Licenciatura em Matematica - DEDC7
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Matematica - DEDC7 por Orientador "Santos, Alayde Ferreira dos"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA modelagem matemática como um instrumento de motivação facilitador da aprendizagem de geometria(Universidade do Estado da Bahia, 2011) Barros, Analdino de Souza; Santos, Alayde Ferreira dosA modelagem matemática é uma estratégia tão eficiente e interessante que ao ser usada no ensino da Geometria, transforma o processo de ensino-aprendizagem, tornando altamente motivador. Ela é uma metodologia muito eficiente na aprendizagem da matemática e também da Geometria. A presente monografia se insere no estudo da Geometria por meio da modelagem matemática. Nesse contexto, foi feito um estudo de natureza qualitativa, desenvolvido no Colégio Estadual Senhor do Bonfim, localizado na cidade de Cansanção, Bahia, objetivando-se investigar a importância da modelagem matemática como um instrumento na aprendizagem significativa da geometria, como também verificar se o uso de materiais do cotidiano do aluno facilita a aprendizagem. Foram consultados autores como: D’Ambrósio (1990), Pavanelo (1993), Schimtz et al. (1994), Machado (1997), Silveira (1998), Barbosa (2002), Bassanezi (2004), Fiorentini & Lorenzato (2006), dentre outros. A amostra contou com 12 alunos do 3º ano A e 3º ano B do Ensino Médio, os quais participaram de uma oficina pedagógica, como também responderam a um questionário, no mês de dezembro de 2010. Percebeu-se que a Geometria, quando ensinada através da modelagem matemática, usando materiais do cotidiano do aluno, amplia a sua visão e o torna apto para participar nos espaços sociais do meio em que ele vive. Verificou-se que os alunos, a partir do manuseio de objetos concretos durante a Oficina Pedagógica, sentiram mais facilidade em aprender a Geometria, realizaram abstrações e generalizações sobre os conceitos geométricos. Aprenderam ainda a relacionar os conhecimentos construídos com o ambiente a sua volta, assimilando os conteúdos geométricos de forma prazerosa.
- ItemO uso de novas tecnologias no Colégio Modelo Luis Educardo Magalhães, no Município de Senhor do Bomfim, Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Grassi, João José Almeida; Santos, Alayde Ferreira dos; Costa, Ivan Souza; Santana, Wagner Ferreira deEste trabalho foi realizado com o objetivo de analisar as dificuldades apresentadas pelos professores no uso das novas tecnologias e identificar os principais recursos tecnológicos no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães na cidade de Senhor do Bonfim - Bahia em relação ao ensino da Matemática. A base metodológica que deu suporte a essa pesquisa foi qualitativa, baseando-se num instrumento para coletas de dados composto de um questionário sobre novas tecnologias, fundamentada por Kenski (2008), Brasil (1998), Batanero (2001), Sancho (1998) e outros, os sujeitos dessa pesquisa foram 07 professores. A análise de conteúdo foi significante para a interpretação dos dados obtidos, ressaltando sobre as dificuldades, a importância do uso das novas tecnologias no contexto educacional. Os resultados demonstraram que os professores compreendem de fato a real utilidade e importância dos recursos tecnológicos como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem, no entanto, não possuem preparo suficiente para utilizá-los de forma satisfatória. Notificamos ainda que os professores possuem como dificuldades principais na utilização das novas tecnologias: Falta de domínio no uso dos equipamentos; Equipamentos não funcionando; Equipamentos insuficientes para a demanda; Tempo disponível para a preparação das aulas com a utilização dos novos métodos tecnológicos. Diante disso, há a necessidade de incentivar a utilização de novos recursos tecnológicos por professores de matemática para proporcionar melhor ensino e aprendizagem.
- ItemSituações aditivas: o desempenho dos estudantes do 2º ao 5º ano do ensino fundamental de três escolas do município de Senhor do Bonfim-Ba(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Accioly Neto, Lahire Sena; Santos, Alayde Ferreira dos; Castro, Maria Celeste Souza de; Brito, Mirian Ferreira deO presente estudo teve como objetivo mostrar o desempenho de estudantes do 2º. ao 5º. ano do Ensino Fundamental, de três escolas públicas municipais na cidade de Senhor do Bonfim - Bahia na solução de situações-problema sobre Estruturas Aditivas, visando identificar quais situações os estudantes apresentam maiores dificuldades na resolução das situações. Os sujeitos dessa pesquisa foram 221 estudantes das escolas Austricliano de Carvalho, Cândido Felix Martins e Dr. José Gonçalves. A base metodológica que deu suporte a essa pesquisa foi qualitativa, baseando-se num instrumento investigativo composto por 18 situações problema que envolviam as operações de adição e subtração, embasadas na teoria dos Campos Conceituais, que tem por finalidade repensar as condições de aprendizagem conceitual, de maneira que torne mais acessível a compreensão do aluno, no qual destacamos respectivamente, Gérard Vergnaud (1982, 1985, 1990, 1993, 1996), Sandra Magina (2004, 2008), Bigode (1998), Pais (2001), entre outros. Constatamos que os estudantes apresentaram um desempenho abaixo do desejado na resolução das situações, que a principal dificuldade está na interpretação dos problemas e que esses estudantes têm um grau de dificuldade maior quando os problemas apresentam incongruência entre a operação a ser realizada e os verbos ou expressões informados no enunciado da questão. Devido a esse baixo desempenho se faz necessário buscar planejamentos, aplicações de sequências de ensino que utilizem suportes didáticos, ações que visem melhorar ou corrigir as possíveis dificuldades que estejam ocorrendo no ensino e também na aprendizagem do Campo Aditivo