Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (PPGEJA)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (PPGEJA) por Autor "Alves, Erica Valeria"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDa sesmaria dos tocós ao território do sisal: uma análise crítico-pedagógica dos textos literários nos livros didáticos da EJA(2019-12-02) Santos, Fredson Pereira dos; Alves, Erica Valeria; Queiroz, Rita de Cássia Ribeiro; Costa, Patrícia Lessa SantosBuscou-se, na presente dissertação, analisar a presença da história e características regionais do Sertão dos Tocós nos textos literários presentes nos livros didáticos adotados pela Educação de Jovens e Adultos do município de Araci - BA. O percurso metodológico traçado foi de natureza de pesquisa aplicada. A abordagem adotada foi qualitativa, utilizando-se como técnicas de coleta de dados a análise bibliográfica e documental, tendo como objetos de estudo os livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático para a EJA – PNLEJA. Partindo do pressuposto que a EJA é uma modalidade de ensino garantida pela Lei 9394/96 para pessoas que não tiveram oportunidade de educação na idade considerada regular, acrescentando nesse contexto, quase sempre a necessidade de trabalhar desde cedo para manter-se e manter a família, deixando a escolarização para um momento posterior. Considera-se o livro didático, como ferramenta pedagógica necessária para uma melhor assimilação dos conteúdos abordados pelos docentes em sala de aula, Acerca da localidade este estudo apresenta um resgate histórico das Sesmarias dos Tocós até ao Território do Sisal, tendo como principal lócus de pesquisa. O trabalho que ora apresentado, analisa a relação do texto literário com o livro didático e suas implicações no letramento literário dos alunos da EJA. Analisou-se, ainda, dois Livros didáticos da EJA: Coleção Viver, Aprender (ALMEIDA et.al., 2013) e o volume de Linguagens e Cultura; e Tempo de aprender (SILVA et. al., 2009). Os fundamentos teóricos deste estudo estão pautados nas proposições de Lajalo e Zilberman (1996), Geraldi (1996), Baktin (1988), Luck (2000; 2002; 2009; 2011), Candido (1975), Soares (2006), Freire (2001) e Rojo (2003). Com base na pesquisa, obtiveram-se os seguintes resultados: o ensino de língua portuguesa e literatura na Educação de Jovens e Adultos, precisa de uma reforma política de direito, como também maiores investimentos de materiais pedagógicos e formação continuada para os professores. Como produto pedagógico deste estudo foi desenvolvido um Blog voltado para o suporte pedagógico aos professores da EJA.