Licenciatura em Historia - DEDC14
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Historia - DEDC14 por Autor "Araújo, Erionis Guimarães"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA música de Luiz Gonzaga como subsídio para o conhecimento histórico dos estudantes: desafios e possibilidades no ensino de história.(Universidade do Estado da Bahia, 2019) Araújo, Erionis Guimarães; Santana, Ediane Lopes deO presente trabalho analisa a música de Luiz Gonzaga como suporte metodológico para o ensino de história, dentro de uma perspectiva de história temática e história problema, e os desafios e possibilidades para a construção de conhecimento histórico. Fundamenta-se no conceito de conhecimento histórico apresentado por Schmidt (2005); na análise de música e ensino de História deBittencourt (2010); na perspectiva de relações de gênero apresentada por Simões (2007); no conceito de representação de Chartier (1990); na perspectiva metodológica de etnografia em sala de aula apresentada por André (2004) e, ainda, na célebre obra que analisa a invenção do nordeste de Albuquerque Jr (2011) – para refletir como o nordeste foi criado e gestado imageticamente. A metodologia foi realizada através de leituras bibliográficas; seleção e análise de músicas do cantor e compositor Luiz Gonzaga; elaboração e execução de sequências didáticas, na perspectiva da etnografia em sala de aula e no trabalho colaborativo; aplicação de questionários e realização de entrevistas na escola Rafael Rios da Costa, na cidade de São Domingos/BA. Teve, como objetivo, propor o uso da música de Luiz Gonzaga como suporte metodológico para a construção de conhecimento histórico no processo de ensino/aprendizagem nas aulas de história, sugerindo a música de Luiz Gonzaga como subsídio para o conhecimento histórico dos estudantes, para analisar os desafios e possibilidades no ensino de história