Licenciatura em Pedagogia - DEDC13
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Navegando Licenciatura em Pedagogia - DEDC13 por Orientador "Sales , Gleiton Silva de"
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- ItemA percepção docente sobre os motivos e implicações da dificuldade de leitura no 6° ano(Universidade do Estado da Bahia, 2024-08-24) Silva , Elenilda Souza; Sales , Gleiton Silva de; Lisboa, Aissa Cavalcante; Cerqueira, Maeve Mascarenhas deEste artigo tem como objetivo analisar os fatores que contribuem para a permanência das dificuldades de leitura entre estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, bem como investigar as práticas pedagógicas mobilizadas para enfrentá-las. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi motivada por observações realizadas durante o estágio supervisionado do curso de Pedagogia, nas quais se evidenciou que muitos alunos concluíram o 5º ano com limitações significativas na leitura, sendo promovidos para os anos finais, apesar dessas limitações. A partir de questionários aplicados a docentes de Língua Portuguesa, buscou-se compreender as percepções e estratégias utilizadas por esses profissionais diante de um desafio que extrapola os limites da disciplina e compromete o desempenho global dos estudantes. A fundamentação teórica apoia-se nos aportes de Soares (2011; 2018), Gomes (2007), Ferreiro e Teberosky (1986) e Freire (2022), entre outros o PNA (2019). Os dados preliminares revelam que as limitações leitoras no 6º ano são atravessadas por múltiplas determinações, como fragilidades na alfabetização inicial, ausência de acompanhamento familiar, contextos socioeconômicos adversos, problemas emocionais e cognitivos, além do impacto da pandemia de COVID-19 no processo de letramento. O estudo também aponta a insuficiência de políticas efetivas para garantir o acompanhamento individualizado desses estudantes, o que impõe desafios adicionais aos professores dos anos finais. Conclui-se, portanto, que a superação desse quadro requer ações articuladas entre escola, família e poder público, bem como a valorização da formação docente continuada e de metodologias que considerem as especificidades dos sujeitos em processo de aprendizagem.