Licenciatura em Ciências Biologicas - DCET2
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Ciências Biologicas - DCET2 por Orientador "Santos, Genário dos"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAutoetnografia na reflexão do processo formativo e do fazer pedagógico no contexto da educação básica(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-04) Santos, Luciene de Jesus dos; Santos, Genário dos; Coelho, Alexa Araújo de Oliveira Paes; Almeida, Gracineide Selma Santos deA autoetnografia é uma narrativa poderosa e relevante para explorar os processos formativos dos profissionais da educação pautado no exercício da ação-reflexão-ação a partir do histórico de vida do sujeito. O objetivo desta pesquisa de conclusão de curso foi descrever de modo autoetnográfico, minha trajetória formativa na área da docência a fim de analisar e compreender as vivências pedagógicas atuais, os desafios e as transformações ocorridas no fazer da educação básica. Para tanto, o percurso metodológico adotado a escrita e a análise autoetnografica. Para aprofundamento teórico, fez-se uso de artigos indexados na base Scielo.Org. Como discussão, o texto está dividido em quatro capítulos: o primeiro, apresenta as considerações acerca da minha formação docente destacando os desafios e as experiências exitosas ao longo da caminhada; o segundo, discorre sobre os caminhos formativos na educação básica e traz vivências que tive durante o período formativo e as contratações temporárias de trabalho, fazendo links com as demandas e recortes teóricos e práticos apreendidos na universidade; o terceiro, apresenta os caminhos formativos no ensino superior destacando a importância da boa formação para o exercício da docência; e por fim, o quarto, narra os caminhos e vivências formativas em ambientes de trabalho na educação básica. Tendo como conclusão que a experiência universitária foi imprescindível para a construção da identidade profissional e pessoal, ampliando a minha visão de mundo, de ensino, de escola, de sociedade e de vida.
- ItemDo voo à educação: representações de aves em livros didáticos(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-22) Cruz, Lucas Santana Gomes dos Reis; Santos, Genário dos; Barreto, Antonio Geraldo da Silva Sá; Queiroz, Magnólia SilvaO Brasil é um dos países com maior biodiversidade de aves do mundo e a distribuição de espécies residentes é mais concentrada na Amazônia e na Mata Atlântica. O estudo das aves é um dos conteúdos previstos no sistema de educação brasileira para serem ministrados nos componentes curriculares de Ciências na Etapa do Ensino Fundamental e Biologia na Etapa do Ensino Médio. Preponderante, o conteúdo é ensinado fazendo uso do livro didático. Neste viés, esta pesquisa qualitativa, descritiva e documental, tem por objetivo analisar de que maneira o conteúdo sobre as aves tem sido abordado nos livros didáticos (LDs) de Biologia, aprovados pela PNLD e escolhidos por professores da Educação Básica no município de Catu, na Bahia. As obras selecionadas, no mês de outubro de 2024, são do mesmo ano (2024) e as análises foram feitas com base na “Análise de Conteúdo" na modalidade “Análise Temática” composta de três etapas: pré-análise; exploração do material e tratamento de resultados obtidos e interpretação. Sobre a existência do conteúdo “aves”, três dos quatro LDs apresentam, são eles: LD1; LD3 e LD4. Apenas no LD2 não contém o conteúdo. Nos três LDs foram encontradas ilustrações e esquemas em tamanhos distintos, e cores diferenciadas em cada representação esquemática. Duas ilustrações de aves não estão acompanhadas do nome científico e há erros relacionados ao nome popular e científico de aves. Ao analisar os LDs, encontramos apenas um único tipo de abordagem - Biológica, Zoológica ou Evolutiva. Os LDs observados concentram esforços em descrever os conteúdos, com isso, deixam de lado abordagens: ecológica e ambiental; sociocultural ou simbólica; investigativa; lúdica e motivacional; interdisciplinar. Diante dessas fragilidades, fica comprovado neste estudo que os LDs ainda precisam ser muito mais aperfeiçoados para contribuir melhor no processo de ensino-aprendizagem. De modo geral, os LDs observados concentram esforços em descrever os conteúdos, com isso, deixa de lado tipos de abordagem: ecológica e ambiental; sociocultural ou simbólica; investigativa; lúdica e motivacional; interdisciplinar.
- ItemInclusão de surdos no ensino superior: implicações, acesso e permanência.(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-04) Anjos, Luana de Souza Silva dos; Santos, Genário dos; Coelho, Alexa Araújo de Oliveira Paes; Almeida, Gracineide Selma Santos deA inclusão de estudantes surdos no Ensino Superior brasileiro ainda é uma realidade que precisa ser debatida na sociedade. Apesar dos dados estatísticos mostrarem um aumento de pessoas com deficiência auditiva, surdez e surdocegueira ingressando no Ensino Superior, existe a real necessidade de políticas públicas para a garantia de mais acesso e de permanência de qualidade na universidade. Neste contexto, esta pesquisa teve como objetivo discutir sobre a inclusão dos surdos no ensino superior, analisar as implicações do baixo índice de acesso e permanência dentro das universidades, em especial a UNEB. A pesquisa é caracterizada como qualitativa e explorativa e teve como base metodológica a revisão de literatura a partir de publicações indexadas na base de dados do Periódico da CAPES. A análise e discussão pautaram-se na Análise de Conteúdo. Com base no corpus do estudo, conclui-se que para melhoria do acesso e permanência de estudantes surdos e com deficiência auditiva na universidade é preciso avanços nas políticas públicas, na formação e a capacitação de professores, fortalecimento da Libras e seus intérpretes, de elaboração de materiais didáticos adaptados, aulas contextualizadas para a realidade surda, entre outras demandas importantes, como presença dos Núcleo de Acessibilidade e Inclusão e suas efetivas ações de acompanhamentos estudantis. É preciso o desenvolver da consciência e a construção da cultura inclusiva que possibilita o acesso, mas também, e, sobretudo, a permanência das pessoas com deficiência na universidade.
- ItemPós-pandemia e evasão escolar: uma análise sobre os motivadores sociais e suas consequências no ensino médio do Estado da Bahia.(Universidade do Estado da Bahia, 2025-12-04) Cristo, Tairone Gomes de; Santos, Genário dos; Santana, Edson Braz; Queiroz, Magnólia SilvaA pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) atingiu o mundo no início de 2020. Foi um momento que trouxe diversas mudanças para o nosso cotidiano, sobretudo, para a educação que sofreu com os impactos provenientes das medidas do isolamento social. Diversas mudanças ocorreram nos processos educativos, acentuando a desigualdade que já se arrasta no país. Em vista deste cenário, o objetivo desse estudo qualitativo foi compreender os motivadores sociais que contribuíram para o aumento da taxa de evasão e abandono de estudantes do Ensino Médio da Rede Pública de ensino do Estado da Bahia, no período pós-pandemia da Covid-19 e apresentar reflexões acerca das medidas tomadas para a minimização desta problemática. A metodologia adotada foi à revisão de literatura tendo como base o SciElo.Org e com recorte temporal dos últimos cinco anos de publicação sobre a temática e a análise dos dados foi feita com base na Análise de Conteúdo de Bardin. O estudo possibilitou reflexões críticas sobre os impactos da pandemia no âmbito educacional no Brasil, bem como os motivadores que mais influenciaram o fenômeno do abandono e da evasão escolar. Os dados mostraram que a educação em nosso país e, sobretudo, na Bahia, vem se transformando após a pandemia e que aumentou o número de estudantes que evadiram da escola no período pandêmico. Como medidas, o governo promoveu algumas estratégias que contribuíram para que os estudantes se mantivessem no ambiente escolar, a exemplo de programas como o Pé de Meia, o Bolsa Presença e Bolsa Mais Estudos. Por fim, o estudo demonstra que se faz necessário analisar o valor social da educação e da escola, repensar a educação escolar de qualidade e em políticas públicas voltadas para garantir a permanência do estudante e, assim, promover a inclusão dos sujeitos. Um convite para refletir e repensar os rumos da educação escolar brasileira no presente século.
- ItemUso de modelos didáticos de biscuit no ensino de parasitologia: reflexões acerca dos processos de ensino e de aprendizagem.(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-04) Souza, Luan Santos; Santos, Genário dos; Santana, Edson Braz; Queiroz, Magnólia SilvaO ensino das ciências no Ensino Fundamental e Médio é desafiador à medida em que é necessário contextualização e construção de sentidos da aprendizagem de acordo com a realidade dos estudantes, assim como na promoção de aulas práticas e experimentais. Sobre essa perspectiva, esta pesquisa qualitativa e monográfica, teve como objetivo principal compreender e demostrar a eficácia da utilização do modelo didático com biscuit nos processos de ensino e de aprendizagem sobre parasitas em duas turmas do 7º ano do Ensino Fundamental II, no componente curricular de Ciências em uma unidade de ensino no município de Alagoinhas, Bahia. As aulas ministradas tiveram como conteúdos os ciclos de parasitologia das doenças Esquistossomose, Chagas e Teníase. Como metodologia, foram feitas as revisões de literatura como base em artigos indexados no SciELO.Org e em livros sobre a temática. As aulas teóricas e práticas foram ministradas e avaliadas pelos estudantes por meio de questionários, através do qual, foi possível diagnosticar e analisar o aprendizado adquirido após as aulas. Como resultados, foi possível compreender que o uso de metodologias lúdicas e práticas é um importante aliado no processo do ensino e da aprendizagem de Ciências e/ou quaisquer outra área do conhecimento e que quando o ambiente da sala de aula proporciona ao estudantes elementos para que possam protagonizar seu conhecimento, há maiores possibilidades e estímulos para a construção de aprendizagens com mais qualidade e significado para o aprendiz.