Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (PPGEJA)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (PPGEJA) por Autor "Alves, Erica Valéria"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemGestão da aprendizagem em sala de aula pelos professores da educação de jovens e adultos no município de Tanhaçu-Bahia: processos de intervenção para a melhoria da qualidade do ensino(2018-12-20) Dourado, Robson de Cássio Santos; Amorim, Antônio; Alves, Erica Valéria; Queiroz, Kelli Consuelo Almeida de LimaA investigação parte da seguinte inquietação: como o professor da EJA mediante a gestão da aprendizagem em sala de aula atende às especificidades formativas dos estudantes? Teve como objetivo central, investigar o processo de aprendizagem em sala de aula mediado pelo professor da EJA no município de Tanhaçu-Bahia, sendo desenvolvido a partir dos seguintes objetivos específicos: analisar a gestão da aprendizagem e seus desdobramentos pedagógicos, na sala de aula envolvendo a participação de professores e alunos da EJA; construir um espaço de discussão e formulação de propostas para a melhoria da gestão da aprendizagem em sala de aula da EJA; identificar os principais impactos sociopedagógicos e culturais efetivados durante a realização da pesquisa aplicada junto aos professores da EJA. Para melhor compreensão, esta pesquisa sustenta-se em uma abordagem qualitativa, tendo como procedimento técnico a pesquisa participante, que visou o desenvolvimento de uma proposta de intervenção pedagógica, na tentativa de resolver o problema elencado. Foram 30 os sujeitos participantes da pesquisa, pessoas consideradas em sua plenitude sujeitos da EJA (15 professores e 15 alunos), inseridos no Centro Educacional de Tanhaçu (CET), Centro Educacional de Laços e no Centro Educacional de Suçuarana, instituições essas situadas no município de Tanhaçu - Bahia. Para a coleta de informações e de evidências, utilizou-se a entrevista semiestruturada, com todos os participantes do processo. A investigação teve como principais concepções teóricas os seguintes autores: Amorim (2007, 2012 e 2017), Freire (1997, 2001 e 2008), Arroyo (1996, 2005, 2006, 2007), Gadotti (2003 e 2010), Luck (2009 e 2014) e Libâneo (1991, 2000 e 2001). Os resultados demonstraram que há uma ausência de processos formativos para os professores da EJA, além da dificuldade de trabalhar com a modalidade, principalmente relativo aos processos didáticos-pedagógicos e avaliativos, configurando ainda a dificuldade de gestão da aprendizagem. Foi percebido a necessidade de maior acompanhamento no processo de aprendizagem do aluno da EJA, já que que esta circunstância pode de fato efetivar novas possibilidades de mudança na qualidade do ensino no município de Tanhaçu-BA.