Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH4
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH4 por Orientador "Freire, Crizeide Miranda"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemBiblioteca e Formação: a função da biblioteca Municipal Padre Alfredo Haasler na formação do leitor Quixabeirense(2018-06-15) Souza, Bárbara Nathália de Araújo; Novaes, Eduarda Gomes dos Reis; Freire, Crizeide Miranda; Penha, Gracielia Novaes da; Santos, Girleide RibeiroO presente estudo tem por objetivo mapear e analisar de que maneira a Biblioteca Pública MunicipalPadre Alfredo Haasler fomenta as práticas de leiturano município de Quixabeira-Bahia. Como objetivos específicos pretendemos averiguar o papel da biblioteca na formação do leitor, mapear o perfil dos leitores da biblioteca pública de Quixabeirae observar quais políticas públicas e de incentivo à leitura estão sendo realizadas na mesma. Os dados foram analisados a partir de autores que discutem sobre práticas leitoras, entre eles, Battles (2003),Yunes (1995), Miranda (1978), Milanesi (1989). A abordagem metodológica utilizada se baseou na pesquisa de campo, através de um estudo qualitativo, no qual os dados foram coletados por meio de um questionário misto e teve como sujeitos da pesquisa usuários da Biblioteca Pública de Quixabeira.
- ItemInclusão de alunos surdos e o ensino de língua portuguesa como L2(2018-03-01) Reis, Diana; Rocha, Marta; Freire, Crizeide Miranda; Macêdo, Juliana Matos; Rios, Juciara Costa da FonsecaEste trabalho tem por finalidade analisar as dificuldades enfrentadas pelos professores de Língua Portuguesa no que diz respeito a inclusão aos alunos surdos em sala de aula, como estes estudantes estão sendo inseridos nas aulas dessa disciplina na Escola Estadual PADRE ALFREDO HAASLER, em Jacobina- BA. Para tal, é feito uma explanação sobre as políticas públicas na educação inclusiva no Brasil, como está acontecendo à inclusão de alunos surdos no contexto escolar e como está ocorrendo o ensino de Língua Portuguesa para surdos, enquanto segunda língua na modalidade escrita. Como metodologia optou-se por uma pesquisa de campo do tipo etnográfica, dentro de um enfoque qualitativo, onde os dados foram coletados por meio de questionários a diretora, professores de Língua Portuguesa, alunos surdos, intérpretes e o coordenador do Núcleo Regional da Educação do município de Jacobina. Os fundamentos teóricos que embasam este texto foram construídos a partir da obra de autores como Lacerda (2002); Quadros (1997, 2002, 2003, 2004, 2006); Skliar (1997); entre outros. Através das respostas desses educadores com suas opiniões particularizadas, pode-se observar suas dificuldades comunicativas com estes sujeitos, confirmando-se o grande valor do ensino da LIBRAS, devendo este ser realizado o mais cedo possível na educação de surdos em escolas regulares, comprovando assim a necessidade de uma educação bilíngue.
- ItemPráticas de letramento nas séries finais do ensino fundamental do Instituto Educacional São Francisco De Assis - IESFA(2018-03-01) Rios Elizângela Silva Barros.; Santos, Patrícia Ferreira Dos; Freire, Crizeide Miranda; Santos, Girleide Ribeiro; Mendes, Márcia ReginaO presente estudo buscou identificar as práticas de letramento promovidas pelos professores de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental II. A pesquisa que deu origem a este trabalho foi desenvolvida no Instituto Educacional São Francisco de Assis – IESFA, situado na cidade de Várzea do Poço, interior da Bahia. Os fundamentos teóricos que embasam este texto foram construídos a partir da obra de autores como Kleiman (2000); Mortatti (2004); PCN’s (1997); Rojo (2009); Soares (1998, 2002, 2003, 2004), entre outros. A abordagem metodológica utilizada baseou-se na pesquisa qualitativa, através de um estudo de caso, onde os dados foram coletados por meio de observações, questionários, e teve como sujeitos da pesquisa três professores e dezessete alunos da escola acima mencionada. Diante deste estudo e, a partir da análise dos dados coletados, verificamos que os professores trabalham com alguns gêneros textuais, mas os mesmos ainda não são muito explorados, precisa de um maior aprofundamento, na maioria das vezes o texto é utilizado como pretexto para ensinar a gramática normativa, dessa forma, a metodologia utilizada pelos docentes não contribui para promover níveis mais avançados de letramento. No entanto, um dos maiores desafios que a escola precisa enfrentar é proporcionar condições ao sujeito de participar efetivamente de práticas de letramento, direcioná-lo para a formação do cidadão participativo, consciente de seu papel na sociedade, de modo que responda às exigências para inserir-se no mundo letrado.