Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (PPGEJA)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (PPGEJA) por Autor "Alcoforado, Joaquim Luís Medeiros"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO caminho se faz caminhando: a implantação da metodologia de reconhecimento e validação de saberes no SESI Bahia(2019-05-21) Silva, Fernanda Brito da; Conceição, Ana Paula Silva da; Ferreira, Maria Conceição Alves; Alcoforado, Joaquim Luís MedeirosEste estudo relata a experiência da implantação da Metodologia de Reconhecimento de Saberes (MRS), no Polo Salvador, situado na Escola SESI Reitor Miguel Calmon, no período de 2016 a 2018. A MRS é um dos fundamentos do Projeto Nacional de cursos para a Educação de Jovens e Adultos, do Departamento Nacional do SESI - Serviço Social da Indústria. Foi aprovado pelo Conselho Nacional de Educação, sob o parecer CEB 001/2016, como uma “experiência pedagógica inovadora”. Deste modo, a problemática da pesquisa parte da seguinte questão: A Metodologia de Reconhecimento de Saberes pode contribuir para a elevação da escolaridade básica de jovens e adultos que estudam no Polo Salvador, do Sesi Bahia? Elegemos como objetivo geral desta pesquisa, investigar em que medida a MRS contribuiu na elevação da escolaridade dos estudantes jovens e adultos. O presente trabalho corresponde a uma pesquisa de natureza aplicada e de abordagem qualitativa, tendo seus fundamentos embasados por Ludke e André (1986) e Minayo (2005). Quanto ao procedimento metodológico nos centramos na Etnopesquisa Crítica e Multirreferencial, referendada em Macedo (2000, 2009, 2010). Os dispositivos de coleta das informações produzidas para a realização desta pesquisa-ação foram: levantamento bibliográfico e documental, diário de campo, observação participante e entrevista semiestruturada. Dentro do universo investigado tivemos 35 sujeitos colaboradores nesta pesquisa. Para o percurso da construção do lastro teórico elegemos autores que contribuíram no alicerce deste estudo e que se debruçam acerca da Educação, Educação de Jovens e Adultos e do Reconhecimento de Saberes. Concluímos evidenciando a importância da concepção de uma Metodologia que reconhece, valida e acolhe os estudantes da EJA, no seu regresso escolar considerando a sua história, saberes e trajetórias de vida, necessárias, em especial quando esse regresso ocorre em uma metodologia e proposta pioneira na Bahia, diferente das experiências de aprendizagens e das “Educações” por ele vivenciada durante o seu caminhar e trajetória de vida.
- ItemO círculo de cultura no processo de conscientização dos sujeitos da educação de jovens e adultos na construção da cidadania planetária(2018-06-29) Machado, Soraia Sales Baptista da Costa; Aquino, Maria Sacramento; Sales, Kathia Marise Borges; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Santos, Antônio Pereira; Alcoforado, Joaquim Luís MedeirosEm sua inserção no mundo, os sujeitos da EJA, como todos os habitantes do planeta, vivem a convocação atual e urgente de rever a relação ser humano-mundo, fundamentalmente, por uma questão de sobrevivência. A consciência da cidadania planetária se apresenta como uma possibilidade profícua de construção de uma relação sustentável crítica. Este estudo objetivou investigar a possibilidade de aplicação pedagógica do Círculo de Cultura, intentando contribuir com o processo de construção da cidadania planetária pelos sujeitos da educação de jovens e adultos, através do processo de desenvolvimento da conscientização na perspectiva freireana. Para tal intento, foi construída uma proposta de mediação democrática, crítica e reflexiva, tendo como eixo o diálogo. No percurso da fundamentação teórica, a EJA foi abordada na sua luta pela cidadania, nascida nos movimentos populares, e em sua busca pelo direito negado ao acesso à educação. A compreensão sobre a cidadania planetária, o processo de conscientização e o Círculo de Cultura foram tratados de forma articulada e inter-relacionada, como prerrogativa para um verdadeiro empoderamento dos sujeitos da EJA. O Círculo de Cultura foi abordado adentrando em seus aspectos fundantes, na clareza da sua importância e do desafio que representa como vivência metodológica no âmbito da EJA. Na visão da cotidianidade como aspecto essencial da práxis educativa, voltada para a transformação da realidade vivida, o lócus da pesquisa, como espaço de trabalho da pesquisadora, foi definido intencionalmente, como legítimo e profícuo para a investigação e ação pretendidas. Para esta proposição de intervenção, a caminhada investigativa foi trilhada através de uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa, referenciando-se nas bases epistemológicas da pesquisa-ação, na qual foi construída uma proposta metodológica vivenciada em Círculos de Cultura norteada pela indagação instigativa: O Círculo de Cultura, enquanto prática metodológica de desenvolvimento da conscientização, na perspectiva freireana, pode contribuir para a formação da cidadania planetária? Dentro da abordagem metodológica da pesquisa-ação, também foram realizadas a observação participante e o diário de itinerância. O grupo focal foi vivenciado após os Círculos com o intuito de avaliá-los. Ao final do processo investigativo, conclui-se que o Círculo de Cultura, enquanto metodologia didática, contribuiu no processo de conscientização na constituição da cidadania planetária. Para análise dos dados coletados, foram definidas as categorias: 1. o círculo de cultura como prática dialógica; 2. o processo de conscientização e 3. a cidadania planetária como práxis, considerando o quadro teórico utilizado e as emergências do campo. A contribuição à sociedade e à área é uma proposta metodológica que utiliza os Círculos de Cultura sob a perspectiva freireana na construção da cidadania planetária.