Bacharelado em Sistemas de Informação - DCET1
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Sistemas de Informação - DCET1 por Orientador "Oliveira, Grinaldo Lopes de"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCONFIN-RBC: Sistema de apoio a decisão baseado em casos para apoio à consultoria financeira.(Universidade do Estado da Bahia, 2012-09-04) Vidal Filho, Henrique Thadeu do Nascimento; Oliveira, Grinaldo Lopes de; Santos, Trícia SoutoEste trabalho tem por intuito apresentar uma solução otimizada para o processo de análise e tomada de decisões na consultoria financeira pessoal mediante utilização de técnicas de Inteligência Artificial. Através da realização de um estudo a respeito da técnica de Raciocínio Baseado em Casos (RBC) e da aplicação desta técnica ao processo de análise financeira pessoal, propõe se uma maior padronização e reutilização de soluções previamente realizadas, sugeridas a partir de cálculos de similaridade. Como resultado será apresentado um protótipo de aplicação de apoio à decisão, utilizado para verificação do impacto dessa solução ao ciclo natural da consultoria financeira pessoal.
- ItemDesenvolvimento de uma aplicação para exibição de propaganda georreferenciada(Universidade do Estado da Bahia, 2011-07-18) Damaceno, Samara Moreira; Oliveira, Grinaldo Lopes deMobilidade e comunicação são características marcantes dos avanços tecnológicos dos ´últimos anos. Estando as mudanças mercadológicas fortemente ligadas a tecnologia, surge um novo conceito de marketing que se adequa as novas necessidades do mercado, o Marketing Mobile. Através de Sistemas de Informação Móveis que utilizam informações de contexto ´e possível atingir um público-alvo fornecendo serviços personalizados combinados com exibição de dados geo-espaciais. Este trabalho buscou desenvolver uma aplicação, utilizando a plataforma Android, que utilize esses recursos como ferramenta de apoio ao marketing, exibindo informações contextualmente relevantes para o usuário. Por fim, o estudo realizado possibilitou o desenvolvimento de um protótipo (GeoMarketing) que exibe propagandas georreferenciadas que chegam ao consumidor quando o mesmo está próximo ao ponto de venda.
- ItemModelo de business intelligence para pequenos mercados(UNEB, 2012-09-30) Vitor Neto, João Paulo Paschoal ; Oliveira, Grinaldo Lopes de; Jorge, Eduardo Manuel de FreitasA implantação de um processo de Business Intelligence numa organização demanda analistas de sistemas, gestores e investimentos financeiros, o que exclui uma parcela de empresas de micro e pequeno porte que, ou desconhecem tal processo ou não dispõem dos recursos necessários para este investimento. O objetivo deste trabalho ´e propor um modelo de Business Intelligence para pequenos mercados que utilizem um sistema de ponto de venda ou que armazenem de algum modo dados estruturados sobre suas informações operacionais. Desta forma, buscou-se com o mesmo contribuir com a difusão deste processo neste segmento de mercado e constituir uma referência ou um ponto de partida para trabalhos futuros nesta perspectiva, inclusive para outros segmentos de mercado similares como farmácias e papelarias
- ItemUm estudo de caso de aplicação de mineração de dados no processo de descoberta de conhecimento em histórico de acessos de uma portal web.(Universidade do Estado da Bahia, 2011-07-18) Silva, Vitor José Pinho da; Oliveira, Grinaldo Lopes de; Jorge, Eduardo Manuel de Freitas; Santos, Trícia SoutoAs instituições presentes na internet dispõem de muitas informações sobre os acessos realizados nos seus sites. No entanto, devido ao grande volume de acessos, a análise desses dados exige a utilização de ferramentas e metodologias apropriadas. Este trabalho tem por objetivo realizar um estudo de caso de aplicação de mineração de dados no processo de descoberta de conhecimento em bases de dados (KDD) na web, de forma a otimizar os resultados quanto à relevância e utilidade da informação.