Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Letras (PPGL)
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Letras (PPGL) por Autor "Almeida, Manoel Mourivaldo Santiago"
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- ItemEstudo da variação semântico-lexical em Helvécia-BA: campo semântico-alimentação e cozinha.(Universidade do Estado da Bahia, 2024-03-06) Borel, Jaqueline Fernandes; Almeida, Manoel Mourivaldo Santiago; Almeida, Manoel Mourivaldo Santiago; Nunes, Ticiane Rodrigues; Oliveira, Vivian Meira deA pesquisa sob o título "Estudo da variação semântico-lexical em Helvécia - BA: Campo Semântico - Alimentação e Cozinha", surge da compreensão dos fatores linguísticos e extralinguísticos, como os sociais, e do anseio em compreender: É possível identificar a variação semântico-lexical mais acentuada pelos falantes de Helvécia em uma perspectiva sociodialetal? O objetivo geral busca analisar a variação semântico-lexical na comunidade de Helvécia em uma perspectiva sociodialetal, com base no Questionário Semântico-Lexical do projeto Atlas Linguístico do Brasil com adaptações possíveis, cujo Campo Semântico é a Alimentação e Cozinha. Traz como objetivo específicos: (i) mapear os trabalhos realizados por autores de distintas universidades cujos registros temáticos abordem sobre Helvécia; (ii) traçar um percurso histórico cultural desde o surgimento da Colônia Leopoldina até o nascer de Helvécia; (iii) analisar teoricamente os postulados da Sociolinguística variacionista e da Dialetologia pluridimensional e relacional e sua vinculação com o método da Geolinguística pluridimensional; e por fim, (iv) apresentar os resultados da análise semântico-lexical do falar de 07 informantes do Grupo 01 e 24 informantes do Grupo 02 na comunidade de Helvécia. Quanto a técnica, utilizou-se a entrevista semiestruturada qualitativa com embasamento no QSL do ALiB com adequações, devido à necessidade de inclusão das lexias proferidas pelos falantes nas entrevistas. Para a elaboração da pesquisa empregou-se recursos orais com a entrevista gravada em áudio e fez-se uso de seis obras lexicográficas que compreendem quatro séculos para análise das lexias. Com base no arcabouço teórico-metodológico da sociolinguística laboviana, realizou-se a pesquisa na comunidade para coletar conversas informais no primeiro grupo de 07 idosos; e no segundo grupo utilizou-se da Dialetologia pluridimensional e relacional para a aplicação de uma entrevista semiestruturada qualitativa consultando 24 sujeitos da faixa etária de 19 a 89 anos, sexo distintos e procedência com afrodescendentes nascidos em Helvécia. O estudo fez uso de dimensões sociodialetais propostas por Thun (1998): diatópica. diassexual, diageracional, diafásica e diarreferencial. A análise dos dados baseou-se em estudos dialetológicos e lexicográficos. Os resultados da pesquisa não apenas possibilitam uma análise do nível de reconhecimento de ocorrência ou não de uso dos 62 termos lexicais sob análise, como também fornecem um panorama da tradição ancestre e atual das lexias utilizadas pelos informantes em Helvécia com relação à manutenção ou não dessas lexias. Os resultados da análise sociolinguística variacionista e dialetológica realizada apresenta evidência de um cenário de mudança em uma comunidade de fala com fenômenos linguísticos, nos quais os valores estão abaixo do limite da consciência de seus falantes, mesmo que representem a realidade linguística local. Embora os dados apresentados na entrevista não revelem claramente a variação sociodialetal por parte dos falantes, eles são suficientes para indicar que a comunidade está se transformando gradualmente, especialmente em relção à adoção de marcas linguísticas semelhantes aos padrões. A hipótese foi confirmada, corroborando os resultados da pesquisa, pois há uma heterogeneidade linguística em Helvécia demonstrando que a população já não reconhece e usa com frequência, o léxico relacionado ao falar helveciano adquirido pelos ancestrais quilombolas. Verifica-se, desse modo, que Helvécia não possui um léxico próprio.
- ItemPolíticas educacionais para a região Extremo Sul da Bahia: uma análise do currículo do curso de Letras Inglês da UNEB-X(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-29) Luz, Joelma Gomes; Contiguiba, Vivian Meira de Oliveira; Passoni, Taisa Pinetti; Almeida, Manoel Mourivaldo Santiago; Audi, Luciana Cristina da CostaEsta pesquisa busca questionar e compreender de que forma o currículo do curso de Letras Inglês na Universidade do Estado da Bahia, Campus X (UNEB-X) se dá como política educacional para atender as demandas da profissão de professor de inglês na região tomando a Abordagem do Ciclo de Políticas (ACP) como ferramenta analítica. Para atingir esse objetivo, foram delineados três objetivos específicos, sendo eles: (i) apresentar o histórico do curso de Letras Inglês na UNEB-X e a evolução de seu currículo ao longo do tempo; (ii) apresentar e analisar o currículo atual do curso da UNEB-X, utilizando a ACP no contexto de produção de textos, por meio de uma análise interpretativista; e (iii) refletir sobre os possíveis caminhos nas carreiras dos professores formados nesse contexto. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que adota as técnicas de análise documental e análise crítico-interpretativista, utilizando a ACP e seu contexto de produção de textos para explorar os possíveis desdobramentos projetados pelo currículo do curso. A ACP considera a política tanto como texto quanto como discurso, permitindo uma análise abrangente desde sua formulação até seus efeitos em diferentes contextos. A análise do currículo à luz da ACP possibilitou dinamismo à pesquisa, levando a uma compreensão mais profunda do currículo como manifestação da política educacional e documento que expressa intenções políticas. Sendo assim, os resultados da pesquisa foram organizados em quatro capítulos: o Capítulo 1 apresenta as teorias do currículo a partir da visão de Silva (2016) e as ideias da teoria da ACP conforme Ball et. al. (1992) e Ball (1994); o Capítulo 2 contém uma breve apresentação sobre a legislação pertinente à formação de professores no Brasil; o Capítulo 3 descreve os aspectos metodológicos e o locus da pesquisa; e o Capítulo 4 contém a análise do corpus dividida entre as dimensões formativas do currículo. As considerações finais resumem os caminhos percorridos no estudo, além de apontar suas limitações e sugerir possíveis encaminhamentos futuros. Por fim, este estudo reconhece que o curso de Letras Inglês da UNEB-X tem promovido melhorias ao contexto localmente situado e segue tendo potencial para impactar positivamente o cenário do ensino de inglês em Teixeira de Freitas e na região circunvizinha.
- ItemTransposição Didática em Aulas no YOUTUBE: o discurso da BNCC e do professor-sujeito de Língua Portuguesa(Universidade do Estado da Bahia, 2024-09-10) Oliveira, Jabson Santos de; Silva, Celso Kallarrari de Souza; Almeida, Manoel Mourivaldo Santiago; Campos, Sulemi FabianoEsta dissertação tem como objetivo analisar como se apresenta o discurso do sujeito-professor de Língua Portuguesa no processo de Transposição Didática nas vídeoaulas de gramática, literatura e produção textual, disponíveis no Youtube. Com o propósito de atender a esse objetivo geral, definimos os objetivos específicos seguintes i) identificar quais são os sentidos de ensino em relação a gramática e a produção textual que emergem na memória discursiva dos sujeitos-professores; ii) analisar os sentidos do discurso do sujeito-professor no que diz respeito ao ensino de gramática e produção textual durante o processo de transposição em relação ao discurso da BNCC; iii) refletir de que modo se apresenta o interdiscurso, a partir do resgate da memória discursiva presente na BNCC no discurso das professoras das vídeoaulas do Youtube. As questões de pesquisa explicitadas neste estudo baseiam-se nas seguintes indagações: i) Como os professores e professoras de Língua Portuguesa, observados através de aulas no Youtube, estão realizando discursivamente em sua prática de ensino a transposição didática dos saberes? ii) Esses discursos são retomados interdiscursivamente através da memória pelos professores em relação à BNCC? iii) Quais discursos estão presentes? Esta pesquisa teve como aporte teórico e metodológico a Análise de Discurso francesa (AD) na perspectiva de Pêcheux (1975, 1990, 2011, 2014, 2015) e Orlandi (2007, 2009, 2012, 2015, 2017), como também Althusser (1992) e Chauí (2016), nas discussões de ideologia e Chevallard (1991, 2009) no embasamento a esta pesquisa acerca da compreensão da transposição didática e da BNCC (2018). As análises foram realizadas por meio de categorias analíticas (Memória Discursiva e Interdiscurso) apresentadas por Pêcheux (2014, 2015) e Orlandi (2015). Os resultados apontam que o discurso da professora-sujeito da aula de gramática apresenta-se, em grande parte, contraditório em relação aos discursos teóricos e práticos preconizados no discurso sedimentado, institucionalizado dos documentos oficiais, PCN’s (1998) e BNCC (2018). O discurso e, consequentemente, a transposição didática estão baseados numa metodologia tradicional que ainda se faz presente na memória discursiva da professora-sujeito, reproduzindo os sentidos construídos, historicamente, no âmbito de formações discursivas. Quanto à aula de produção textual, ao contrário da aula de gramática, a professora-sujeito, em sua transposição dos conhecimentos, constrói uma memória de sentidos, quando faz retomadas, definições e reformula enunciados, incorpora recursos linguísticos e multissemióticos conforme preconiza a BNCC. Nessa luta, iniciada pelo professor-sujeito do saber, todos precisam cumprir seu papel. O professor deve ser o primeiro a buscar, em suas práticas, o desenvolvimento do saber compartilhado, cujo discurso busca deslocar o aluno-sujeito de mero receptor e torná-lo partícipe do processo de ensino-aprendizagem, promovendo atividades que destaque os sentidos que o próprio aluno produz e identifica no propósito de empregá-los em diversas situações de interação social.