Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (PPGEJA)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (PPGEJA) por Autor "Almeida, Carla Verônica Alburquerque"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemProposição formativa e análise do currículo de EJA em prisões do Colégio Professor George Fragoso Modesto – Penitenciária Lemos Brito, Bahia(2021-02-05) Souza, Nadir de Jesus; Pereira, Antonio; Correia, Patricia Carla da Hora; Almeida, Carla Verônica AlburquerqueA pesquisa analisa o currículo por temas geradores na Educação de Jovens e Adultos em prisões do Colégio George Fragoso Modesto/Penitenciário Lemos Brito. O objetivo geral compreender o currículo por temas geradores da EJA do Colégio Professor George Fragoso Modesto/Complexo Penitenciário Lemos Brito, propondo uma formação continuada no contexto dos temas geradores da pedagogia de Paulo Freire. Destarte, os objetivos específicos foram: analisar o currículo a partir dos documentos oficiais e propor uma formação continuada no contexto do currículo da instituição que tem uma concepção freiriana. O problema de partida foi: como se apresenta a concepção dos temas geradores em Paulo Freire na proposta curricular da EJA em prisões da Penitenciária Lemos Brito – Colégio George Fragoso Modesto com vista a organização de uma proposta de formação continuada de professores que potencialize o seu fazer pedagógico na concepção dos temas geradores? Nesta lógica, o estudo é desenvolvido no Colégio Professor George Fragoso Modesto, situado no Complexo Penitenciário Lemos Brito, lócus desta pesquisa. O desenvolvimento teórico é alicerçado nos estudos de: Onofre (2007, 2011, 2014, 2015), Pereira (2010, 2011, 2013, 2019), Almeida (2014), Silva (2017), Sacristan (2000), Macedo (2006, 2013), Freire (1996, 2011 2020), Damiani (2012, 2013), Gatti (2007, 2008, 2010), assim como de outros estudiosos que corroboram para o aprofundamento do tema. O estudo trilhou o caminho da abordagem da pesquisa qualitativa de análise documental e interventiva propositiva. Como instrumento de coleta de dados construímos um formulário para organização das informações, deste surgiram as unidades de análise e depois as categorias. Os resultados dos documentos analisados dão conta da existência de um currículo numa concepção freiriana, definido na modalidade interdisciplinar, embora esteja ausente a discussão sobre os outros níveis de interação, como a própria interdisciplinaridade, que a educação formal para os alunos em situação de restrição e privação de liberdade é direito e que visa contribuir para a sua reinserção na sociedade extramuros. A intervenção pedagógica, pensada como proposta de formação, através das oficinas pedagógicas, aponta que pode contribuir para qualidade do trabalho educativo que intencione a prática inovadora em uma perspectiva crítica e humanizada, substituindo o senso comum em um saber científico.