Licenciatura em Ciências Biologicas - DCET2
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Ciências Biologicas - DCET2 por Orientador "Santos, Genivaldo Cruz"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemFormação docente em tempos de pandemia pelo SARS COV-2 no período de 2020 á 2022(2022-12-22) Souza, Isadora Bitencourt Alves; Santos, Genivaldo Cruz; Queiroz, Magnólia Silva; Santos, Genivaldo CruzA Universidade é um local de extrema importância para formar professores, uma vez que o ambiente acadêmico contribui para o desenvolvimento do conhecimento teórico, prático e também possibilita trocas de aprendizados entre os discentes e entre os docentes e estudantes. Quando a instituição superior não está apta a formar um professor, o futuro docente terá graves consequências no exercício da sua profissão. Diante do aparecimento do vírus SARSCoV-2 e, após, um período a doença (COVID-19) ocasionada por este patógeno tornar-se uma pandemia em 2020, as universidades necessitaram aderir ao fechamento para evitar a propagação deste microrganismo e com isso, grandes consequências foram geradas na formação do estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas. Pensando nas implicações geradas neste período pandêmico na educação superior, o presente trabalho tem como objetivo identificar impactos gerados pela Sars-Cov-2 na formação do professor da rede de ensino Básico de Alagoinhas, e listar os benefícios gerados pela nova metodologia de aprendizagem por meio da mediação Tecnológica. Para a realização da escrita, foram utilizadas revisões de literaturas em pesquisas diversas, desde artigos, monografias e textos técnicos, bem como, alguns registros vivenciados no período remoto da licencianda a partir da autobiografia. Diante das análises obtidas, foi possível identificar diversas consequências ocasionadas pela iniciativa remota, como falhas no processo ensino-aprendizado, menor aproveitamento dos estágios supervisionados e ausência de aulas práticas no período de mediação online como conseqüências negativas, e como ponto positivo, pôde-se destacar o aprimoramento da utilização dos recursos tecnológicos.
- ItemFungos liquenizados: o que sabemos e como são abordados nos livros didáticos?(2022-12-22) Silva, Shelly dos Santos; Santos, Genivaldo Cruz; Barreto, Antonio Geralda da Silva Sá; Coelho, Alexa Araujo de Oliveira PaesOs fungos são organismos primordiais na área social, ecológica e econômica. Sendo encontrados em diversos ambientes, porém com poucos estudos e espécies descritas, o que limita o conhecimento sobre esse grupo, que obteve o reconhecimento de suas singularidades tardiamente. Desse modo, o entendimento sobre a micologia foi afetado, incluindo os fungos liquenizados, que são resultados de um processo simbiótico entre um fungo (micobionte) e algas ou cianobactérias (fotobionte) e atualmente representam em torno de 20% de todas as espécies de fungos já conhecidas. Os líquens apresentam uma ampla diversidade apesar de pouca investigação e identificação, o que impulsiona a busca e divulgação sobre sua importância tanto para o meio acadêmico, ensino básico e a comunidade. Essa monografia tem por objetivo inteirar-se sobre os líquens, num processo de revisão de literatura, localizando os estudos realizados no Brasil, além de analisar como são abordados no livro didático. No processo de coletas dos dados, fica explicito que o nosso país não desenvolve muitas pesquisas a respeito do grupo e principalmente, que os poucos levantamentos ocorrem, em maioria, nas regiões Sul e Sudeste, sendo comum encontrar resultados próximo de um mesmo tema gerador, o biomonitoramento do ar e indicadores ecológicos, um campo em há maior verificação, visto que, os líquens são sensíveis a determinados poluentes. Com a verificação dos dados é perceptível a necessidade de pesquisadores que explorem mais áreas de estudos, principalmente nas demais regiões do Brasil, além de mudanças nos livros didáticos, de modo a trazer a abordagem para a realidade do estudante, o qual oportunizaria a popularização para os demais públicos.