Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (PPGEJA)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (PPGEJA) por Autor "Almeida, Marcia Tereza Fonseca"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemFormação continuada e seus desdobramentos para qualificação e mudança na prática pedagógica de professoras (es) da educação de jovens e adultos do município de Nilo Peçanha(Universidade do Estado da Bahia, 2022-06-15) Assis, Cristiane Pereira; Almeida, Marcia Tereza Fonseca; Brito, Dislene Cardoso de; Vinal Junior, José Veiga; Faria , Edite Maria da Silva deEssa pesquisa faz uma análise sobre a importância da formação continuada na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e apresenta uma proposta de formação para os docentes que lecionam nessa modalidade, por compreender que a formação continuada contribui para a melhoria do processo educativo. O estudo justificou-se devido ao fato da pesquisadora atuar como coordenadora pedagógica da EJA, tendo assim uma visão ampla acerca da necessidade e urgência de uma proposta de formação continuada que atendesse às demandas dos (a)s professores (a)s que desenvolvem suas atividades pedagógicas na EJA. A pesquisa se propôs a responder a seguinte pergunta: até que ponto a formação continuada pode contribuir com a prática pedagógica das (o)s professoras (e)s que atuam na Educação de Jovens e Adultos na rede municipal de Nilo Peçanha- Bahia? O objetivo geral do estudo foi analisar a importância da formação continuada na formação docente e seus desdobramentos na prática pedagógica de professores que atuam na EJA. Os objetivos específicos foram: descrever as percepções dos (a)s professores (as) da EJA acerca da formação continuada; identificar os impactos da falta de formação para os (as) professores (as) da EJA e sugerir um plano de ação que possa contribuir para a construção de uma proposta de formação continuada para professoras (e)s da EJA no município de Nilo Peçanha. O percurso metodológico se constituiu através de uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, inspirado na pesquisa ação-pedagógica como instrumentalização técnica investigativa preconizada por Franco (2016). Para coleta e produção de dados foram utilizados questionários semiestruturados e rodas de conversa (mediadas pela tecnologia) intituladas “Diálogos Interativos”. Como referencial teórico, foram utilizados estudos de Paiva (1984, 1987); Faria (2009); Soares (2011); Freire (2014, 2016); Arroyo (2017); Machado (2018), dentre outros que se fizerem necessários ao longo da escrita. A partir da análise dos resultados, evidenciou-se que é necessário fomentar a formação continuada no fazer docente. Como proposta, foi elaborado um plano de ação que será apresentado à Secretaria Municipal de Educação do município, visando nortear a construção de uma formação continuada para a equipe pedagógica desenvolver com os (a)s professores (a)s da EJA, objetivando repensar práticas pedagógicas que desconsiderem os saberes e fazeres dos docentes e discentes, sujeitos da EJA
- ItemTecendo fios sobre os saberes docentes mobilizados na pandemia e pós-pandemia pelas professoras que atuam na educação de jovens e adultos no município de Itiruçu-Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-06) Ferreira, Patrícia Santiago; Almeida, Marcia Tereza Fonseca; Ferreira, Erica Valeria Alves; Eugênio, Benedito GonçalvesO presente estudo, cujo tema aborda os saberes docentes mobilizados na pandemia e pós pandemia, buscou responder ao seguinte questionamento: Quais saberes foram mobilizados pelas professoras que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Rede Estadual de Ensino de Itiruçu-Bahia, nos períodos pandêmico e pós-pandêmico? A pesquisa teve como objetivo geral: investigar os saberes mobilizados por um grupo de professoras que atuaram na modalidade EJA nos períodos pandêmico e pós-pandêmico. Os objetivos específicos pretendem discutir sobre os saberes necessários para a atuação docente na EJA nos períodos pandêmico e pós-pandêmico; identificar nas histórias de vida das professoras elementos que favorecem ou dificultam a prática docente na EJA; apresentar um plano de ação que possa contribuir para elaboração de uma proposta de formação continuada para professores que atuam na EJA, do município de Itiruçu-Bahia. Trata-se de uma pesquisa narrativa que contou com a colaboração de cinco professoras que atuam na EJA em um colégio da Rede Estadual de Ensino de Itiruçu-Bahia. Os dados foram produzidos por meio das respostas a um questionário e a uma entrevista narrativa. O tratamento das informações foi feito tomando como base algumas etapas da Análise de Conteúdo, na perspectiva de Laurence Bardin (2016). Os saberes docentes foram analisados com base nas concepções de Paulo Freire (2002) e Maurice Tardif (2014). A partir da análise dos resultados evidenciou-se que é necessário fomentar a formação continuada para as (os) docentes que atuam na EJA. Como produto final da pesquisa, foi elaborado um plano de ação, no intuito de contribuir para a construção de uma proposta de formação continuada para os (as) professores (as) da EJA com a intenção de superar práticas pedagógicas que desconsiderem os saberes e fazeres dos docentes e discentes, sujeitos da EJA.