Licenciatura em Pedagogia - DEDC13
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Navegando Licenciatura em Pedagogia - DEDC13 por Orientador "Santos, Maria das Neves Enéas da Silva"
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- ItemCurrículo da educação infantil: reflexões sobre datas comemorativas(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-29) Jesus , Verbênia Patrícia Conceição de Almeida de; Santos, Maria das Neves Enéas da Silva; Cerqueira, Maria do Carmo Oliveira de; Santos, Luciana BastosO presente trabalho tem como objetivo analisar as implicações que a prática pedagógica segmentada por datas comemorativas causa no aprendizado e no desenvolvimento das crianças da Educação Infantil. Ao longo da minha trajetória profissional, surgiram diversas inquietações a respeito da abordagem curricular predominante nessa etapa educacional, marcada, muitas vezes, pela ênfase excessiva em festividades e datas do calendário comercial e religioso. Tal prática, no entanto, tende a afastar a criança do centro do processo educativo, limitando sua participação ativa e o sentido das aprendizagens. Partindo da necessidade de refletir sobre novas possibilidades de abordagem curricular, este estudo propõe um olhar fundamentado na Pedagogia da Escuta, inspirada na experiência da abordagem de Reggio Emília. Essa perspectiva valoriza a escuta sensível, a expressão das crianças e sua participação como protagonistas na construção do conhecimento. Como parte da metodologia, foram utilizadas narrativas de quatro colegas de trabalho, coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas. A escolha desse instrumento visou garantir um espaço mais livre e acolhedor para que as participantes compartilhassem suas experiências e percepções. Os relatos obtidos revelaram reflexões ricas e profundas, contribuindo de forma significativa para o debate crítico sobre o currículo da Educação Infantil e a necessidade de superação de práticas baseadas unicamente em datas comemorativas. Conclui-se, portanto, que é urgente repensar o currículo da Educação Infantil, valorizando práticas pedagógicas que coloquem a criança no centro do processo educativo, respeitando seus tempos, escutando suas vozes e promovendo experiências significativas, conectadas à sua realidade e ao seu desenvolvimento integral.
- ItemVivências lúdicas no contexto da brinquedoteca brincança: o Campus XIII da UNEB é lúdico (?!)(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-29) Alves , Jaqueline Candido; Francisco, Naiara Mota Santana; Santos, Maria das Neves Enéas da Silva; Souza, Cleyde Anne de Almeida; Silva, Jociane Cajado daEste Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar os impactos que a Brinquedoteca Brincança tem na formação lúdica da comunidade acadêmica do Campus XIII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A pesquisa foi estruturada a partir de uma abordagem qualitativa, combinando pesquisa exploratória e de campo, realizada com docentes, monitores, coordenadores da brinquedoteca e colaboradores terceirizados. Focando no evento UNEBrinque Multicampi, para execução da pesquisa. O estudo destaca como as práticas pedagógicas e as interações comunitárias valorizam o brincar como ferramenta fundamental para a formação e integração dos sujeitos. Buscou-se compreender de que forma o lúdico está presente nas vivências acadêmicas e nos espaços institucionais, com ênfase na Brinquedoteca Brincança e nas ações promovidas por docentes e demais membros da comunidade acadêmica. A partir de entrevistas, questionários e observações, a pesquisa evidencia que o Campus XIII da UNEB tem consolidado uma cultura que reconhece o brincar como prática educativa. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, que possibilita compreender fenômenos humanos subjetivos e contextuais, conforme defendido por Gomes e Minayo (2015), que destacam a importância de captar significados, crenças e valores dentro da realidade social compartilhada pelos sujeitos. Reconhecendo essa complexidade, a análise dos dados priorizou a descrição detalhada e a interpretação crítica dos sentidos atribuídos pelos sujeitos às suas experiências, valorizando a riqueza dos contextos históricos, culturais, emocionais e sociais envolvidos, evitando o esvaziamento de significados decorrente de abordagens exclusivamente quantitativas. As informações coletadas foram sistematicamente registradas, categorizadas e analisadas à luz da revisão bibliográfica, conforme orientação de André e Lüdke (1986), que ressaltam a importância de uma análise interpretativa que vai além da simples descrição, buscando revelar padrões e compreensões sobre o fenômeno investigado. A Brinquedoteca Brincança destacou-se como um espaço fundamental para a vivência e promoção da ludicidade, funcionando como um ambiente que articula teoria e prática, ao mesmo tempo em que estreita o vínculo entre a universidade e a comunidade externa. As ações desenvolvidas nesse espaço evidenciam que o brincar ultrapassa o mero entretenimento, configurando-se como ferramenta pedagógica capaz de promover o desenvolvimento socioemocional, a criatividade e a participação ativa dos sujeitos. Assim, este trabalho contribui para a compreensão do papel transformador da ludicidade no contexto universitário, abrindo caminhos para futuras pesquisas e para a ampliação das práticas lúdicas em diferentes ambientes acadêmicos. Reconhecer e fortalecer essa cultura do brincar é fundamental para a construção de uma educação mais inclusiva, acolhedora e integrada às demandas sociais contemporâneas.