Licenciatura em Historia - DEDC13
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Historia - DEDC13 por Orientador "Santos, Jacimara Vieira dos"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA lei 10.639/03 como ferramenta contra o racismo religioso: estudo de caso em uma unidade Escolar no distrito de João Amaro – BA(Universidade Do Estado Da Bahia, 2024-06-14) Jesus, Maciel Santos de; Santos, Jacimara Vieira dos; Lopes, Regiane Luzia; Brasileiro, Osmando JesusOs estudos que relacionam as implicações do racismo e do racismo religioso no Brasil seguem crescendo vertiginosamente, expressando a qualificação de profissionais brasileiros na construção de uma educação equânime. Contudo, por mais que os avanços demonstrem a mudança do contexto educacional, a realidade das escolas brasileiras ainda aponta horizontes a serem observados para as melhorias na educação. Desse modo, o objetivo geral deste trabalho teve em vista analisar as estratégias para desestigmatização das religiões de matrizes africanas candomblé dentro da escola estadual Lauro Farani Pedreira de Freitas em João Amaro, Bahia. A pesquisa se caracteriza como descritiva exploratória, de abordagem qualitativa, cujo método utilizado foi o estudo de caso. Os resultados alcançados demonstraram que o tratamento da Lei 10.639/03 vem alcançando resultados satisfatórios, mas que ainda devem ser trabalhados para o enfrentamento ao racismo religioso na instituição.
- ItemEscolas rurais em tempos de pandemia: desafios para as/os estudantes do 5º ano da Escola Santo Antônio, na cidade Marcionílio Souza – BA, no ano de 2020.(2024-07-11) Silva, Maria de Jesus; Santos, Jacimara Vieira dos; Santos, Hamilton Rodrigues dos; Lopes, Rodrigo FreitasAs concepções sobre a Educação brasileira sempre estiveram restritas ao meio urbano. Com isso, por muitas décadas, a Educação do campo foi desconsiderada quanto às suas demandas e particularidades no processo de ensino. Diante do movimento político de reconstrução de uma educação que estivesse voltada aos saberes historicamente produzidos pelas pessoas da zona rural e às inconsistências que permeiam a percepção dos aspectos mais relevantes da educação do campo, esta pesquisa teve como objetivo analisar os caminhos pedagógicos adotados pelos professores de uma escola no município de Marcionílio de Souza, Bahia, no período da pandemia de COVID-19, no ano de 2020. A presente pesquisa se tratou de um estudo de caso, cujos instrumentos de coleta foram a pesquisa de campo e a aplicação de entrevistas semiestruturadas. Foi realizado também um levantamento bibliográfico nos principais bancos de dados brasileiros, como os Periódicos da CAPES e o SciELO, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento do assunto e aumentar a familiaridade com o tema. Este estudo se justifica pela necessidade de produções que colaborem científica e socialmente com a Educação Rural, trazendo para o meu Território geopolítico e cultural o debate sobre um assunto tão pertinente. Os resultados obtidos demonstraram que as estratégias pedagógicas adotados pelo corpo pedagógico da unidade escolar selecionada foi de fundamental importância para a contribuição da formação e para a reversão do quadro de evasão escolar. Foi percebido também que a educação do campo, na Bahia, ainda vem sofrendo um apagão tanto no sentido de produção científica quanto de políticas públicas que colaborem para o enfrentamento das desigualdades existentes.
- ItemOs impactos da pandemia na educação inclusiva – enfoque às aulas de história no IFBA – campus Seabra(2022-12-19) Moraes, Lucas Pereira; Santos, Jacimara Vieira dosO presente trabalho teve como objetivo investigar os impactos causados pela pandemia da COVID-19, dentro do cenário da Educação Inclusiva. Para isso, foi realizada uma pesquisa etnográfica na sala de aula inclusiva (Cançado, 1994), da turma de História do 10 ano do Ensino Médio, no INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA – Campus Seabra.
- ItemMovida Madrileña: a contracultura na Espanha através do filme Laberinto de Pasiones (1982), de Pedro Almodóvar(2022-12-22) Borges, Ismenia Meireles Costa de Almeida; Santos, Jacimara Vieira dos; Santos, Hamilton Rodrigues dos; Nascimento Neto, João Evangelista doApós a morte de Franco, a Espanha passa por um pujante processo de modernização cultural e política. Essa transição na atmosfera cultural da época motivou as pessoas à mudança e à conquista de novos espaços. Tendências iam surgindo e se consolidando. Nesta perspectiva, a corrente contracultural que viria a ser conhecida como Movida Madrileña, imprimiu nova perspectiva artística e atmosférica no campo sociocultural espanhol, rebento de uma sociedade que clamava por liberdade de expressão artística e sexual, campos que haviam sido oprimidos durante os quase 40 anos de ditadura franquista. O cinema de Pedro Almodóvar é fruto desse período pós-franquista e, nesse sentido, seus filmes evidenciam a liberdade de expressão, apresentando um ideal democratizador, moderno, as vozes marginais e dialogando com a cultura de outros países, principalmente com inspirações norte-americanas. É nesse contexto que, assim, a partir do filme Laberinto de pasiones, lançado em 1982, discutirei aspectos da importância desse movimento, o impacto da Movida em grande parte da sociedade daquela época, com base no método da análise fílmica em conjunto com a análise da documentação existente sobre o assunto.
- ItemSilenciados, esquecidos ou apagados? aspectos da história e da memória de um lugar onde o seu próprio povo não é valorizado (IPIRÁ-BA).(2023-12-05) Souza, Tarcísio Marques; Santos, Jacimara Vieira dos; Gonçalves , Aline Najara; Santos, Hamilton Rodrigues dosPartindo da perspectiva de que a memória é um dos campos formadores de identidades individuais e coletivas, é que a presente pesquisa buscará analisar o processo de construção memorialística que constitui a história da cidade de Ipirá. Desta forma, refletir-se-á por aspectos comumente propagados, mas, principalmente, por aquilo que não é dito pela “história oficial”. Buscando assim, trazer a superfície da história, o que foi esquecido no tempo.