Bacharelado em Administração - DEDC12
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Navegando Bacharelado em Administração - DEDC12 por Orientador "Bomfim, Antônio Ribeiro"
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- ItemDistribuição física: desafios da gestão empresarial nas empresas atacadistas de produtos alimentícios(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-04) Silva, Gilberto Araújo; Almeida , Michael Rayan Cardoso de; Bomfim, Antônio Ribeiro; Oliveira, Cláudio Roberto Meira de; Silva, João Wilker Aparecido Guimarães da; Bomfim, Antônio RibeiroA logística é uma parte essencial do sucesso das empresas, e a distribuição física, uma de suas principais áreas, desempenha um papel crítico no sucesso das empresas atacadistas. O objetivo deste trabalho foi compreender os desafios e os impactos da distribuição física para a gestão do negócio enfrentados pelas empresas atacadistas de produtos alimentícios de Guanambi-BA. Nessa perspectiva, objetivamos mais especificamente investigar a relação entre os atacadistas e o varejo local, identificar os desafios enfrentados para a distribuição física e analisar as estratégias utilizadas por estas empresas. Para a realização da pesquisa, foi adotada uma abordagem qualitativa, com um levantamento bibliográfico inicial e entrevistas semiestruturadas com as empresas atacadistas selecionadas. Dentre os resultados, o alto custo dos processos logísticos é o principal desafio enfrentado, mas as empresas adotam estratégias para mitigá-los e garantir a sobrevivência no mercado. A pesquisa concluiu que a distribuição física é um fator crítico para o sucesso das empresas atacadistas de produtos alimentícios em Guanambi-BA.
- ItemGestão de compras: um enfoque nas empresas de pequeno porte de varejo supermercadista em Guanambi-BA(Universidade Estadual da Bahia, 2024-12-16) Pinto, Gabriel Martins; Marinho, Felipe Santos; Bomfim, Antônio Ribeiro; Bomfim, Antônio Ribeiro; Oliveira, Cláudio Roberto Meira de; Silva, João Wilker Aparecido Guimarães daNos últimos anos, a gestão de compras tem se destacado como uma área fundamental para o sucesso e a competitividade das empresas, especialmente no setor de varejo supermercadista. O objetivo deste trabalho foi compreender como as empresas supermercadistas em Guanambi gerenciam seus processos de compra e relacionamentos com fornecedores. Mais especificamente, buscamos entender a importância da Função de Compras para as empresas de varejo supermercadista de Guanambi; conhecer as características das empresas varejistas de Guanambi e verificar o uso das tecnologias da informação nos processos de compras. A abordagem utilizada para na realização desse trabalho foi uma pesquisa qualitativa, com base em pesquisa bibliográfica e exploratória, aplicada através de pesquisa de campo com utilização de formulários em 11 empresas de pequeno porte de varejo supermercadista de Guanambi-BA. Os resultados obtidos, demonstraram que a maioria das empresas não possui o setor de compras bem definido, a escolha dos fornecedores tem forte ligação com os quesitos de preço praticados e qualidades dos produtos e os principais desafios são a negociação com fornecedores e adequação ao uso de sistemas de informações.
- ItemGestão eclesial e empresarial: um estudo das suas especificidades e similaridades.(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-10) Santana, Wicley Martins; Bomfim, Antônio Ribeiro; Oliveira, Cláudio Roberto Meira de; Guimarães, Jane Kelly Nascimento PortoO presente estudo investiga a gestão eclesial da Paróquia São Geraldo Majella, comparando-a com práticas empresariais. Observou-se que a Paróquia possui uma estrutura organizacional sólida e hierarquizada, com decisões compartilhadas entre o pároco e os conselhos pastorais e administrativos. A gestão financeira enfrenta desafios devido à variabilidade das receitas, dependentes de doações e contribuições voluntárias. A liderança do pároco é fundamental para motivar os voluntários, essenciais para as atividades paroquiais. A comunicação e o marketing são realizados de forma estratégica para engajar a comunidade. A análise destaca a importância da formação contínua de lideranças, manutenção de fundo de reserva e melhoria na comunicação interna e externa. Conclui-se que práticas de gestão de empresas podem ser aplicadas e adaptadas ao contexto eclesial para aprimorar a eficiência e sustentabilidade das atividades.