Licenciatura em Historia - DEDC14
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Historia - DEDC14 por Autor "Almeida, Jackson de Araújo"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemLivro didático de História e a formação da consciência cidadã: limites e (im) possibilidades(2016-11-10) Almeida, Jackson de AraújoO presente trabalho busca construir uma análise acerca do livro didático, partindo do pressuposto que este material, se constitui, como um dos principais instrumentos no ensino de História, mais precisamente na rede pública de ensino. Desse modo, discorre sobre a utilização do mesmo em sala de aula por alunos e professores, traçando o perfil deste recurso e refletindo suas contribuições para a formação da consciência cidadã, pelos sujeitos partícipes do processo de ensino e aprendizagem. Para realizar esta investida, foram pesquisados documentos de natureza pedagógica, como Projeto Político Pedagógico da escola, planos de curso e de aula dos professores que lecionam História no Ensino Fundamental II e principalmente o livro didático: História em documento: imagem e texto. Foi realizada também observação in loco e a aplicação de questionário, tanto para professores, quanto para alunos, do nível de ensino supracitado acima. A partir do diálogo com essas fontes, foi possível perceber como se dá o processo de ensino-aprendizagem e a formação da consciência cidadã, tendo como mote o livro didático. Além disso, foi exequível também, propor algumas metodologias que vão para além do livro didático, na tentativa de indicar novas formas de explorar os conteúdos e com isso novas descobertas de apropriação do recurso didático.