitor a partir da prática com o redesigning de narrativas orais de moradores do campo do município de Monte Santo (BA) por discentes de uma turma de nono ano dos anos finais do Ensino Fundamental com vistas a transformar esses textos em narrativas hipertextuais, veiculadas por Podcasts . Tem como objetivo geral compreender como o trabalho com o gênero discursivo Podcast, nas aulas de Língua Portuguesa, poderá contribuir para ampliar os (multi)letramentos críticos dos discentes, a partir do conhecimento e das práticas de redesigning de narrativas orais em hipertextuais. Trata-se de um estudo que enfatiza as narrativas orais, pouco utilizadas nas salas de aula de instituições de ensino no município, como objeto de ensino de Língua Portuguesa, com vistas a um currículo plural, no Colégio Municipal Professora Otacília Cardoso de Matos. Parte-se da seguinte questão de pesquisa: como o trabalho com Podcasts, na sala de aula, poderá contribuir para ampliar os (multi)letramentos críticos dos discentes, a partir do conhecimento e das práticas de redesigning de narrativas orais em hipertextuais, constituídas como identidade da cultura local? Metodologicamente, sustenta-se na abordagem qualitativa e na pesquisa participante. O desenvolvimento das ações interventivas partiu da pesquisa exploratória e teve como formato oficinas pedagógicas, delineadas a partir do dispositivo Sequência Didática. Para a reflexão das informações, construídas nos processos de pesquisa exploratória e na interventiva, optou-se pelo método Análise Textual Discursiva. No intuito de construir informações, também trilhamos pelo processo investigativo que partiu do dispositivo questionário on-line, da própria Sequência Didática e das Tertúlias Digitais Dialógicas síncronas e assíncronas para produção de Podcasts, realizadas por meio do aplicativo WhatsApp No concernente à natureza conceitual do trabalho, fundamenta-se nas concepções dos (Multi)letramentos críticos; no Hiperleitor; nas Narrativas orais e no gênero discursivo Podcast. Como produto, foi organizado, junto com os interlocutores da pesquisa, um audiobook com os Podcasts produzidos, intitulado “Memórias e vozes no ciberespaço: na trilha da cultura gLocal”, compartilhado nas redes sociais da instituição escolar. Enquanto resultado do processo investigativo, evidencia-se que o trabalho visibilizou o conhecimento dos discentes de narrativas orais do município e, ao promover o redesigned de narrativas hipertextuais, foi possível realizar um intercâmbio de memórias entre os sujeitos interactantes (estudantes hiperleitores e comunidade montessantense), através da prática de escuta dessas memórias, oportunizando sua propagação por meio do texto digital, na modalidade oral.
- ItemPráticas de multiletramentos e formação docente: aplicativos pedagógicos na potencialização da leitura e da produção textual(2019-07-19) Xavier, Heráclito Santos Martins; Silva, Obdália Santana Ferraz; Anecleto, Úrsula Cunha; Rojo, Roxane Helena RodriguesEsta pesquisa tem como objetivo analisar, no contexto da formação continuada de professores dos anos finais do Ensino Fundamental, a possibilidade de se desenvolver práticas multiletradas na sala de aula, a partir de aplicativos pedagógicos. A questão que impulsionou este estudo foi: que práticas multiletradas os professores dos anos finais do Ensino Fundamental poderão desenvolver com seus alunos a partir da produção de aplicativos pedagógicos? Trata-se de um estudo que propõe reflexões sobre multiletramentos, ampliados pelas tecnologias digitais, e a formação docente, com foco na autoria, constituída a partir da leitura e da produção de textos multimodais e multissemióticos em aplicativos pedagógicos, no contexto da Educação Básica. Assim, esta pesquisa demanda a reflexão das seguintes categorias teóricas: letramentos (STREET, 2014; KLEIMAN, 2007; SOARES, 2004; COSCARELLI, 2016); multiletramentos e pedagogia dos multiletramentos (GNL, 1996; ROJO, 2012; 2015); letramentos hipermidiáticos (SIGNORINI, 2011, SANTAELLA, 2003; XAVIER, 2005); multimodalidade e multissemiose (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006; KRESS, 2010; RIBEIRO, 2016; COSCARELLI, 2016); aplicativos pedagógicos (TAROUCO, 2014; PRETTO, 2018) e formação docente (NÓVOA, 2009; TARDIF, 2014; CANDAU, 1997; BUZATO, 2006). Como abordagem metodológica, optamos pela pesquisa qualitativa colaborativa, através da mediação do pesquisador que constrói o percurso com os sujeitos (IBIAPINA, 2008), estabelecendo, constantemente, a relação entre teoria e prática. A relevância desta proposta está no fato de que os sujeitos assumem o lugar de produtores e colaboradores de conhecimentos hibridizados, multimodais e multissemióticos, ao fazerem uso de múltiplas linguagens, possibilitadas pelas tecnologias digitais, que trazem, na essência da interação e colaboração, a face dinâmica dessa nova era. Com a pesquisa concluída, constatamos que os sujeitos, ao refletir sobre suas práticas, vislumbraram a possibilidade de transformá-las a partir das contribuições teórico-metodológicas da pedagogia dos multiletramentos. Com base nos discursos analisados, observamos que os sujeitos utilizaram, para criar os aplicativos, pressupostos dos letramentos e dos multiletramentos no contexto do Programa Educação Conectada. Os resultados permitiram concluir que os professores são capazes de criar aplicativos, de modo colaborativo e autoral, com vistas a potencializar suas ações pedagógicas na sala de aula, o que poderá propiciar aos estudantes criarem textos multimodais e multissemióticos, também de forma colaborativa e autoral. Um dos requisitos para a conclusão do Mestrado Profissional é a apresentação, ao final do curso, de um produto. Assim, o produto desta pesquisa materializa-se em um Manual de Criação de Aplicativos Pedagógicos (Apêndice E) o qual posteriormente será transformado em um e-book para ser compartilhado livremente na Internet.
- ItemProtagonismo dos docentes de língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental em Retirolândia/BA(2020-10-30) Ferraz, Débora Araújo da Silva; Ferreira, Maria Jucilene Lima; Anecleto, Úrsula Cunha; Sousa, Rosineide Magalhães deNesta pesquisa busca-se investigar a atuação docente dos professores de Língua Portuguesa dos Anos Finais do Ensino Fundamental, a partir da seguinte indagação: como o protagonismo docente pode contribuir em aulas de Língua Portuguesa (LP) para combater a defasagem da aprendizagem na leitura e na escrita? Pretende-se analisar as potencialidades do protagonismo dos professores de LP nos Anos Finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Retirolândia, bem como as dificuldades encontradas no cotidiano escolar para o exercício desse protagonismo. Busca-se identificar as estratégias de ensino da leitura e escrita em aulas de LP, assim como articulações da práxis educativa na organização do trabalho pedagógico. Os pressupostos teóricos que subsidiam esse trabalho são Vázquez (2007) e Silva (2008, 2018), da epistemologia da práxis; Heller (2000) e Candau (2002), cotidiano escolar; Freire (1996, 2000, 2002) e Rios (2010) com ensino, educação e sociedade; Giroux (1997), conceito de professores intelectuais; Koch (2006, 2009), Antunes (2017) e Kleiman (2001, 2008) que discutem ensino de LP e letramento social crítico. Além disso, a epistemologia é o Materialismo Histórico Dialético (MHD) e o pressuposto metodológico a ser desenvolvido é a pesquisa-ação, a partir de instrumentos como a análise de documentos municipais, ficha de caracterização docente e grupos focais temáticos, realizados no espaço/tempo das atividades complementares (AC) da área de Língua Portuguesa. Estas atividades ocorreram no período de agosto a novembro. Nesse proceder, a pesquisa apontou as potencialidades do protagonismo docente, a partir de suas falas no tratar das questões de aprendizagem de seus alunos, bem como sua intervenção no espaço da sala de aula. Ademais, evidenciou-se os aspectos das condições de trabalho que podem ser qualificadas e fortalecidas, a partir de um processo continuado de formação. Os resultados culminaram na construção coletiva de um plano de ação para a organização e o funcionamento das atividades das AC. Esse trabalho pressupõe auto-organização e protagonismo dos docentes de LP da Rede, que irá compor a (Re)elaboração do currículo municipal.
- ItemTecnologias da informação e comunicação como mediadoras de práticas pedagógicas no município de Valente-BA(2020-07-29) Silva, Ediluzia Pastor da; Anecleto, Úrsula Cunha; Eluf, Cristina Arcuri; Silva, Fabricio Oliveira daEsta pesquisa, de caráter interventivo, apresenta discussões sobre ações (ciber)formativas, mediadas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), realizadas colaborativamente com docentes dos anos finais do Ensino Fundamental da rede municipal de Valente (BA). Parte da compreensão de que, na Cibercultura, ocorreu a ampliação de espaços educativos, promovendo mudanças de paradigmas em relação aos modos de construção e de compartilhamento de conhecimentos, o que nos impele à necessidade de outras competências ao professor para a prática didático-pedagógica. Assim, essa nova conjuntura social, potencializa o uso das TIC no espaço escolar, de forma críticoproblematizadora, e coloca o professor como principal agente para essas modificações educacionais na sala de aula. Nessa perspectiva, a pesquisa tem como objetivo geral compreender como a (ciber)formação docente potencializa a construção de ações didáticopedagógicas reflexivas para o trabalho com as TIC, com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, no município de Valente /BA. Como itinerário metodológico, fundamentouse na abordagem qualitativa no âmbito da pesquisa-formação, tendo como formato para a realização da intervenção a proposta de minicursos temáticos. Para a reflexão das informações construídas nos processos de pesquisa exploratória e na interventiva, optamos pelo método análise de conteúdo. Os dispositivos para a geração dessas informações foram questionários online e Grupos de Discussão, realizados nos encontros (ciber)formativos. Teoricamente, a pesquisa dialoga com concepções sobre (Ciber)formação docente; Cibercultura; Educação Online; Inteligência Coletiva; Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Como produto, foi organizado, junto com os participantes da pesquisa, um espaço (ciber)formativo online, no AVA Moodle, que se pretende institucionalizar no município junto à Secretaria de Educação, como meio para ampliar as discussões sobre a utilização das TIC na educação escolar e, também, atingir a outros docentes do município não contemplados com esta pesquisa. Enquanto resultado do processo investigativo, percebemos que os docentes ampliaram bases teórico-metodológicas que possibilitaram a inclusão dessas tecnologias no processo de ensino em atividades interdisciplinares, de forma críticoreflexiva, embora ainda de forma incipiente, conforme a própria avaliação dos professores, principalmente, nesse momento de atividade remota realizada no município, devido à pandemia da Covid-19, que ocorreu no período de finalização das ações desta pesquisa.