Bacharelado em Arqueologia - DEDC8
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Arqueologia - DEDC8 por Orientador "Oliveira, Jéssica Rafaella de"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemIndústria lítica da porção setentrional da serra do espinhaço: estudo de caso do abrigo rochoso Loca do Caldeirão, Boquira, Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2024-11-18) Santos, Jeferson Oliveira dos; Oliveira, Jéssica Rafaella de; Correa, Letícia Cristina; Oliveira, Fátima Cristina da SilvaO município de Boquira na Bahia possui uma numerosa rede de sítios arqueológicos distribuídos pela cadeia de montanhas que compreende a Serra do Espinhaço, em sua porção Setentrional. O sítio em foco, a Loca do Caldeirão, um abrigo rochoso quartzítico localizado em serra homônima, apresenta um conjunto artefatual que abrange pinturas rupestres (geométricos, zoomorfos e antropomorfos), além dos remanescente cerâmicos, líticos e fogueiras. Os artefatos foram coletados a partir das escavações sistemáticas realizadas pelo projeto de ‘Pesquisas Arqueológicas na Serra do Espinhaço Setentrional e Vale do Rio Paramirim’ (PASESVP/UNEB). Para finalidade desta pesquisa, foram analisados exclusivamente os vestígios líticos a partir da premissa teórica da Tecnotipologia, considerando as análises tipológicas e tecnológicas como métodos científicos, que permitem entender o processo de manufatura desses objetos. O intuito foi o de entender a relação cultural dos antigos habitantes da área a fim de observar o que produziram e deixaram como contexto arqueológico. Baseado nessa premissa foram elaboradas fichas de análise cuja seleção de atributos fundamentaram-se na sistematização de diversos pesquisadores com base em observações empíricas nas categorias: Atributos Genéricos; Atributos Tecnológicos; Atributos de Uso e Retoque (quando presente). A análise da coleção lítica da Loca do Caldeirão representa o primeiro contato e uma pequena etapa na inferência sobre o modo de vivência, empregada pelos indivíduos que habitaram a Serra do Caldeirão, no Espinhaço Setentrional.
- ItemRepatriação e restituição de bens arqueológicos desafios decoloniais na compreensão do que é patrimônio para os povos tradicionais(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-06) Santos, Itamara Aline; Oliveira, Jéssica Rafaella de; Mattos, Lennon Oliveira; Miranda, Augusto MoutinhoEsta pesquisa analisa os desafios decoloniais relacionados à repatriação e restituição de bens arqueológicos no Brasil, focada na compreensão diferenciada do que constitui patrimônio arqueológico para as comunidades indígenas, em contraste com as definições adotadas por instituições museológicas, acadêmicas e jurídicas. A pesquisa aborda os conflitos entre a visão institucional, frequentemente pautada em conceitos ocidentais de "patrimônio universal", e as perspectivas das comunidades tradicionais, que consideram esses bens como elementos fundamentais de suas identidades culturais, espirituais e históricas. As comunidades tradicionais, raramente são incluídas como coautoras de pesquisas ou como protagonistas no processo de tomada de decisão sobre o destino de seus patrimônios culturais, “apesar de um crescente movimento por uma arqueologia mais colaborativa e participativa, ainda existem barreiras institucionais e epistemológicas que dificultam o reconhecimento pleno das epistemologias indígenas” (Scopel 2020, p. 78). Desta forma se faz necessário uma abordagem mais sensível, com a finalidade de dar visibilidade e protagonismo aos verdadeiros donos de toda essa “materialidade” patrimonial, cultural e arqueológica indígena.
- ItemUma análise de como a ciência arqueológica tem sido aplicada na rede municipal e estadual de ensino entre as séries dos anos iniciais finais e ensino médio – um recorte do estado da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-03) Araújo, Valquíria Silva de; Oliveira, Jéssica Rafaella de; Matos, Lennon Oliveira; Araujo, Giusepe AugustoO presente trabalho tem como objetivo analisar o ensino de Arqueologia nas escolas públicas da rede básica de ensino, com o intuito de compreender como a mesma pode contribuir na formação de cidadãos conscientes e críticos, destacando seu papel na valorização do patrimônio cultural e na construção de uma consciência crítica entre os estudantes. Essa pesquisa tem o intuito de entender como a arqueologia pode ser integrada ao currículo escolar, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades analíticas e interpretativas, além de promover a valorização da diversidade cultural e do respeito ao passado. A partir de uma revisão bibliográfica e análise de documentos curriculares nacionais, estaduais e municipais junto a livros didáticos do Estado da Bahia, foi possível perceber que o ensino de Arqueologia vem crescendo aos poucos em diferentes locais. A arqueologia até o momento vem sendo trabalhada de forma interdisciplinar na rede básica inserida na disciplina de história que dedica algumas pequenas páginas de seus livros a seus conteúdos, mas é importante que a mesma passe a ser trabalhada de forma mais aprofundada para que contribua cada vez mais no desenvolvimento dos estudantes.