Licenciatura em Matematica - DCET2
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Matematica - DCET2 por Orientador "Leal, Maria de Fatima Costa"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemConcepções de estudantes da licenciatura em matemática sobre o significado do símbolo “=” em contextos aritméticos e algébricos(2022-09-01) Oliveira, Gleiciane da Silva Pereira de; Leal, Maria de Fatima Costa; Silva, Maria Eliana Santana da Cruz; Bispo, Jaíra de Souza GomesEsta pesquisa tem por objetivo, investigar quais são as concepções de estudantes da licenciatura em matemática sobre o significado do símbolo “=” em contextos aritméticos e algébricos. Para isso foi desenvolvida uma pesquisa com os alunos do terceiro semestre de licenciatura em Matemática, do Campus da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, com uma abordagem qualitativa para analisar as concepções dos estudantes e uma abordagem descritiva também, por se tratar de uma modalidade que descreve ou categoriza uma situação. E o método utilizado para nossa pesquisa foi a análise do conteúdo que, trata-se de um estudo minucioso de conteúdo, palavras, frases onde captamos as intenções e descartamos o que não será útil. Vale salientar que o questionário aplicado é um recorte feito do que foi construído por Cavalcante (2008), em sua pesquisa, sendo ele voltado para o contexto aritmético e algébrico, onde elegemos apenas três categorias para serem analisadas a priori, sendo elas: igualdade relacional, equivalência em igualdade condicional e igualdade funcional, mesmo sabendo que posteriormente outras categorias poderiam surgir. Todos os estudantes receberam as mesmas questões, e foram usados os mesmos critérios para análise. Os resultados dessa pesquisa foram de suma importância, pois, não só revelam concepções a respeito do símbolo “=”, mas também a falta de entendimento acerca do mesmo e conhecimentos básicos demonstrando que mesmo enquanto estudantes universitários existem lacunas acerca entendimentos que são de fundamental importância para componentes curriculares dentro do curso de Licenciatura em Matemática. Salientamos a importância de contribuições referente a objetos matemáticos no qual passam desapercebido suas potencialidades e significados na maioria das vezes e que podem influir direta ou indiretamente em conteúdos trabalhados constantemente.
- ItemNúmeros racionais: investigando as diferentes representações do número racional(2022-09-01) Santos, Sabrina Miranda dos; Leal, Maria de Fatima Costa; Silva, Maria Eliana Santana da Cruz; Santos, Viviane Mendonça dosEste trabalho tem como objetivo investigar os saberes que os estudantes do 9ºano revelam sobre as diferentes representações do número racional (fração, decimal e porcentagem). Para isso, foi aplicada uma sequência didática com 12 questões, para 10 alunos, do 9° ano, etapa final do Ensino Fundamental II; suas respostas foram analisadas referente os erros apresentados. Cinco alunos são de uma Escola da Rede Estadual e cinco alunos de uma Rede Privada. Por meio das análises foi possível observar que os estudantes apresentam dificuldades para reconhecer e produzir diferentes representações para um mesmo número racional, e que não conseguem estabelecer uma relação entre esses registros, constatando ainda, que o ensino e a aprendizagem desses números necessita de uma atenção especial, principalmente nas suas diferentes representações. Espera-se que o trabalho contribua para estudos sobre o ensino e aprendizagem dos números racionais.