Licenciatura em História - DCH5
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em História - DCH5 por Autor "Borges, Itálo Nelli"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA representação da sociedade industrial através da série Manhunt: unabomber (2017)(Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-21) Silva, Vagner Rodrigues da; Borges, Itálo Nelli; Silva, Jonhy Guimarães da; Nascimento , Pedro Arthur de MeloNeste trabalho monográfico, propõe-se a verificar a representação dos impactos da sociedade Industrial através da série Manhunt: Unabomber (2017). Por tratar-se de uma pesquisa que estabelece uma conexão entre história e cinema, o trabalho principia apresentando o objeto de pesquisa, assim como a metodologia de análise cinematográfica, elaborada por Cláudia Nova. Uma vez estabelecidos os conceitos de Identidade, Pós-Modernidade e Revolução Industrial, propõe-se a um estudo minucioso da obra, a fim identificar como a mesma trata das inovações tecnológicas que marcaram o período, assim como o efeito das mesmas na dinâmica social e trabalhista. Utilizamos para fundamentar essa pesquisa alguns teóricos como: Hall, Hobsbawm e Jost e Ricardo Antunes, os quais discutem os temas abordados pela pesquisa. Ao final desta análise, constata-se que a série é uma rica fonte para discussão das três últimas décadas do século XX, pois apresenta uma excelente construção da linguagem audiovisual e roteiro que trazem uma crítica contundente sobre a sociedade industrial do período.
- ItemUm por todos, todos por um: a repressão militar e a resistência estudantil no cenário educacional em Salvador entre 1964 – 1968(Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-15) Duarte, Enivanildo Costa; Lima, Fernanda de Souza; Souza, Ednaldo Antonio Oliveira; Borges, Itálo NelliEssa pesquisa tem como principal objetivo trazer uma compreensão histórica acerca da repressão militar e a resistência estudantil desencadeada em Salvador entre 1964 -1968, em meio a um cenário educacional conturbado na educação brasileira. No que se refere à metodologia empregada, se utilizou o método qualitativo, levando e em consideração á análise documental e discursiva produzida pelo Ministério da Justiça e Negócios Interiores, visando promover representações estigmatizadas sobre os estudantes filiados à esquerda, ambos, vistos em sua maioria, como comunistas. Também foi utilizado o conceito de ideologia para enfatizar um melhor entendimento sobre a linguagem polissêmica presente na matéria jornalística da Revista “O cruzeiro”, evidenciando não só os conflitos entre estudantes e a polícia, assim como, para ironizar a atuação dos mesmos diante de um cenário educacional em que grande parte dos discentes, principalmente os de classes sociais menos favorecidas tinham dificuldades de acesso ao Ensino Superior. Outra finalidade da pesquisa é mostrar que na Bahia os reflexos da carência de políticas públicas de educação, que permeassem o acesso ao Ensino Superior levaram os estudantes a produzirem documentos e panfletos viabilizando lutas pelos seus direitos, contrariando os aparatos de leis criadas pelo Estado. Nesse aspecto, levando em consideração o conceito amplo das leis, pode-se constatar que nem sempre foram criadas para promover a equidade social, sendo utilizadas em alguns momentos para fiscalizar, reprimir e legitimar as ações do Estado na ditadura. Por tanto esse estudo está alicerçado pelas documentações, bibliografias e os conceitos definidos pelos referenciais teóricos empregados na construção da pesquisa mostraram-se propulsores acerca do não silenciamento estudantil, em meio à repressão militar, no qual os discentes da cidade de Salvador tiveram atuações bastante ativas na luta pelos seus direitos, e dessa maneira tornaram a capital baiana um dos principais epicentros da luta contra a ditadura e em favorecimento da implantação de políticas públicas de educação que atendessem as necessidades reais vivenciadas pelos estudantes não só da cidade de Salvador assim como de todo o Brasil.