Licenciatura em Matematica - DEDC7
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Navegando Licenciatura em Matematica - DEDC7 por Orientador "Brito, Mirian Ferreira de"
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- ItemDesenho geométrico no ensino fundamental: uma análise do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES no período de 2017 a 2022(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-17) Cerqueira, Vinícius de Almeida; Brito, Mirian Ferreira de; Fonseca, Maria Elizzabette Almeida Gomes; Barbosa, Helder Luiz AmorimEste estudo analisou 20 dissertações e teses sobre Desenho Geométrico, defendidas em programas de pós-graduação no Brasil e disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, no período de 2018 a 2023. A partir de um total inicial de 343 trabalhos, foram aplicados filtros baseados em palavras-chave, como "Desenho Geométrico" e "ensino fundamental", e em critérios de relevância para o tema. O objetivo principal foi compreender a relevância do Desenho Geométrico no currículo dos anos finais do ensino fundamental, identificando suas contribuições para o desenvolvimento de habilidades técnicas e cognitivas. Os resultados evidenciam uma retomada do interesse pela disciplina, com propostas que envolvem o uso de ferramentas tecnológicas como o Geogebra, atividades práticas com materiais manipuláveis e abordagens pedagógicas interdisciplinares. Entre as principais contribuições dos trabalhos analisados, destacam-se o desenvolvimento do raciocínio lógico, a ampliação da compreensão espacial e o impacto positivo na aprendizagem de conceitos matemáticos. Foram identificadas lacunas, como a formação docente insuficiente e a ausência de políticas públicas claras que promovam a inclusão do Desenho Geométrico nos currículos escolares de forma obrigatória. Além disso, a pesquisa propõe reflexões sobre a relevância do Desenho Geométrico como um componente essencial para o ensino de Matemática e a necessidade de metodologias inovadoras que articulem teoria e prática. A análise contribui para o debate sobre a valorização da disciplina e oferece subsídios para sua reintegração nos currículos escolares, ressaltando seu papel crucial na formação integral dos estudantes.
- ItemEnsino de Geometria: concepções e práticas de professores e professoras no município de Ponto Novo, Bahia.(Universidade do Estado da Bahia, 2011-03) Barbosa, Roseane Mendes; Brito, Mirian Ferreira de; Araújo, Tânia Maria Cardoso de; Barbosa, Helder Luiz Amorim; Filho, Geraldo Caetano de SouzaO ensino de geometria embora em fase de expansão a partir do final do século passado, ainda não apresenta nas escolas, uma solidez condizente com a importância que os conteúdos geométricos têm diante da sua belíssima história. Os conteúdos geométricos possivelmente estiveram presentes em meio a humanidade desde os tempos mais remotos. No entanto, a volta destes conhecimentos as escolas após a quase total exclusão com o Movimento da Matemática Moderna, se mostra um pouco tímida. As escolas e por conseqüência, seus professores e professoras apresentam bastante dificuldade ao lidar com os conhecimentos geométricos e, estudos já trazem algumas hipóteses e confirmações em relação a estas dificuldades. Neste sentido, buscamos investigar nas nossas proximidades algumas destas dificuldades. Esta pesquisa então, teve como objetivo analisar as concepções e práticas pedagógicas sobre o ensino da geometria apresentadas pelos professores e professoras de matemática, do 6.º ao 9.º ano do ensino fundamental, das escolas púbicas localizadas no Município de Ponto Novo, Bahia. Para responder esta questão, buscamos apoio numa abordagem qualitativa, através de um questionário aplicado a dez professores e professoras, nos meses de novembro de 2010. Como resultado podemos observar que maioria dos professores e professoras não apresentam formação na área, embora a maioria também tenha larga experiência em ensinar matemática. Observamos também que em relação aos recursos e metodologias maioria deles (as) utilizaram aulas expositivas e algum material concreto, e afirmaram que não utilizam o livro didático por considerá-lo inadequado aos conteúdos e ao nível de aprendizagem dos alunos (as). E finalmente, como dificuldades apresentam a falta de recursos nas escolas como um fator que dificulta a aprendizagem da geometria
- ItemGeometria nas séries iniciais: dificuldades de aprendizagem de alunos e alunas do quinto ano da Escola Municipal Doutor José Gonçalves em Senhor do Bonfim, Bahia(Universidade do Estado da Bahia, ) Aleixo, Juciane de Jesus; Brito, Mirian Ferreira de; Araújo, Tânia Maria Cardoso de; Barbosa, Helder Luiz Amorim; Amorim, Ricardo José RochaA geometria tem um papel muito importante no ensino de matemática. Ela fornece meios para resolução de problemas do dia a dia e leva a construção de um pensamento lógico e criativo. No entanto, estudos comprovam que ela ainda não é abordada eficazmente em sala de aula ou nem mesmo é abordada em muitas escolas. Os alunos e alunas geralmente apresentam limitações em relação a conceitos geométricos. As séries iniciais são, nesta perspectiva, as mais afetadas com este problema uma vez que é comum professores e professoras priorizarem conteúdos aritméticos ou excluírem estes conteúdos por falta de embasamento teórico para ensiná-los. Este e outros motivos nos instigaram a realizar estes estudos que tem por objetivo analisar o nível de aprendizagem de conteúdos geométricos de alunos e alunas do quinto ano do ensino fundamental, da Escola Municipal Doutor José Gonçalves no município de Senhor do Bonfim, Bahia. Para isso, utilizamos como método científico a pesquisa qualitativa, tendo como instrumentos para coleta de dados uma atividade avaliativa, além da observação do espaço escolar. A atividade avaliativa, composta por questões que buscavam levantar o perfil destas crianças e por questões sobre conteúdos geométricos, tomou por base as idéias do psicólogo Jean Piaget em relação ao desenvolvimento espacial da criança e a Teoria de van Hiele que trata dos níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico. Esta atividade foi aplicada no mês de novembro de 2010 e como resultado constatamos que alunos e alunas encontraram bastantes dificuldades na resolução de questões envolvendo geometria plana e espacial. Estes alunos (as) demonstraram através de suas respostas que não conhecem propriedades pertinentes a certas figuras, que não diferenciam uma das outras e que não visualizam qualquer distinção entre figuras planas e não planas.
- ItemO ensino de geometria na concepção de professores e professoras do nono ano das escolas públicas de Filadélfia, Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2011-03) Soares, Manoel Elias; Brito, Mirian Ferreira de; Barbosa, Helder Luiz Amorim; Filho, Geraldo Caetano de Souza; Araújo, Tânia Maria Cardoso deEstudos relativos ao ensino de geometria se encontram em fase de expansão, principalmente a partir das últimas décadas do século XX. No entanto, ainda podem ser considerados como tímidos e não satisfatório, em virtude da importância que representam para a vida escolar de alunos e alunas. Os conhecimentos geométricos provavelmente estiveram presentes no dia a dia da humanidade desde os primórdios, entretanto, nas escolas e cursos de modo geral, estes conhecimentos tiveram lugar garantido até meados da década de 1950. Com o Movimento da Matemática Moderna estes conhecimentos foram quase que totalmente excluídos. No final do século passado e início deste, discussões e pesquisas garantem a necessidade de retorno destes conteúdos. A partir de então, muitas instituições de ensino passaram a incluir geometria em seus currículos. De acordo com muitos estudiosos, o ensino de geometria nas escolas, porém, enfrenta muitos obstáculos em decorrência de vários fatores: despreparo de professores e professoras; formação inadequada dos profissionais; deficiência de aprendizagem por parte dos alunos (as); dentre outros. Diante disso, buscamos averiguar alguns destes problemas que têm dificultado a relação ensino e aprendizagem dos conceitos geométricos. Deste modo, procuramos conhecer e analisar as estratégias utilizadas pelos professores de matemática para desenvolver o ensino de geometria no nono ano do ensino fundamental, das escolas públicas localizadas no município de Filadélfia, Bahia. Neste sentido, realizamos uma pesquisa qualitativa, através de um questionário aplicado a onze professores e professoras, no mês de novembro de 2010. Como resultado da pesquisa, podemos observar que maioria dos professores e professoras apresentaram formação em nível superior e que utilizaram recursos e metodologias diversificadas para suas aulas. Observamos ainda, que estes professores e professoras informaram como dificuldades de ensino no nono ano, a aprendizagem das operações fundamentais e que consideram a estrutura do espaço escolar e/ou a falta de recursos, como fatores prejudiciais a aprendizagem.