Licenciatura em Ciências Biológicas - DEDC8
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Navegando Licenciatura em Ciências Biológicas - DEDC8 por Orientador "Costa, Josaline Chaves da"
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- ItemCorpo humano de ponta cabeça: tecido acrobático como uma proposta lúdico pedagógica baseada na teoria das inteligências múltiplas(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-19) Silva, Jéssica Maria Bezerra; Costa, Josaline Chaves da; Andrade, Wbaneide Martins de; Nunes, Érika dos SantosEste trabalho foi elaborado a partir das correlações entre a Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, conhecimentos biológicos e arte-educação, com o objetivo de discutir como o estímulo da inteligência corporal cinestésica pode auxiliar na compreensão sobre os conteúdos curriculares sobre o corpo humano e o ser humano. Desse modo, delimitam-se os seguintes objetivos específicos: (i) Discutir a importância de explorar a inteligência corporal-cinestésica na formação de professores; (ii) Relacionar o tecido acrobático (atividade lúdico pedagógica) com conhecimentos biológicos; (iii) Elaborar recurso didático apresentando as relações entre ensino de biologia, arte e educação física para docentes e futuros professores, com base na teoria das inteligências múltiplas. A metodologia do trabalho baseou-se na pesquisa de natureza qualitativa, com o método da pesquisa-ação. Para o desenvolvimento deste trabalho, partimos de uma vivência pessoal na qual através da percepção como professora de tecido acrobático no espaço Voaries Circus, observou-se que crianças descobriram partes do corpo antes desconhecidas. A partir disso, buscou-se argumentar como as aulas dos aéreos circenses, sendo uma metodologia ativa baseada na prática corporal, aprimora a inteligência corporal-cinestésica e pode contribuir no ensino de ciências com ênfase no corpo humano. A fundamentação teórica se baseia nos estudos de Howard Gardner (2010), Coelho (2023), Jaime (2023), Schmitz (2019), Ramos (2020), Dos Reis (2019), Silva (2019). Os resultados demonstraram que o desenvolvimento da inteligência corporal contribui para uma melhor percepção do corpo humano, e as atividades lúdicas que envolvem mover o corpo estimulam mais interação entre os alunos tornando o ensino-aprendizagem mais prazeroso e eficiente. Dessa forma os espaços-não formais são locais sugeridos para contribuir com o desenvolvimento das inteligências múltiplas, sendo as escolas de circo um palco possível para essa prática. Por fim, parcerias educacionais com espaços não formais precisam ser ampliadas, e a capacitação dos professores para utilizar metodologias baseadas em Inteligências Múltiplas são importantes para melhorar o ensino-aprendizagem.
- ItemEducação ambiental crítica na formação de professores de ciências: uma revisão integrativa(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-21) Siqueira, Maria Regina Silva de; Costa, Josaline Chaves da; Vitória, Nadja Santos; Nogueira, Eliane Maria de SouzaEste trabalho tem como objetivo analisar criticamente a produção acadêmica brasileira sobre a formação de professores de Ciências no contexto da Educação Ambiental Crítica (EAC), no período de 2007 a 2023, buscando reunir os estudos mais relevantes e atualizados sobre a temática. A pesquisa, de natureza quanti-qualitativa e fundamentada em uma revisão integrativa, identificou os principais desafios e possibilidades para a inserção efetiva da EAC nos cursos de licenciatura. Os resultados revelam que, embora haja consenso teórico quanto à importância de uma formação docente crítica e emancipatória, persistem práticas conservadoras, fragmentadas e tecnicistas nos currículos das licenciaturas. Entre os desafios destacam-se a ausência de integração entre teoria e prática, a fragilidade da formação continuada, a carência de recursos pedagógicos e o tratamento superficial da EAC em documentos oficiais como a BNCC. Por outro lado, a literatura aponta caminhos promissores, como a ambientalização curricular, o uso de metodologias ativas, a valorização da identidade docente como prática política e a articulação entre saberes científicos e contextos socioculturais. Conclui-se que fortalecer a EAC na formação de professores de Ciências é essencial para a construção de uma educação comprometida com a justiça socioambiental e com a transformação da realidade.
- ItemO fortalecimento da identidade indígena através da produção acadêmica: Uma revisão de literatura(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-17) Santos, Juan Honorato Gomes dos; Costa, Josaline Chaves da; Costa, Loane Márzia Lopes; Vitória, Nadja SantosO fortalecimento da identidade indígena através da produção acadêmica: uma revisão de literatura teve como objetivos inventariar o número de artigos acadêmicos escrito por indígenas no centro de pesquisa em etnicidades movimentos sociais OPARÁ e analisou os desafios da produção do meio acadêmico para o fortalecimento das afirmações identitária dos povos indígenas. A partir da investigação teórica sobre autoria indígena dos povos do norte da Bahia, projeta-se visar diálogos com as ciências sociais, a educação decolonial e o processo de inscrição dos sujeitos indígenas na cultura da comunidade a partir dos textos já transcritos publicados, nos formatos de artigos no site OPARÁ. Com base nos dados obtidos no site Opará, foi feito um afunilamento com todos os artigos encontrados na revista Etnicidades, movimentos sociais e educação, com datas sequenciando de acordo com o ano de publicação e seus respectivos autores.