Campus IX - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Barreiras
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus IX - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Barreiras por Orientador "Carneiro, Rodrigo Lima"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemFarmacodinâmica Populacional do Propofol em cães pré-medicados com Acepromazina e Metadona(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-22) Souza, Juliana da Silva Ferreira; Carneiro, Rodrigo Lima; Farias , Jackson; Oliveira, Pedro Henrique de Souza; Ferrante, MarcosO propofol é um agente hipnótico não-barbitúrico, que pode ser usado para produzir sedação, bem como para induzir e manter a anestesia, sua dose habitualmente usada para indução anestésica em cães é aproximadamente de 3 a 10 mg/kg IV (Intravenosa). Evidencia-se que a dose necessária para que se obtenha intubação endotraqueal, é influenciada por medicações pré-anestésicas e pelo estado físico do animal, sendo assim não se possui uma técnica e dose de administração determinada do propofol, sendo essa afetada por particularidades de cada paciente. O objetivo do trabalho foi avaliar a farmacodinâmica do propofol durante a indução anestésica em uma população heterogênea de cães, com a finalidade de identificar possíveis covariáveis que influenciem na dose e efeito do fármaco. Foram registrados os parâmetros (frequência cardíaca, frequência respiratória, presença de arritmias, PAS, saturação de oxigênio, presença de mioclonia durante a indução, volume total de propofol para indução) de 14 animais hígidos para procedimento cirúrgico eletivo, antes da indução, imediatamente após a indução anestésica, e 5, 10 e 15 minutos após a indução anestésica. Os dados coletados foram submetidos a análise estatística, revelando variação considerável nas doses, com predominância entre 2,5 e 3,0 mg/kg, resultado esse, relacionado as características individuais dos animais, como porte, escore corporal e comportamento.
- ItemRelatório do estágio curricular supervisionado(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-26) Paiva, Larissa; Carneiro, Rodrigo Lima; Silva, Naiane Darklei dos Santos; Guimarães, Sandra ElizaO estágio supervisionado em Medicina Veterinária (MEV 059) – Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais representa uma oportunidade significativa para aprimorar conhecimentos teóricos e práticos, representando uma importante etapa no percurso formativo, de papel primordial na aplicação dos fundamentos obtidos na graduação. Este trabalho tem o propósito de relatar as atividades desenvolvidas durante o estágio supervisionado e descrever determinados casos clínicos acompanhados. A princípio, será discutido um caso de um paciente felino com obstrução uretral, um canino com ferida aberta e o manejo da mesma e um canino com gastroenterite aguda
- ItemRelatório final de estágio curricular supervisionado(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-09) Silva, Ilana Sara Santos da; Carneiro, Rodrigo LimaA finalidade do estágio curricular é aprofundar os conhecimentos obtidos ao longo da formação, possibilitando o crescimento do discente no ambiente profissional e nas atividades da rotina clínica, por meio da experiência prática na área de clínica médica, preparando-os para exercer a profissão de médico veterinário após a conclusão do curso. As atividades programadas durante o estágio foram: Acompanhamento em consultas; realização de procedimentos como vacinação, vermifugação, aferição de parâmetros; realização de coletas para análise laboratorial com supervisão do veterinário; realização de curativos; acompanhamento e auxilio em cirurgias e realização de cirurgias sob supervisão; higienização e esterilização de instrumentos cirúrgicos; auxilio em consultas terceirizadas com ultrassonografia; auxílio em consultas com eletrocardiograma; contenção dos animais; auxílio em banho e tosa; alimentação dos animais internados, além de outras tarefas similares
- ItemRelatório final de estágio curricular supervisionado(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-03) Amorim, Ianca Soanne Souza; Carneiro, Rodrigo Lima; Barbosa, Emanuela Nataly Ribeiro; Vielmo, André CarlotoO relatório de estágio curricular supervisionado faz parte da matriz curricular para formação do discente do curso de medicina Veterinária da UNEB. O estágio fornece subsídios para a formação de um profissional com senso crítico, que consegue observar mudanças e desafios presentes em sua área. O conhecimento teórico proporciona o discente a solucionar problemas práticos, enquanto a prática faz com que consiga assimilar melhor as questões teóricas. Por essa razão, observa-se que o estágio proporciona uma ocasião extraordinária de captar e aprimorar o senso de determinação, comprometimento e responsabilidade. O presente relatório tem a finalidade de discorrer sobre as atividades desenvolvidas no estágio curricular obrigatório na área de clínica médica de pequenos animais e pets não convencionais, e a discussão de dois casos clínicos acompanhados de maior relevância no período estagiado, sendo esses: neoplasia hepática em um canino macho e desgaste dentário em porquinho da índia (Cavia porcellus).
- ItemRelatório final de estágio supervisionado(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-26) Amaral, Catharina Meira; Carneiro, Rodrigo Lima; Guimarães, Sandra Eliza; Brito, Patrcia Hess deO estágio supervisionado do curso de bacharelado em Medicina Veterinária é uma etapa essencial e obrigatória que visa possibilitar aos estudantes, a aplicação prática do conhecimento teórico absorvido durante a formação acadêmica. O objetivo deste relatório é detalhar as experiências clínicas e cirúrgicas vivenciadas durante as 408 horas de estágio, que ocorreram de cinco de março a 11 de junho, onde as 450 horas serão completadas no dia 20 de junho, detalhando a quantidade e quais procedimentos realizados, além de relatar três casos clínicos, sendo eles: cistite inflamatória felina, cardiomiopatia inflamatória felina e acidente ofídico em cão.
- ItemRelatório final de estágio supervisionado(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-25) Nascimento, Thais Cristina Rocha do; Carneiro, Rodrigo Lima; Guimarães, Sandra Eliza; Monte, Thayane FerreiraO curso de Medicina Veterinária possui uma variedade de disciplinas profissionalizantes em sua grade, dentre estas, o Estágio Curricular Supervisionado que é um componente obrigatório para a formação do discente, sendo regido pela Diretriz Curricular Nacional (CNE/CES 1, de 18 de fevereiro de 2013). Destaca-se, pois possibilita que todo o conhecimento teórico adquirido em sala de aula seja vivenciado na prática ao acompanhar a demanda de profissionais que já atuam na área. O presente relatório tem por objetivo descrever as atividades desenvolvidas pela discente durante o período de estágio obrigatório e a discussão de três casos clínicos de maior relevância dentre os que foram acompanhados, sendo estes, neoplasia bilateral no fígado, lipidose hepática (tríade felina) e hiperplasia mamária.
- ItemVersatilidade da cetamina na clínica médica de pequenos animais: uma revisão(Universidade do Estado da Bahia, 2024-11-21) Silva, Ilana Sara Santos da; Carneiro, Rodrigo LimaA cetamina possui singularidade entre os anestésicos e analgésicos, pois é um anestésico dissociativo de ação rápida que produz um estado anestésico caracterizado por analgesia profunda, assim, sua eficácia em anestesia, na dor, em cuidados paliativos e em cuidados intensivos como sedativo para procedimentos cirúrgicos e como tratamento para condições clínicas respiratórias e/ou neurológicas, é comprovada. Por ser um medicamento seguro e amplamente utilizado, é bastante aplicado na Medicina Veterinária. O objetivo do presente trabalho foi a realização de uma revisão bibliográfica para apresentar o uso alternativo da cetamina na medicina veterinária nas modalidades que ainda não são tão comuns na rotina clínica ou explicitado em literatura vigente. O trabalho foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados online, utilizando trabalhos publicados entre os anos de 2002 a 2023. Pode-se observar que, os mecanismos de ação, a farmacocinética, as principais aplicações clínicas e os potenciais efeitos da cetamina estão em constante descoberta pelos cientistas, sendo utilizada além do potencial anestésico, da dor, e se estendendo para cuidados paliativos, terapia intensiva e sedação em procedimento.