Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) por Autor "Almeida, Carla Verônica Albuquerque"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAfetos encarcerados: representações sociais de profissionais socioeducativos sobre sujeito-jovem em litígio com a lei(2020-10-26) Dantas, Luana Pinho dos Santos; Ornellas, Maria de Lourdes Soares; Ferreira, Sandra Lucía; Almeida, Carla Verônica Albuquerque; Rios, Augusto CesarA presente pesquisa buscou investigar quais as representações sociais são construídas pelos profissionais da socioeducação para os jovens em privação de liberdade. O estudo privilegiou o método da pesquisa qualitativa em articulação ao aporte teóricometodológico da teoria das representações sociais. O olhar proposto para a juventude neste estudo privilegiou o olhar decolonial e a noção de que existem juventudes, para designar que o contexto social experenciado pelos jovens é multifacetado, e se relaciona com a trama de sentidos que o jovem vivencia atravessado pelas representações de seu corpo, classe social, raça e gênero. Destacamos, por seguinte, o encarceramento da juventude negra como consequência direta da lógica colonial perpetrada pelas representações socialmente construídas para o fenômeno da juventude a qual fura a lei. Este estudo selecionou quatro profissionais da socioeducação com atuação em meio aberto e fechado e considerando o critério do desejo, oriundos da Case Salvador localizada no bairro de Tancredo Neves e unidade CREAS, para fins de apreender as representações sociais, e como estas são construídas por eles, sobre o jovem em litigio com a lei, o saber que detém e o desejo de saber que para esses jovens toma sentido. O dispositivo de coletas de dados se deu através da entrevista semiestruturada. Com relação aos dados, foram construídas categorias descritivas e analíticas as quais foram analisadas pela análise de discurso de vertente francesa. Os resultados encontrados apontam para o silenciamento da juventude encarcerada e reitera a lógica neoliberal/pós-colonial, de forma que as análises sobre os jovens em litígio com a lei estão ancoradas nas representações sociais: Abandono; Violação de direitos; Infração; Consumo; Ausência de oportunidades; Silenciamento; Preconceito. No que tange às análises sobre o jovem, no que se refere ao saber e conhecimento, essas se encontram ancoradas nas representações sociais: Vínculo negativo, Dificuldades relacionais; Constrangimento; Ausência de sentido; Ausência de incentivo; Liderança; Inteligência; Aprender fora da escola; Saberes de grupo.