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Navegando Graduação por Orientador "AMORIM, Eliã Siméia M. dos S."
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- ItemPertencimento e espaço: alunos Negros na Escola e o papel da Geografia como desmistificadora de Preconceito(2013-12-15) NASCIMENTO, Renata Stefane Silva; AMORIM, Eliã Siméia M. dos S.; JESUS, Fábio Nunes de; GUERRA, Mirian Geonisse de MirandaO presente trabalho tem como objeto principal discutir como os alunos negros enxergam a escola e a relação exercida no seu espaço, tentando também perceber como a geografia pode desmitificar o preconceito em sala de aula e de que forma essa negritude é tratada. Em função do preconceito, a negação da cor ou da cultura negra se tornou prática natural de individuos de determinados grupos, em especial na escola. A geografia que enquanto ciência, em seu percurso histórico, legitimou a inferioridade de um povo em favor de outro, têm um papel de suma importância na busca por uma (re)idealização contraria ao preconceito. Buscou-se também abordar as questões entrepostas com a negritude, como identidade individual e racial, discutindo os processos que levam a formação ou a deformação de certas identidades, perpassando pelas experiências e conceitos agregados aos valores das africanidades, carregadas por estereótipos e preconceitos, que levam a discriminação do sujeito assim como a não aceitação de uma identidade que é representativa de um grupo denominado inferior. Analisou-se o papel da escola como espaço permeado de relações subjetivas e objetivas na formação identitária do individuo, bem como a função do currículo escolar e de toda a estrutura envolvida na formação do processo de ensino-aprendizagem como instrumento capaz de derrubar a ideologia de inferioridade de determinados grupos socias. A metodologia de pesquisa foi básica, qualitativa e fenomenológica, utilizando-se para isto como sujeitos, os alunos de ensino fundamental e médio de uma escola situada na cidade de Capim Grosso, em dois grupos: um que já havia estudado africanidades e outro não. Conclui-se que os alunos que estudaram africanidades possuem um senso de identidade maior que o outro, contudo, projetos isolados e sem continuidade não fortalecem o objeto a que se destinam e os alunos podem voltar a ter conceitos estereotipados e frágeis em relação a sua negritude.
- ItemProfessores de Geografia e o uso das Novas Tecnologias no Processo de Ensino-Aprendizagem na Rede Pública de Ensino Fundamental II(2012-11-20) GOMES, Patrícia Barros Silva; SILVA, Patrícia Oliveira dos Santos; AMORIM, Eliã Siméia M. dos S.; JESUS, José Alves de; BANDEIRA, JacyO objetivo norteador desta pesquisa e estudo é verificar se os professores de Geografia utilizam as Novas Tecnologias na Educação e como as utilizam em suas práticas pedagógicas, além de discutir e refletir sobre alguns dos principais desafios que se apresentam à escola e aos docentes. Para alcançar o objetivo proposto, o percurso metodológico delimitou-se por um estudo de natureza quantitativa, fundamentado em levantamento bibliográfico e aplicação de questionários aos professores. A amostra foi constituída por 08 professores de Geografia atuantes em classes do Ensino Fundamental II na Rede Pública de Ensino da cidade de Jacobina-Ba. A pesquisa nos permitiu compreender que as Tecnologias no ensino da Geografia apresenta limitações de naturezas estruturais, pedagógica e formativa e que seu uso por parte dos professores pesquisados é restrito. Porém, existem possibilidades efetivas de concretizar práticas pedagógicas com tecnologias em Geografia, o que depende, em grande parte, de como a tradição escolar se põe diante do desafio da sociedade tecnológica que caracteriza os tempos em que vivemos.