Licenciatura em História - DCH5
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em História - DCH5 por Autor "Conceição, Alaize dos Santos"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemColégio Estadual Dr. José Marcelino de Souza: educação, memória e política em Nazaré das Farinhas-Ba (1931 a 2019)(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-19) Ribeiro , Luana Barbosa; Conceição, Alaize dos Santos; Lessa, Andrea Ribeiro da Silva; Santos, Silvia Karla Almeida dosO presente estudo analisa as contribuições sociais e políticas, no âmbito da formação dos sujeitos, do colégio estadual Dr. José Marcelino Souza para o munícipio de Nazaré das Farinhas e outras cidades do Recôncavo Baiano. Através da análise de fontes documentais, fotografias, aplicativo google forms, e depoimentos orais, foi possível compreender o contexto de fundação da instituição e em que medida visou dar conta dos interesses de uma região, sobretudo aprimoramento a mão de obra para o mercado de trabalho dada a sua “vocação” profissionalizante. Também foi possível refletir acerca do perfil discente, os desdobramentos de relações políticas e em que medida implicava nas próprias representações dos papéis sexuais (feminino e masculino) nos espaços de poder
- ItemInserção do negro no futebol brasileiro: a relevância do clube de regatas Vasco da Gama contra o racismo nas primeiras décadas do século XX(Universidade do Estado da Bahia, 2024-09-05) Silva, Iago Couto Passos; Santos, Silvia Karla Almeida dos; Conceição, Alaize dos Santos; Severs, Suzana Maria de Souza SantosDiscutir a questão racial no esporte é urgente, visto que, é debatendo mais sobre o racismo que se potencializa reflexões sobre a necessidade de dissolução das hierarquias baseadas no fenótipo, de modo a diminuir, cada vez mais, o número de atitudes racistas no futebol, em outros esportes ou em quaisquer esferas da vida de pessoas negras. Este artigo visa colaborar com o debate sobre a inserção de jogadores negros no futebol brasileiro. Nesse sentido, destacou-se o papel desempenhado pelo time do Club de Regatas Vasco da Gama, do Rio de Janeiro, nas primeiras décadas do Século XX. O preconceito racial ainda é patente e não foi superado pela sociedade brasileira, mesmo após a abolição da escravidão, assim, discussões acerca da discriminação racial se fazem necessárias para que a justiça e a equidade sejam asseguradas, independentemente da cor da pele do indivíduo. Para a elaboração desse artigo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, e aqui são enfocados subtemas que abrem um contexto fundamental para o tema pesquisado. Destaca-se, ainda, um evento que ficou conhecido como marco histórico para participação de jogadores negros no futebol brasileiro, nas décadas de 1920 e 1930, que foi a conhecida como “Resposta Histórica” do Vasco da Gama para uma proposta da Associação Metropolitana de Esportes Athleticos (AMEA), no ano de 1923. A realização desta pesquisa permitiu inferir que ainda está muito longe de esgotar a discussão acerca do tema, sendo necessário que novos trabalhos sejam realizados para somar à luta por um esporte e uma sociedade antirracista
- ItemO ensino remoto na disciplina história: desafios entre o ensino tradicional e o uso das ferramentas tecnológicas(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-07) Oliveira, Edilene Sales; Mascarenhas, Aline Daiane Nunes; Neto, João Evangelista do Nascimento; Conceição, Alaize dos SantosO presente trabalhou buscou refletir acerca das experiências de professores de História na modalidade de ensino remoto, por isso, se fez necessário realizar uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, para saber quais são os principais desafios que professores e alunos têm enfrentando para efetivar o processo de ensino-aprendizagem e isso foi feito através de um questionário online na ferramenta do Google (Google formulários). Para fundamentar este trabalho foi utilizado autores, tais como: Mascarenhas e Franco (2020), Costa (2020), SEDUC (2020) SENSO (2017), Pretto (2020), Campanha nacional pelo direito à educação (2020;2021), Freire (2002; 2020) e Santos (2017). Os resultados obtidos através dessa pesquisa foram que, os principias desafios tanto para alunos quanto para professores é saber manusear as ferramentas tecnológicas, no caso dos alunos muitos foram excluídos do processo de acesso à educação por não ter acesso à internet e celulares e isso é algo que urge ser resolvido para que mais crianças não sejam penalizadas, visto que, os dados dessa pesquisa mostram que, infelizmente, a evasão escolar nesse momento pandêmico perfaz uma triste realidade.