Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Orientador "Bandeira, Ariadna da Silva"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA carne nova no pedaço: o turista LGBT dos territórios GLS de Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2014-12-17) Silva , Anderson da Cruz; Sousa , Larissa Montenegro Batista; Bandeira, Ariadna da Silva; Sá, Natalia Silva Coimbra de; Santos, Tadeu Bello dosA busca por novos mercados e segmentos contribui para que o turismo continue incrementando sua atividade econômica. O público homoafetivo vem ganhando visibilidade no cenário internacional e nacional do turismo, principalmente devido às conquistas dos movimentos sociais. Em decorrência disto e das características do consumidor, que deseja um produto diferenciado e personalizado de acordo com os seus interesses, o turismo de lésbicas, gays, bissexuais e trans (LGBT) passa a ser pauta. Este público ao longo das últimas décadas tem estabelecido territórios para gays, lésbicas e simpatizantes (GLS) e construído territorialidades, o que contribui tanto para sua visibilidade quanto para o crescimento da capacidade de atrair turistas LGBT das cidades onde este fenômeno se estabelece. Salvador, capital do estado da Bahia, se destaca nacionalmente enquanto destino de turistas deste segmento. Neste sentido, o objetivo desta monografia é analisar o perfil dos turistas LGBT que visitam ambientes declaradamente GLS na cidade de Salvador/BA. Este é um trabalho exploratório e descritivo que utilizou pesquisa bibliográfica e documental, através de entrevistas e formulários, para alcançar alguns dos resultados obtidos, como o diagnóstico do seu poder aquisitivo, escolaridade e hábitos de viagem. Os resultados apontam que estes turistas apresentam particularidades comportamentais como consumidores de produtos, que eles buscam um turismo de lazer e diversão, mas sem deixar de consumir os espaços culturais e históricos da cidade.
- ItemA conservação do meio ambiente: um estudo sobre o Projeto Tamar/Base Arembepe, Camaçari-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-12) Meneghetti , Vanessa Ribeiro; Bandeira, Ariadna da Silva; Oliveira, Fabiano Viana; Silva, Flavia Souza daA conservação ambiental deve ser suscitada para se permitir que gerações futuras usufruam dos recursos naturais, culturais, sociais, etc., uma vez que meio ambiente é definido por todas estas interações entre o homem e a natureza. Os órgãos governamentais e as organizações do terceiro setor, como as organizações não governamentais e as fundações, contribuem para a proteção do meio ambiente. As organizações civis do terceiro setor desenvolvem programas em prol dos interesses da coletividade com diversas finalidades, dentre elas a defesa do meio ambiente, em atividades educativas que promovem o uso sustentável de uma Área de Proteção Ambiental, por exemplo, junto à comunidade e para a prática do turismo. Os trabalhos de estudo e pesquisa desenvolvidos pela Fundação Pró-Tamar, utilizando uma espécie bandeira em seus Centros de Visitantes facilitam a comunicação com as pessoas a serem sensibilizadas através da educação ambiental. E este turismo, sustentável, causa mudança de atitude e comportamento dos turistas, pois este prima pelo respeito na troca das experiências. E é a partir dessa visão que o principal objetivo deste trabalho é analisar as ações do Projeto Tamar de Arembepe, Camaçari-Ba para a conservação do meio ambiente litorâneo, por meio da educação ambiental para a sensibilização do visitante/turista e ações específicas. Para tanto, foi utilizada a abordagem qualitativa permitindo a análise das atitudes, motivações e valores sensibilizados nos visitantes do Projeto Tamar de Arembepe. Os resultados mostram que a sensibilização do visitante ocorre contribuindo para a disseminação dos princípios da conservação do meio ambiente.
- ItemA qualidade do serviço no Terminal Rodoviário de Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-10) Souza , Marizete Santos de; Bandeira, Ariadna da Silva; Silva, Ana Paula Costal da; Silva, Flavia Souza daAs pessoas estão sempre em busca de bens e serviços que atendam as suas necessidades, exigindo cada vez mais do mercado a excelência na prestação destes serviços. Neste contexto insere-se a qualidade de serviços constituindo-se em um aspecto determinante para a manutenção de qualquer organização frente ao mercado competitivo. Deste modo, esta monografia aborda a qualidade de serviços no Terminal Rodoviário de Salvador sob a percepção dos usuários com relação aos serviços que são prestados pelos estabelecimentos existentes no mesmo. O Terminal Rodoviário de Salvador é administrado pela organização Sinart e começou a ser construído em 1972 para atender a demanda de crescimento da cidade. Construído em arquitetura moderna condizente ao desenvolvimento a qual a cidade passava, foi inaugurado em 1974, e ao longo dos anos passou por vários processos de reformas e ampliações de suas instalações visando oferecer maior comodidade aos seus usuários. Para a contribuição deste estudo monográfico, discutiu-se a relação entre o turismo e os meios de transportes, onde o Terminal Rodoviário de Salvador encontra-se inserido, apresentando sua história e características, bem como a gestão da qualidade de serviços em suas instalações. O objetivo que norteou este trabalho foi o de avaliar o Terminal Rodoviário e se os serviços que são ofertados pelo mesmo estão atendendo as necessidades de seus usuários. Para a consolidação desse objetivo, foi definida a qualidade em si, e como ela se torna um elemento importante para o desenvolvimento da qualidade de serviços na área do Turismo, assim como a qualidade de serviços ofertados no Terminal mediante a ótica de seus usuários. Com esta pesquisa pôde-se observar que a satisfação do consumidor está ligada a maneira de como a administração atua para atender as necessidades de seus usuários.
- ItemA Sala do Coro do Teatro Castro Alves sob a ótica do turismo cultural(Universidade do Estado da Bahia, 2008-12-15) Almeida , Bruno Eduardo Vinhas de; Bandeira, Ariadna da Silva; Lima, Carmen Lúcia Castro; Reis, Rosana Santana dosO teatro é uma das mais antigas linguagens da arte exercida pelo ser humano, como tal é reconhecido como parte da cultura mundial e traz em seus textos, montagens e apresentações especificidades do local onde ocorre. O turismo, atividade econômica em voga na sociedade moderna, utiliza-se da cultura como forma de atrativo para um destino, alia-se à economia da cultura para fomentar os produtos culturais de uma localidade e, então, apropriar-se desta cultura como oferta para o desenvolvimento de suas atividades. O presente estudo apresenta uma análise do público dos espetáculos teatrais apresentados na Sala do Coro do Teatro Castro Alves e do seu público potencial visando a avaliação destes como atrativo potencial para o turismo cultural da cidade de Salvador. O trabalho visa ressaltar a importância de se rever o teatro (espetáculo) como forma de manifestação cultural e analisá-los como opção à diversificação da oferta do turismo cultural na capital baiana.
- ItemAnálise da qualidade de atendimento nos postos de informações turísticas da cidade de Salvador, gerenciados pela BAHIATURSA, sob a perspectiva do turista(Universidade do Estado da Bahia, 2014-12-17) Silva, Ayana Souza da; Conceição Júnior , Edjan Bispo da; Simões , Julia Ferreira Mangueira; Bandeira, Ariadna da Silva; Souza, Constância Maria Borges de; Salvador , Maria EmíliaA atividade turística pode ser compreendida como uma coletânea serviços. Dentro dessa perspectiva, no ambiente competitivo do mercado turístico, a qualidade do serviço se caracteriza como um atributo na fidelização dos turistas que consomem determinado destino. No que tange às responsabilidades do poder público na garantia da funcionalidade da estrutura turística, estão a oferta de serviços básicos de infraestrutura e a sistematização e difusão de informações turísticas. Dessa forma, pode-se compreender o serviço de informação ao turista como uma ferramenta indispensável de promoção turística e orientação, visto que, muitas vezes, o atendimento nestes estabelecimentos se constitui como o primeiro contato do viajante com o seu destino. Nesse sentido, esta pesquisa buscou explorar a qualidade dos serviços turísticos, cujo tema específico foi a análise da qualidade do atendimento nos postos de informações turísticas da cidade de Salvador, gerenciados pela Empresa de Turismo da Bahia – BAHIATURSA S/A, sob a perspectiva do turista. Para a coleta de informações, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e de campo, contando com aplicação de formulários, questionários e entrevistas junto ao público de turistas, atendentes dos postos de informações e representantes da Diretoria de Serviços Turísticos – DST da Bahiatursa. A partir da interpretação dessas leituras pode-se conceber o perfil dos turistas que visitam postos de informações na cidade de Salvador, bem como a avaliação dos mesmos diante do serviço oferecido nestes estabelecimentos.
- ItemCorrida de rua em Salvador como nova percepção turística na cidade de Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2012-03-26) Vilaronga , Érica; Andrade , Fernanda; Bandeira, Ariadna da Silva; Silva, Emília Maria Salvador da; Santos, Tadeu Bello dosA corrida de rua é uma prática esportiva que, em amplo crescimento, tem impulsionado o mercado turístico da cidade receptora. Isso por que muitos dos inscritos viajam para outras cidades a fim de participar das inúmeras competições, o que implica na existência de infraestruturas necessárias como hospedagem, alimentação e entretenimento para receber tanto os participantes, quanto seus acompanhantes. Dessa forma presente trabalho teve como objetivo avaliar a influência das corridas de rua na potencialidade do turismo na cidade de Salvador. Para tanto, utilizou-se de pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas não diretiva com responsáveis pelos órgãos regulamentadores para a execução das corridas de rua, além dos responsáveis pelas instituições organizacionais. Os resultados revelaram que Salvador apresenta potencialidades para a expansão da modalidade corrida de rua como fator de desenvolvimento da cidade como um pólo turístico esportivo.
- ItemEmpreender através da segmentação de mercado: o caso da Felicity Viagens e Turismo(Universidade do Estado da Bahia, 2016-05-05) Nascimento, Isabela Valadares da Silva; Silva, Marina Leão Costa da; Bandeira, Ariadna da Silva; Pereira, Aliger dos Santos; Silva, Emilia Maria SalvadorA atividade turística pode ser segmentada tanto pela oferta quanto pela demanda, sendo esta a mais recente tendência no mercado. Dentro desta perspectiva, os empresários do trade turístico têm buscado se especializar em determinados grupos sociais, sendo esta uma forma de fidelizar o cliente e assim manter o seu negócio no mercado. Por este ângulo, esta pesquisa estudou a segmentação de mercado pela demanda no turismo, cujo objetivo específico foi analisar os elementos que possibilitaram a criação da Felicity Viagens e Turismo – uma agência de viagens voltada para o público batista. Para a coleta de informações, foi utilizada, por exemplo, a pesquisa bibliográfica e de campo, com a realização de entrevistas com representantes de órgãos institucionais – Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) e Sindicato das Empresas de Turismo (SINDETUR) -, representante da Igreja Batista, proprietários da agência de viagens em estudo, além de questionários aplicados com os clientes assíduos da mesma. Assim, a partir deste estudo foi evidenciada uma forma de empreendedorismo em um mercado saturado, bem como os elementos que possibilitaram a criação da Felicity Viagens e Turismo, além de explanar características de seus clientes.