Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Orientador "Chaves, Adller Moreira"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemGestão de Pessoas na Construção Civil: um estudo sobre produtividade, qualificação e rotatividade de mão de obra em uma construtora baiana(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-13) Silva, Celia Pereira; Chaves, Adller Moreira; Guimarães, Jane Kelly Nascimento Porto; Oliveira, Cláudio Roberto Meira deO presente trabalho apresentou uma pesquisa voltada para a Gestão de Pessoas no setor da Construção Civil. Com isso, o artigo teve como objetivo analisar os desafios enfrentados pela Gestão de Pessoas em uma construtora no interior da Bahia, com foco na rotatividade, produtividade e qualificação de mão de obra. Neste sentido, investigou-se, por meio de um estudo de caso, as práticas e estratégias adotadas pela empresa para lidar com os problemas citados, bem como os impactos que estes empecilhos acarretam à construtora. Os resultados da pesquisa destacam a importância de implementar planos de cargos e salários, feedbacks bem estruturados e investimento em capacitação de mão de obra, buscando promover maior satisfação, retenção e eficiência dos colaboradores, mitigando os desafios e melhorando os resultados. Portanto, a pesquisa evidencia e contribui para o entendimento e aprimoramento das práticas de Gestão de Pessoas no setor da Construção Civil.
- ItemIdentidade profissional na vitrine: a blogueirização do trabalhador autônomo na era digital(Universidade do Estado da Bahia, 2025-11-19) Souza, Joabi dos Santos; Conceição Neta, Maria Júlia da; Chaves, Adller Moreira; Helfenstein, Lara Amorim; Silva, João Wilker Aparecido Guimarães daO presente artigo analisa o fenômeno da blogueirização das profissões, destacando como profissionais autônomos, especialmente da área da saúde, utilizam o Instagram para construir e promover suas identidades profissionais. Com abordagem qualitativa e caráter exploratório, a pesquisa combinou análise bibliográfica, documental e observacional, envolvendo 12 perfis profissionais do Sertão Produtivo. O estudo evidencia que as redes sociais se consolidaram como vitrines de autopromoção, onde a imagem pessoal é utilizada como estratégia de marketing e reconhecimento simbólico. Observou-se uma forte integração entre vida pessoal e profissional, influenciada pela cultura digital e pela lógica do personal branding. Essa exposição contínua reflete a busca por visibilidade e pertencimento em um cenário marcado pela espetacularização da vida cotidiana. Conclui-se que a blogueirização representa uma nova forma de atuação e legitimação no mercado de trabalho, em que autenticidade, estética e comunicação se tornam elementos centrais da identidade profissional.
- ItemMulheres-mães no mercado de trabalho: revisão de literatura sobre desigualdades, políticas de equidade e sustentabilidade social(Universidade do Estado da Bahia, 2025-12-05) Oliveira, Ailsa Leão dos Santos; Chaves, Adller Moreira; Helfenstein, Lara Amorim; Farias, Lívia GuimarãesO processo de valorização das mulheres, especialmente daquelas que conciliam maternidade e vida profissional, passou por transformações significativas ao longo do tempo. Contudo, ainda persistem barreiras estruturais e culturais que dificultam a plena equidade de gênero no mercado de trabalho. Este estudo, de natureza bibliográfica, analisa as características e os desafios enfrentados por mulheres mães em suas trajetórias profissionais, destacando as estratégias utilizadas para equilibrar as demandas maternas, laborais e pessoais. As discussões indicam que essas mulheres continuam a enfrentar obstáculos para sua permanência e ascensão profissional, sendo comum o recurso ao empreendedorismo por necessidade como alternativa diante da ausência de políticas de apoio e de condições laborais flexíveis. Essa forma de empreendedorismo, embora promova certa autonomia econômica, evidencia desigualdades estruturais que limitam o acesso das mulheres a oportunidades formais e à liderança. A discussão articula-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4 e 5 (ODS 4 e ODS 5), que tratam da educação de qualidade e da igualdade de gênero, fundamentais para promover a inserção e o reconhecimento profissional das mulheres mães. Assim, o estudo propõe uma reflexão crítica sobre as transformações necessárias no mercado de trabalho e na sociedade, a fim de construir um futuro mais equitativo e sustentável, pautado na justiça social, na valorização feminina e no fortalecimento da economia.