Bacharelado em Ciências Contábeis - DEDC7
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Ciências Contábeis - DEDC7 por Autor "Bomfim, Tânia Ferreira dos Santos"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA afetividade no processo de ensino-aprendizagem das ciências contábeis(Universidade do Estado da Bahia, 2014-07) Santos, Maria Reginalva Alves dos; Letti, Ariel Gustavo; Bomfim, Tânia Ferreira dos Santos; Nascimento, LeandroO presente estudo teve como objetivo identificar se há afetividade no processo ensino aprendizagem no 6º semestre do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual da Bahia, Campus VII Senhor do Bonfim. Buscou refletir sobre as implicações e influências da afetividade na relação educador e educando, com o intuito de entender melhor como acontece essa relação afetiva na sala de aula e como contribui na aprendizagem dos discentes. Também foram analisadas como eram as situações de afeto e quais os procedimentos utilizados na prática em sala de aula. Com esse trabalho, buscouse refletir de que forma ocorria essa afetividade e se a mesma estava relacionada com a aprendizagem. Nesse contexto foi também necessário conhecer os fatores que facilitam a afetividade na relação professor e alunos. Portanto, percebe a importância que tem a afetividade na prática docente, daí chegar aos objetivos propostos durante esse trabalho de pesquisa. A metodologia utilizada nesse trabalho foi à pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa. Diante dos resultados obtidos através da coleta de dados, foi possível perceber que a afetividade se faz presente no contexto da sala de aula, auxiliando assim na aprendizagem.
- ItemEstilos de aprendizagem e métodos de ensino no curso de Ciências Contábeis do Campus VII da UNEB(Universidade do Estado da Bahia, 2013-12-04) Batista , Tatiane Cruz; Letti, Ariel Gustavo; Bomfim, Tânia Ferreira dos Santos; Ribeiro, HelenildeEste trabalho teve como objetivo principal comparar os diferentes estilos de aprendizagem dos alunos com os diferentes métodos de ensino dos professores no Curso de Graduação em Ciências Contábeis da UNEB Campus VII - Senhor do Bonfim-BA. Participaram da pesquisa 113 acadêmicos e 6 professores. Para se definir os estilos de aprendizagem e os estilos de ensino foi utilizado questionário (teste de Kolb). Já os métodos de ensino foram identificados por meio de um questionário adaptado de outros trabalhos da área. Como principais resultados verificou-se a predominância do estilo assimilador nos alunos e nos professores, e como métodos de ensino a exposição oral do conteúdo, discussões em sala de aula, quadro e data show, elaboração de textos e vídeos e filmes. Os dados evidenciaram compatibilidade entre os estilos de aprendizagem dos alunos e os métodos de ensino dos professores. Os métodos identificados atendem às necessidades dos quatro estilos, entretanto verificou-se que apenas dois professores conseguem atender aos quatro, e como os estilos de aprendizagem dos alunos diferem entre si, conforme o comportamento do indivíduo durante o processo de ensino aprendizagem, torna-se necessário que todos os professores utilizem métodos que atendam aos quatro estilos de aprendizagem.
- ItemO Balanced Scorecard como diferencial competitivo na gestão de Microempresas: estudo de caso sobre a Microempresa RJ Bike(Universidade do Estado da Bahia, ) Oliveira, Jaqueline Nunes da Silva; Santos, Francisco Arapiraca dos; Santos, Leandro do Nascimento; Bomfim, Tânia Ferreira dos SantosA Contabilidade Gerencial fornece instrumentos eficazes no fornecimento de informações gerenciais indispensáveis para o bom andamento do negócio. O BSC é um sistema de controle gerencial, capaz de medir o desempenho a fim de aprimorar a gestão do empreendimento e alargar a participação no mercado através da analise de indicadores adaptados às necessidades de cada empresa. Apesar de o BSC ser um mecanismo voltado principalmente para grandes empresas, viu-se a necessidade de adaptação desse instrumento gerencial para auxiliar na gestão de microempreendimentos. O objetivo desse trabalho é analisar e propor melhorias organizacionais e nos controles internos de uma Microempresa do ramo de Bicicletas com o uso da metodologia do Balanced Scorecard (BSC). A metodologia utilizada para a obtenção de dados acerca do BSC e da sua estruturação foi a bibliográfica. Quanto ao problema, a pesquisa é de caráter quantitativo, onde foram levantados os dados tangíveis e intangíveis da microempresa estudada, e quanto aos objetivos é de cunho descritivo, propondo um diferencial competitivo para a empresa. Os procedimentos utilizados foram desenvolvidos através de um estudo de caso na microempresa onde foram coletados dados a partir de conversas informais e reuniões com o proprietário. O presente trabalho comprovou que o BSC pode ser adequado para microempresas, apesar das dificuldades enfrentadas na sua implantação. O estudo realizado contribuiu para a alavancagem dos processos internos e na gestão do negócio, bem como na sua vantagem competitiva diante do mercado.