Campus I - Departamento de Educação (DEDC) - Salvador
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Navegando Campus I - Departamento de Educação (DEDC) - Salvador por Autor "Almeida, Alba Riva Brito de"
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- ItemAmo em ti mais do que a ti: transferência de amor ao saber entre professor e aluno(2017-09-15) Silva, Edileide Maria Antonino da ; Ornellas, Maria de Lourdes Soares; Kupfer, Maria Cristina Machado; Diniz, Margareth; Almeida, Alba Riva Brito de; Sales, Mary Valda SouzaEste estudo, nomeado Amo em ti mais do que a ti: transferência de amor ao saber entre professor e aluno, teve como objetivo investigar a ocorrência do fenômeno da transferência na escola e suas implicações no exercício do professor. A pesquisa parte da proposição de que, quando há transferência entre professor e aluno, o professor investe em seu savoir-faire docente e fomenta o desejo de saber do aluno. A pesquisa foi realizada em uma unidade escolar de Ensino Fundamental II da rede pública de Salvador, tendo como sujeitos sete (07) professores daquela instituição. Pelo aspecto subjetivo do objeto desta investigação, escolheu-se realizar uma pesquisa qualitativa com uma aproximação ao método de orientação clínica, cuja fundamentação se apoia nos construtos da educação e da psicanálise. A sequência de estudos compõe-se por cinco (05) passes, que abordam de início os conceitos teóricos da psicanálise para, em seguida, articulá-los com o universo da educação, da escola e dos afetos que ali se tecem cotidianamente. Para fundamentar os estudos iniciais foram utilizadas as obras de Freud (2006) e Lacan (1960-1961, 1964), além de estudos de autores contemporâneos que se debruçam sobre esta corrente, particularmente sobre o seu enlaçamento com a educação. Tratou-se, em um passe específico, da educação orientada pela psicanálise, em defesa de uma escola que escute mais e conheça o sujeito dividido apresentado pela psicanálise. Nos passes que trataram da metodologia e da pesquisa de campo, o apoio teórico constituiu-se das obras de Almeida (2011), Diniz (2011), Ornellas (2011) e Pereira (2016), com textos que subsidiaram a discussão e a utilização do Método Clínico, da Escuta e da Pesquisa de Orientação Clínica. Os dispositivos foram a Observação/escuta, a Conversação e a Entrevista de Orientação Clínica, por se ajustarem melhor à proposta de aproximação com o Método Clínico, sobre o qual se debruça M. Diniz e guia esta pesquisa. A análise dos dispositivos revelou o professor afetado pelo estilo do aluno, pelo envolvimento que ultrapassa os muros da escola e pelo desejo (ou falta dele). O entrelaçamento do que foi revelado nos dispositivos mostra que os significantes que ali emergiram esboçam a implicação pedagógica do professor afetado pela transferência, imerso na tríade amar, aprender/ensinar, sobreviver. Nesta perspectiva, a tese defendida expressa que os afetos ambivalentes entre professor e aluno são motores para o fazer pedagógico do professor, ou seja, a transferência de amor ao saber é um fenômeno que afeta professor e aluno: o professor no estilo (que obtura a falta do outro) de ensinar e, o aluno, no desejo de aprender pela via do agalma (objeto que faz desejar), no sentido de implicá-los na busca pelo saber e conhecimento.
- ItemO amor que tu me tinhas: alienação parental na ciranda escolar(2015-04-29) Barbosa, Kallila; Farias, Maria de Lourdes Soares Ornellas; Moreira, Lúcia Vaz de Campos; Oliveira, Maria Olívia de Matos; Almeida, Alba Riva Brito deEsse estudo, nomeado O amor que tu me tinhas: alienação parental na ciranda escolar, nasce em terreno potencialmente fértil para discussões e produções sobre a temática, ainda pouco exploradas, seja nos campos da educação, psicologia, psicanálise ou no universo jurídico. Meu objetivo geral foi analisar a formação do professor da educação infantil e o manejo diante da alienação parental. Como problema, delineei: Que lugar e posição ocuparia o professor da educação infantil na dinâmica de alienação parental e qual a formação e que estilo poderia implicá-lo no processo (des)alienante de presença-ausência na vida escolar do aluno? Neste escrito, conceituo Alienação Parental (AP), o contexto histórico de sua teorização, tendo Gardner como referência. Além disto, proponho escutar a dinâmica psicossocial em questão pelas lentes da psicanálise e educação e entender o laço estabelecido na tríade primária constituinte da Alienação Parental, pai-mãe-criança, pela via da transferência, norteada pela teorização de Freud e Lacan. Escolho, ainda, pensar a formação do educador, com nomes como Tardif, Pardim e Souza, como possibilidade de dirimir os efeitos desses atos de Alienação Parental na estruturação do sujeito em foco. A rota metodológica traçada para a pesquisa foi a teórica bibliográfica, a partir do levantamento do estado da arte, de investigação e leituras. Os resultados mostram que a Alienação Parental é um sintoma da contemporaneidade; que atos de Alienação Parental são um maltrato à criança, uma prática de violência doméstica silenciosa, velada e recorrente; uma ampla possibilidade de contribuição para avaliar as pulsões de vida e de morte; a inexistência de uma política educacional de formação de professores que contemple o sintoma contemporâneo da Alienação Parental, e que prepare o professor para a identificação e a comunicação às instâncias competentes; e a falta de ações que contemplem a (des)alienação da criança. O texto busca lugares e posições dos pares envolvidos na dinâmica da Alienação Parental, primários e secundários, e a reverberação nos espaços de educação infantil.