Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Orientador "Cruz, João Hélio Reale da"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Item(Des)vantagens do trabalho intermitente(2019-09-24) Trindade, Diva Domingues da Silva; Cruz, João Hélio Reale da; Montalvão, VaniaO presente artigo busca em seu conteúdo discorrer sobre o trabalho e as relações de trabalho Mostrar suas vantagens e desvantagens, como também fazer um comparativo, com alguns países europeus, desse novo regime de contratação. Para isso é necessário compreender princípios do direito trabalhista como também as mudanças que ocorreram, nesse âmbito, a partir da Lei n° 13.467, de julho de 2017. Para realização do trabalho foi utilizada pesquisa bibliográfica, por se evidenciar a metodologia mais adequada. O trabalho intermitente no Brasil ocorre de maneira que o trabalhador não possui garantia de serviço, automaticamente não possui garantia de recebimento. Essa nova maneira de contratação poderá diminuir o índice de desemprego, no entanto, não preserva a qualidade de vida dos trabalhadores. A perspectiva dessa nova lei apresenta vantagens e desvantagens, sendo necessário avaliar a viabilidade da empresa manter funcionários, bem como o empregado refletir sobre o bônus e ônus dessa forma de contrato.
- ItemGestão de pessoas no cenário de crise econômica e perda de direitos trabalhistas(2019-09-26) Domingues, Marcos Bomfim Perrone; Cruz, João Hélio Reale da; Montalvão, VâniaEsta pesquisa aborda a Gestão de Pessoas nas organizações em períodos de crise financeira, cujos efeitos são sentidos na supressão de postos de trabalho. Por meio de extensa pesquisa bibliográfica, tendo como base estudos e dados estatísticos, foi feito um levantamento histórico da crise mundial econômica e financeira de 2008, fazendo também contraponto entre o trabalhismo brasileiro e sua legislação, com evolução da escola de recursos humanos, tendo como objetivo principal a análise do papel da Gestão de Pessoas como área de conhecimentos específica da ciência administrativa em ambientes de crise. A instabilidade dos mercados foi a justificativa para o avanço da destruição do trabalhismo, havendo forte pressão do empresariado para a aprovação de leis como a das terceirizações e a reforma trabalhista, o enfraquecimento e descrédito dos sindicatos, recrudesceram o processo de exploração da mão de obra, sob a propaganda de redução do desemprego e modernização, mas que na realidade apenas mascara a manutenção de suas margens de lucro em tempos de crise. Neste cenário a moderna Gestão de Pessoas tem sido usada como arcabouço teórico para minorar os efeitos negativos de instabilidades sobre a produtividade e lucratividade das organizações, lançando mão de diversas técnicas e estudos, sendo o principal articulador e interlocutor entre os colaboradores e a alta administração. No caso brasileiro, dentre as múltiplas abordagens possíveis, faz-se uso extensivo do downsizing como redução de custos.
- ItemA importância da COOPAG na cadeia produtiva do leite na microrregião de Guanambi - Bahia(2014-06-30) Souza, Gilson de Jesus; Abrantes, Hederson Silva de; Cruz, João Hélio Reale da; Pinheiro, Sueli LagoAs cooperativas constituem um movimento social de livre adesão e têm características ímpares dentro do sistema capitalista, uma vez que sua ação é voltada para a satisfação dos anseios de seus associados, sejam eles econômicos ou sociais propiciando e contribuindo assim para um desenvolvimento de forma igualitária. No âmbito regional tem-se a Cooperativa Agropecuária de Guanambi - COOPAG, atuando com a compra e beneficiamento do leite in natura e consequente venda dos produtos derivados, a COOPAG promove uma estruturação da cadeia produtiva na microrregião bem como facilita o acesso dos produtores de leite ao mercado. O presente trabalho tem como objetivo principal demonstrar a importância socioeconômica da COOPAG para com os resultados da cadeia produtiva da microrregião do município de Guanambi. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre os temas cooperativismo e produção do leite no intuito de embasar o trabalho, sendo que também foi feito um estudo de caso na cooperativa em questão para a materialização do trabalho. Pode-se constatar com isso que a atuação da COOPAG tem se limitado a apenas as relações de compra e venda do leite, não contemplando dessa forma a dimensão social que objetiva melhorar a qualidade de vida de seus associados através da prática coletiva e solidaria do trabalho em conjunto. Ao passo que tem facilitado a inserção dos produtores ao mercado, a cooperativa tem favorecido consequemente a manutenção do fluxo real da economia que de forma tímida e limitada colabora para com o desenvolvimento da microrregião.