Licenciatura em Pedagogia - DEDC7
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia - DEDC7 por Autor "Dias, Ana Maria Campos"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAs dificuldades de produção de texto acadêmico enfrentadas pelos(as) alunos(as) de pedagogia durante a formação universitária.(Universidade do Estado da Bahia, 2012-08-17) Santos, Letícia Andrade dos; Souza, Pascoal Eron Santos de; Carneiro, Rita de Cássia Oliveira; Dias, Ana Maria CamposA pesquisa apresentada teve como objetivos identificar e analisar as dificuldades de produção de texto acadêmico enfrentadas pelos alunos e alunas do Curso de Pedagogia durante a formação universitária, tomando como base a produção escrita em si, na sua totalidade a ser compreendida e interpretada de forma explícita. Com estes pressupostos analisados ficou exposto que as dificuldades são imensas e que não existem somente na formação acadêmica, que os desafios e dificuldades sempre estão presentes em diferentes estágios da vida das pessoas. Sejam estes na escolarização inicial, no ensino médio ou na graduação; enfim em todas as etapas necessárias à produção escrita advindas da leitura crítica e acadêmica. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados o questionário e a entrevista semiestruturada. Participaram como sujeitos da pesquisa 30 alunos do curso de Pedagogia do Campus VII – UNEB. A fundamentação teórica deste trabalho está embasada em autores como Severino (2000), Saviani (1991), Lerner (2002), Silva (2005), Ruiz (1985), entre outros. Desta maneira, buscamos dialogar sobre os principais fatores que causam ou que não ajudam a melhorar a prática da escrita durante a formação universitária de cada sujeito.
- ItemAvaliação Escolar: Um Elemento Traumatizante na Relação Pedagógica(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03) Jesus, Eliete Fagundes de; Paz, Maria Glória da; Paz, Maria Glória da; Ferreira, Edna; Dias, Ana Maria CamposO presente trabalho discute sobre as reações dos estudantes ao ato avaliativo, à luz de sua própria história, buscando identificar origens e causas, tomando como base alguns fundamentos da teoria psicanalítica, realçando a importante relação existente entre a pedagogia e a psicanálise. As reflexões são feitas com base em pesquisa qualitativa, realizada com 10 estudantes de ensino médio, aos quais foram aplicados dois instrumentos de coleta de dados 3 questionários fechados e entrevistas semi-estruturadas. Os dados foram analisados após selecionados e ou agrupados de acordo com os objetivos da pesquisa, bem como, através do cruzamentos das informações. Discute as concepções e praticas avaliativas e os seus efeitos sobre o comportamento dos estudantes trazendo autores como Hoffmann(1988, 2001), Luckesi (2003, 2005) Vasconcelos (2000) e outros. Foram encontradas diversas reações ao momento avaliativo tais como: estados de dor de cabeça, cólicas, sudorese, ansiedade, esquecimento, palpitações, que aqui são discutidas sob um viés psicanalítico, apoiando-se em autores como Freud(1912, 1913), Jung(1946), Winnicott(1971) entre outros.
- ItemHistória de vida e formação: memórias de uma infância sem perspectiva à formação em pedagogia(Universidade do Estado da Bahia, 2011-03-17) Jesus, Eliete Fagundes de; Paz, Maria Glória da; Ferreira, Edna; Dias, Ana Maria CamposO presente estudo é fruto da linha de pesquisa narrativa autobiográfica e tem como principal objetivo, tomando como pressuposto a minha história de vida, trazer ao lume a importância da abordagem autobiográfica como veículo educativo. Na produção deste trabalho, utilizamos a abordagem biográfica, através da narrativa autobiográfica buscamos subsidio em algumas fontes escritas de vários estudiosos, que nos deram sustentação dentre eles Josso (2004), Áries (1981), Sousa (2006), Passegi (2008), Freire (1983) e outros mais que, discutem a relevância da pesquisa de si mesmo na formação pessoal e profissional como fonte de reflexão e avaliação de modo a propiciar novas posturas e ações. E como fonte oral me ancorei na minha própria narração.