Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS)
URI Permanente para esta coleção
O Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) em 05 de outubro de 2018, em nível de Mestrado Profissional, e está abrigado no Departamento de Ciências Humanas (Campus VI) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) por Autor "Almeida, Cláudio Bispo de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA ressignificação do ensino e as aprendizagens à luz de Célestin Freinet(Universidade do Estado da Bahia, 2024-09-09) Cotrim, Adailton Silva; Almeida, Cláudio Bispo de; Cruz, Elizeu Pinheiro da; Nunes, Cláudio PintoO presente trabalho emerge das reflexões sobre a ressignificação do ensino e das aprendizagens na educação básica, à luz do francês Célestin Baptistin Freinet. Para isso, teve como objetivo principal analisar, por meio da literatura científica, a aplicação das ideias de Célestin Freinet. Para tanto, adotou-se os procedimentos da pesquisa bibliográfica para o levantamento e tratamento de dados, das produções acadêmicas dos bancos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e do SCIELO – Brasil (encontrando majoritariamente artigos e relatos de experiências), como parte do exercício investigativo. Resguardadas as devidas proporcionalidades e potencialidades, Freinet já aplicava as chamadas metodologias ativas, como as aulas-passeio e o jornal da escola, nas primeiras décadas do século XX, tornando o ambiente escolar mais produtivo, ativo e humanizado. Partindo desse princípio, o produto educacional é derivado dos conceitos da Pedagogia Freinetiana, como contribuição para a formação integral dos estudantes, valorizando técnicas inovadoras e um plano de aula menos engessado, que permita uma aprendizagem exploratória e experimental, onde os estudantes possam usufruir da sua imaginação e se expressarem livremente, ressignificando conceitos da própria vida, para a escola e para a sociedade como um todo. Os estudos analisados permitiram concluir que as práticas docentes aplicadas por Célestin Freinet permitem e favorecem aos estudantes uma formação humanizadora, saudável, consciente, colaborativa e engajada na construção de um mundo melhor, mais justo e sustentável para todos os seres vivos, estabelecendo conexões socioemocionais entre ser, conviver, fazer e conhecer, possibilitando melhores índices de aprendizagem. Tendo em vista os dados encontrados nesta dissertação, como produto educacional, foi elaborado um Guia para desenvolvimento de estratégias de ensino baseado na pedagogia de Célestin Freinet evidenciando suas técnicas pedagógicas, cujo objetivo é contribuir com a educação, principalmente com a formação continuada dos profissionais de educação. O Guia estará disponível, na íntegra, em outro arquivo, no site do Programa de Pós-graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS).
- ItemEducação Sexual para Prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis em Escolares(2022-06-15) Alves, Marcelo Silva; Mussi, Ricardo Franklin de Freitas; Almeida, Cláudio Bispo de; Figueiredo, Ana Cláudia Morais Godoy; Alves, Tarcisia CastroEsta pesquisa trata da Educação Sexual com uma abordagem sobre a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis causadas tanto por vírus, bactérias ou demais micro-organismos, que têm como via principal de transmissão a sexual (oral, vaginal, anal) sem proteção, com uma pessoa infectada. Mais de 376 milhões de novos casos anuais de Infecções Sexualmente Transmissíveis curáveis – clamídia, gonorreia, tricomoníase e sífilis – são diagnosticados entre pessoas de 15 a 49 anos, impactando na saúde e na vida das pessoas. A fase da adolescência é permeada por mudanças e, com estas chegam novas possibilidades, outras vivências, como os relacionamentos sexuais. Nesse sentido, as temáticas que envolvem a Educação Sexual na escola são essenciais para disseminar estratégias para prevenção e conhecimentos necessários para uma vida sexual saudável e segura. Com base no exposto, a presente investigação objetivou analisar na literatura científica, o conhecimento dos estudantes sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis e quais as estratégias de ensino em educação sexual voltadas às Infecções Sexualmente Transmissíveis em escolas da Educação Básica. Trata-se uma revisão integrativa da literatura a partir da pergunta de investigação: De acordo com a literatura científica, qual o conhecimento dos estudantes sobre as IST e as ações de ensino referentes a educação sexual relacionada à prevenção de IST em escolares? A busca dos artigos foi realizada por um único pesquisador entre os meses de setembro a novembro do ano de 2021, resultando em um total de 1.894 publicações, distribuídas entre as bases de dados National Library of Medicine National Institutes of Health (PubMed) 95,5%, Latin American and Caribbean Center on Health Sciences Information (LILACS) 2,8% e Scientific Eletronic Library Online (SciElo) 1,7%. Adotouse os seguintes critérios de inclusão: estudos com dados primários que abordassem o tema proposto, fizessem referência à pergunta de pesquisa anteriormente mencionada e que estivessem disponibilizados integralmente nas bases virtuais; para que a busca fosse diversificada, não foi estabelecido recorte temporal; exclusão de capítulos de livros, artigos completos que não tinham livre acesso, resenhas, cartas ao editor, posicionamentos, artigos de reflexão; As produções que apresentaram duplicidade foram excluídas, portanto, sendo consideradas apenas uma vez. Do total de referências, treze estudos foram selecionados, analisados criticamente e estratificados em duas categorias para análise dos dados: conhecimento dos escolares das Infecções Sexualmente Transmissíveis; Intervenções em educação sexual e sua eficácia para o conhecimento das Infecções Sexualmente Transmissíveis. Os estudantes adolescentes possuem um déficit de conhecimento sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis e as intervenções, apesar de utilizarem várias abordagens metodológicas, tiveram aspectos similares, pois contribuíram para aquisição de conhecimentos do público em questão. A partir disso, foi elaborada uma sequência didática organizada em cinco atividades, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento da temática nas salas de aula do ensino médio para abordagem sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis.