Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (PPGEJA)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (PPGEJA) por Autor "Abreu, Roberta Melo de Andrade"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemFormação continuada e em serviço de professores da educação de jovens e adultos: a experiência do Centro Estadual De Educação Magalhães Neto – Salvador-BA(2017) Santos, Lúcia Santos; Pereira, Antônio; Barreto, Denise Aparecida Brito; Conceição, Ana Paula; Abreu, Roberta Melo de Andrade; Aquino, Maria SacramentoEsta dissertação, apresentada ao Mestrado Profissional de Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) da Universidade Estadual da Bahia – UNEB, insere-se no campo de Formação Continuada Docente. Intitulada Formação Continuada e em Serviço de Professores da Educação de Jovens e Adultos: A experiência do Centro Estadual de Educação Magalhães Neto – Salvador/BA, esta pesquisa apresenta a seguinte questão norteadora: De que forma se desenvolve a formação continuada e em serviço dos docentes da EJA no Centro Estadual de Educação Magalhães Neto, como essa formação reverbera na prática desses docentes e o que eles pensam sobre isso? Desse modo, este estudo tem como objetivo geral compreender como se desenvolve a formação continuada e em serviço dos professores da EJA do Centro Estadual de Educação Magalhães Neto, localizado no município de Salvador-BA. Definimos como objetivos específicos: descrever o processo formativo que ocorre no CEA, analisando as mensagens dos professores em torno dessa formação a fim de entender como essa tem reverberado na práxis pedagógica dos docentes de EJA; delinear as ações efetivadas pela SEC-BA para atender à demanda da formação de professores; e identificar as dificuldades e impedimentos para a realização de ações formativas. O processo investigativo se pautou na abordagem qualitativa pelo método do estudo de caso. Para tanto, os procedimentos metodológicos usados foram levantamento bibliográfico e documental, questionários e entrevista a educadores, coordenador e diretor da unidade e Coordenação de Jovens e Adultos – SEC-BA. O arcabouço teórico utilizado para referendar esses estudos contou com as obras de Arroyo (2006), Barros (2011), Fávero (2006), Freire (1996; 1992; 2000; 1997; 1993; 2015), Gatti (2010), Lüdke e André (2014), Oliveira (2007), Paiva (2011), Pimenta (2002), Soares (2001), Tardif (2003), dentre outros. Ao longo desse estudo, buscamos apresentar um panorama da EJA no Brasil; a legislação que trata da formação de professores, especialmente da EJA; o conceito de formação continuada e em serviço em uma perspectiva humana, profissional e ética; os paradigmas contemporâneos de formação do professor, relacionandoos com a EJA. Nesta perspectiva, a pesquisa constatou que não existe uma seleção específica para ocupar as vagas de professores da EJA, tampouco um programa de formação de professores da EJA implicado no estudo das singularidades da modalidade. Destacamos também o descompasso entre as determinações legais e a atuação da SEC-BA, seja por limitações ou outras questões. Acreditamos que a melhoria da qualidade da educação perpassa pela formação dos professores e que a implicação dos órgãos competentes só tem a possibilitar o alcance desse objetivo. Nesse sentido, desenhamos uma proposta de intervenção de professores da EJA a ser apresentada à SEC-BA como produto dessa pesquisa, a fim de contribuir com o campo de formação de professores da EJA. Afinal, os jovens, adultos e idosos – cidadãos brasileiros – fazem parte do coletivo de sujeitos da sociedade do Brasil.