Licenciatura em Pedagogia - DEDC13
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia - DEDC13 por Orientador "Silva, Edson Fernando da"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAnos iniciais do ensino fundamental em Iaçu/BA: Experiência lúdica sobre cultura afro-brasileira(Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-07) Santos, Adrielle Couto dos; Santos, Marinanda Silva de Jesus dos; Silva, Edson Fernando da; Oliveira, Josivaldo Pires de; Gomes, Virginia Mota LagesEste trabalho propõe uma reflexão sobre o papel das práticas lúdicas na valorização da cultura afro-brasileira no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental. A partir de vivências escolares, busca-se discutir de que maneira o brincar pode contribuir para o reconhecimento da identidade negra e para o enfrentamento de práticas pedagógicas excludentes e pouco representativas. A pesquisa foi realizada na Escola Alzira de Aragão Lima, localizada em Iaçu/BA, a partir de um estágio supervisionado e de entrevistas com professoras da rede pública. O estudo dialoga com os processos de construção da identidade, com a necessidade de uma educação antirracista e com os desafios enfrentados pelas escolas no cumprimento da Lei 10.639/2003. A ludicidade, quando aliada à intencionalidade pedagógica, revela-se um instrumento potente na promoção de uma aprendizagem significativa, crítica e sensível à diversidade. A discussão desenvolvida evidencia a urgência de práticas que incluam e representem todas as infâncias, respeitando suas histórias, culturas e pertencimentos.
- ItemVivências de estágios durante a formação docente no curso de pedagogia(2025-01-15) Silva, Veronice Gomes; Silva, Edson Fernando da; Santos, Aline de Oliveira Costa; Sales, Gleiton Silva deEste trabalho é um Relato de Experiência, cujo objetivo é descrever as vivências que obtive em diferentes etapas de Estágios Supervisionados no curso de Pedagogia. Assim, por meio de uma escrita autobiográfica, utilizando-se do método descritivo e memorial, descrevo a minha trajetória de estágio do curso de pedagogia, a fim de ressaltar a importância das atividades de estágio na formação docente. Para tanto, fiz uso da seguinte questão norteadora: quais as contribuições dos estágios que são realizados durante o curso de Pedagogia? .Desse modo, para obter uma reflexão a respeito de quais contribuições as práticas de estágios podem trazer para o campo pedagógico, realizei a descrição das três etapas de estágios: Estágio Não-Formal; Estágio na Educação Infantil e Estágio nas Séries Iniciais do Fundamental I; com base nos principais referenciais teóricos: Andrade (et. al., 2021); Cortella (2006), Gadotti (2005), Gohn (2007); Lopes e Almeida (2020, p. S/N); Pereira e Lorencin (2021); Pimenta (1997), Raymundo (2013) entre outros. E algumas considerações legislativas da educação: BNCC e a LDB que abordam sobre a necessidade dos estágios supervisionados na docência. E como reflexão dessa pesquisa autobiográfica, trago nas considerações finais uma breve discussão da minha experiência como professora pedagoga (magistério) das séries iniciais, comparando-a com as ações que aconteceram nas realizações dos estágios do curso de pedagogia.