Bacharelado em Administração - DEDC12
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Navegando Bacharelado em Administração - DEDC12 por Orientador "Helfenstein, Lara Amorim"
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- ItemGestão de Estoque em Supermercados: Uma Abordagem Bibliográfica(2024-12-06) Freires, Aline Dias; Barboza, Ana Camila Mendes; Helfenstein, Lara Amorim; Oliveira, Cláudio Roberto Meira; Marques, Rogério SantosEste trabalho de conclusão de curso explora a importância da gestão de estoques em supermercados, destacando como a falta de aplicação de métodos básicos pode resultar em erros que comprometem a eficiência operacional e elevam os custos. A pesquisa, de caráter bibliográfico, analisa práticas fundamentais como os métodos ABC, PEPS, UEPS e o uso do estoque de segurança. O estudo evidencia as falhas comuns cometidas por supermercados que não utilizam essas estratégias, como o acúmulo de produtos desnecessários, perdas financeiras devido a mercadorias vencidas ou danificadas e dificuldade em atender à demanda de forma eficiente. A aplicação de práticas adequadas, como a promoção de itens próximos à validade e o monitoramento contínuo de estoques, demonstra ser essencial para reduzir desperdícios, aumentar a rotatividade de mercadorias e melhorar a competitividade. A análise reforça que uma gestão eficiente de estoques é essencial para a sustentabilidade e o sucesso no setor supermercadista, promovendo equilíbrio entre oferta e demanda, fidelização de clientes e aumento do faturamento
- ItemUma análise no mercado de móveis da cidade de Tanque Novo – BA: um olhar na gestão de marketing(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-06) Sousa, Gabriela de; Oliveira, Kassia Silva de; Helfenstein, Lara Amorim; Oliveira, Cláudio Roberto Meira; Marques, Rogério SantosO presente trabalho teve como objetivo de estudo analisar a gestão de marketing no mercado de móveis de Tanque Novo – BA, com foco de como identificar como ela impacta na visibilidade do negócio de móveis da cidade. Desta forma, os objetivos específicos foram verificar como a gestão de marketing impactava no mercado local e quais meios eram utilizados pelos empreendedores para evidenciarem os empreendimentos de móveis da localidade, analisar as ações de marketing adotadas pelas empresas para se destacarem e evidenciarem seus empreendimentos; identificar como as empresas se comunicam com seus clientes e quais técnicas de merchandising são utilizadas; por fim, demonstrar de que forma as estratégias de marketing utilizadas impactam os negócios perante o mercado local. A metodologia utilizada para o estudo foi bibliográfica, descritiva além da realização de pesquisa de campo, os métodos da coleta de dados utilizados foram aplicação de questionário e observação não participante com enfoque qualitativo. Assim, após estes levantamentos foi identificado que o marketing impacta no aumento do resultado das empresas estudadas, tendo como meio de comunicação e divulgação das mídias sociais (Instagram), WhatsApp e rádio. Ademais, como principais meios de evidenciação e estratégias de preços mais baixos, formas de pagamento mais acessíveis e melhor atendimento, como também parceria com a empresas de marketing. Portanto, os objetivos esperados deste estudo foram alcançados, pois foi constatado que as empresas utilizam métodos de gestão de marketing diferentes, porem as mesmas conseguem obter resultados positivos para a evidência dos negócios.