Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH4
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH4 por Orientador "Carvalho, Joaquim Gama de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA presença das cantigas do mar de vigo nas canções de Chico Buarque(2016-06-07) Dantas, Priscila Sousa; Carvalho, Joaquim Gama de; Barreto, Maria Iraides Silva; Cunha, Rúbia Mara de Sousa LapaEste trabalho desenvolveu uma abordagem de análise comparativa, com vistas à arte literária, tendo como base a exploração bibliográfica entre algumas cantigas de amigo do jogral Martim Codax e algumas canções líricas femininas do cantor e compositor Chico Buarque, com finalidade de mostrar a influência do trovadorismo – uma das primeiras manifestações artísticas da Península Ibérica. Levando-se em consideração a importância do estudo lírico medieval, buscamos explanar o seu percurso histórico e sua literariedade com base nos estudos de alguns autores que alicerçaram e ajudaram na efetivação deste trabalho, dentre alguns, destacamos: Saraiva, Lopes (1950-1955) e Moisés (1982-2006), cujas obras trazem estudos sobre a literatura portuguesa e o trovadorismo; Le Goff (2014) e Macedo (1992) que apontaram fatos acerca da Idade Média; Kristeva (2010), teórica da intertextualidade; e Nitrini (2010) que apresenta em sua obra algumas questões sobre Literatura Comparada, viés que representa grande parte deste trabalho. Assim, observamos o diálogo entre os eu líricos feminino descritos pelo homem trovador medieval e o homem cantor e compositor contemporâneo, analisando as possíveis semelhanças e contrastes, mas também apontando alguns elementos da intertextualidade ao comparar e analisar algumas de suas obras.
- ItemA simbologia de uma nova protagonista(2016) Mercês, Elizana Silva; Carvalho, Joaquim Gama de; Barreto, Maria Iraídes da Silva; Cunha, Rúbia Mara de Sousa LapaEste trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa que se propôs a analisar a mudança de protagonismo que ocorre com a vilã do conto de fadas Malévola. Para tanto, fez-se uma análise comparativa entre a adaptação cinematográfica Malévola (2014) de direção de Robert Stromberg, e o conto de fada A bela Adormecida (1812) dos irmãos Jacob Grimm e Wilhelm Grimm. Pretende-se realizar uma análise de cunho comparativo entre a linguagem literária e cinematográfica, destacando a inter-semiótica em ambas. O ponto de partida da investigação foi um estudo acerca do Mal, já que se propõe uma análise de uma personagem de contos de fadas vilã.