Bacharelado em Administração - DEDC12
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Navegando Bacharelado em Administração - DEDC12 por Orientador "Guimarães, Jane Kelly Nascimento Porto"
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- ItemA importância da padronização de processos gerenciais nas micro e pequenas empresas.(Universidade do Estado da Bahia, 2025-05-14) Souza, Tulio dos Santos de; Guimarães, Jane Kelly Nascimento Porto; Silva, João Wilker Aparecido Guimarães da; Xara, Gustavo Mamede Sant' AnnaEste estudo examina a importância da padronização de processos gerenciais em micro e pequenas empresas, destacando sua relevância para a eficiência e sobrevivência dessas organizações. Tem como objetivo analisar a relevância da padronização de processos gerenciais, considerando sua contribuição para a eficiência operacional, redução de custos e aumento da competitividade nas micro e pequenas empresas. A pesquisa evidencia que, apesar da significativa contribuição econômica desse segmento, muitos desses negócios enfrentam desafios operacionais decorrentes da falta de uma gestão estruturada e de procedimentos padronizados. A padronização é apontada como uma estratégia crucial para a redução de erros, aumento da produtividade e otimização dos recursos disponíveis. Além disso, o estudo sublinha a necessidade de integrar o planejamento estratégico à padronização de processos, permitindo maior adaptabilidade e competitividade no mercado. A metodologia adotada baseia-se em uma pesquisa bibliográfica, estruturada em três etapas principais. Primeiro, foi realizado um levantamento bibliográfico em bases de dados acadêmicas e bibliotecas digitais para coletar materiais relevantes sobre o tema. Em seguida, ocorreu a seleção e análise das fontes, considerando a adequação ao tema da padronização de processos gerenciais em micro e pequenas empresas. Por fim, as informações foram organizadas e discutidas, proporcionando uma análise qualitativa dos impactos da padronização na gestão e no desempenho dessas organizações. A ausência de processos gerenciais definidos é identificada como uma das principais causas de falhas empresariais, o que torna fundamental a adoção dessa prática para assegurar a longevidade dos negócios. Portanto, conclui-se que, além da padronização, políticas públicas voltadas à capacitação dos gestores são essenciais para o fortalecimento e crescimento das micro e pequenas empresas no cenário econômico brasileiro.
- ItemEstudo de caso gestão financeira da universidade do estado da Bahia – UNEB campus XII(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-12) Leal, Guilherme Nunes; Couto, Tainá Nunes; Guimarães, Jane Kelly Nascimento Porto; Marques, Rogério Santos; Souza, Jussimara de CássiaEste trabalho tem como objetivo principal esclarecer as dúvidas da comunidade externa sobre gestão de um dos campi de universidade pública do estado da Bahia e os desafios que ela enfrenta. O problema central investiga como é a gestão do campus, qual seu orçamento, e como são feitas as escolhas de compras e investimentos. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, caracterizada como estudo de caso, utilizando questionários enviados ao corpo administrativo da instituição para coletar dados. O questionário foi elaborado com perguntas objetivas e uma opção discursiva, permitindo uma análise detalhada das respostas. Além disso, foram utilizadas fontes como a Lei de Acesso à Informação e a Lei Orçamentária da SEPLAN para complementar os dados financeiros e orçamentários. Os resultados indicaram uma falta de transparência específica sobre a divisão orçamentária entre os campi, dificultando a análise da realidade financeira do campus XII. Ainda observou-se neste estudo, que a predominância de processos licitatórios prioriza o menor preço, afetando a qualidade dos serviços e produtos adquiridos. E não obstante, os cortes orçamentários constantes também foram identificados como uma ameaça à operação da universidade. Entretanto, embora a UNEB cumpra com as exigências legais de transparência, é necessário melhorar a especificidade das informações para uma gestão mais eficaz e uma maior confiança da comunidade. Sugere-se que mais estudo sejam feitos sobre o tema abordado para uma maior variedade de situações e realidades, fomentando melhor o assunto e gerando mais conteúdo para estudo.
- ItemGestão estratégica de estoques: estudo de campo em uma empresa atacadista do segmento alimentício(2019-09-19) Pereira, Edilson da Silva; Santos, Paulo Renan Donato; Guimarães, Jane Kelly Nascimento Porto; Costa, Marcelo Neves; Neto, José Brilhante de Souza; Souza, Jussimara de Cássia L.A gestão de estoques possui papel fundamental para o resultado financeiro da empresa e colabora na melhoria do nível de serviço em relação aos clientes e redução de custos empresariais. Percebe-se que as estratégias delimitadas pelas organizações são essenciais para seu crescimento, pois se deve conciliar a redução de custos, para proporcionar investimentos nos demais setores da empresa, bem como oferecer produtos de máxima qualidade para satisfazer o cliente. Esta pesquisa tem como objetivo principal conhecer a gestão de estoques da empresa Alfa. Posteriormente, identificar quais são os parâmetros utilizados para fazer a gestão de estoque; determinar como a gestão de estoque interfere no processo de vendas; e por último investigar a importância da gestão de estoque na redução de custos. A metodologia utilizada para este estudo de caso foi uma pesquisa exploratória e qualitativa, pela qual foi possível levantar informações sobre o tema em questão. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário, baseado na escala Likert. Como resultados obtidos neste artigo, conclui-se que uma gestão de estoque eficaz possibilita informações estratégicas que são imprescindíveis na busca da redução de custos.
- ItemQualidade de vida no trabalho docente: reflexões e perspectivas no ensino fundamental I da rede pública(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-18) Dias, Thaís Rosa; Guimarães, Jane Kelly Nascimento Porto; Marques, Rogério Santos; Helfenstein, Lara AmorimA qualidade de vida é um aspecto importante a ser considerado na promoção de saúde dos professores, sobre os quais são atribuídas diversas funções no cotidiano de suas atividades de trabalho. Este estudo tem por objetivo analisar as condições de trabalho e os fatores que influenciam a qualidade de vida dos professores no Ensino Fundamental I da Rede Pública. A partir da revisão de pesquisas de diferentes autores, relacionadas ao assunto, são discutidos aspectos como as condições de trabalho nas escolas, infraestrutura inadequada, sobrecarga de tarefas, falta de recursos pedagógicos e o impacto da jornada de trabalho nas vidas dos docentes. O estudo também aborda a importância das relações interpessoais dentro do ambiente escolar, a necessidade de formação continuada, o apoio psicológico e as políticas públicas de valorização profissional. Este estudo possui caráter qualitativo, onde a metodologia adotada foi baseada em uma revisão bibliográfica, sendo ainda uma revisão integrativa. A pesquisa considerou o levantamento de artigos científicos, em bases de dados eletrônicas. Os critérios de inclusão considerados foram: artigos publicados nos últimos 10 anos, sendo do ano de 2014 a 2024. Com efeito, esse estudo identificou que as condições de trabalho, especialmente a carga horária excessiva e a falta de recursos, estão entre os fatores mais críticos que afetam negativamente a qualidade de vida dos professores, gerando estresse, cansaço e até sintomas de burnout. Além disso, a falta de políticas educacionais eficazes e de suporte adequado nas escolas prejudica o bem-estar dos docentes. O estudo sugere que é fundamental a implementação de estratégias integradas, incluindo melhores condições de trabalho, programas de capacitação, apoio emocional e reconhecimento profissional, para promover uma melhoria significativa na qualidade de vida no trabalho docente. Portanto, conclui-se que, para a promoção de um ambiente escolar mais saudável e motivador, é essencial uma abordagem multidimensional que envolva tanto os gestores educacionais quanto o apoio institucional adequado.