Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH4
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Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH4 por Orientador "Felix, José Carlos"
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- ItemAmbiguidade no corpo do texto e das personagens de Tarântula e a Pele Que Habito(2017-12-15) Silva, Felipe Santos da; Felix, José Carlos; Salvador, Juliana Cristina; Oliveira, Cássio CerqueiraEste trabalho tem como objetivo analisar duas cenas do romance Tarântula (Mygale, 1984), de Thierry Jonquet e a adaptação fílmica de Pedro Almodóvar intitulada A pele que habito [La piel que habito, Espanha, 2011]. Assim, analisaremos de que modo a relação de amor e ódio pelo corpo refletida por Adorno e Horkheimer (2006) circunscrevem as personagens do romance e, em parte, da adaptação fílmica. Ademais, investigaremos no romance como são construídas as personagens, tendo como foco o antagonismo encenado por elas e buscando elucidar as possíveis interpretações desse antagonismo ser modulado na adaptação fílmica. Por fim, será cotejado os objetos com foco no desfecho destinado às personagens, sobretudo Vera, numa promessa de redenção e salvação para esta, segundo o diretor. Também reinterpretaremos essa nota de agradecimento expressa nos créditos finais, bem como, outras passagens cênicas que tentam chancelar o filme almodoviano, este dotado de refinamento estético, opondo-o ao cinema hollywoodiano. Análogo, Tarântula, tenta se desvencilhar das reminiscências do Romance na sua gênese, mas, assim como A pele que habito, recai em desfecho tênue dos quais ambos se propõem afastar.
- ItemEntre comendadores e suínos: o burguês em “Um Especialista” de Lima Barreto(2017-12-15) Miranda, Amanda dos Santos; Felix, José CarlosEsta pesquisa analisa o burguês no conto “Um especialista”, de Lima Barreto, investigando de que modo o ponto de vista do narrador onisciente e das personagens influenciam na reelaboração dos aspectos temáticos e formais da referida obra, observando como essas construções legitimam o estilo da prosa burguesa, bem como ressaltam a dimensão crítica do narrador frente aos valores dessa classe. A partir dessas elucubrações, percebemos que a crítica à ordem burguesa reescreve os aspectos temáticos e formais do conto, revelando a existência de um modelo experimental desenvolvido por Barreto, o qual resulta tanto das influências das estéticas literárias desenvolvidas no século XIX, como do foco narrativo. Numa abordagem de cunho bibliográfico, analisamos a representação do burguês e o estilo da prosa burguesa aludindo às abordagens elucidadas por Moretti (2014), enquanto a discussão acerca do foco narrativo se ampara na perspectiva de Friedman (2002). De acordo com as discussões feitas nesta pesquisa, observamos que em “Um especialista” Lima Barreto revela a existência da saturação dos modelos tradicionais de narrar, apontando a necessidade de se desenvolver formas anticonvencionais, como se preconizou no Modernismo. Este aspecto no contexto da obra é visível na sua desvinculação em relação ao tom catequético, moralizante e do amor como redenção, típicos dos romances tradicionais.